Dificuldades com o cadastro, problemas na página e falta de checkout transparente podem afetar vendas no período mais esperado pelos e-commerces
De acordo com levantamento da consultoria de e-commerce e marketing digital Enext, a taxa média de abandono de carrinho de compra no Brasil é de 61%. Em 2020, a porcentagem de desistência chegou a 71%.
No mundo online, com milhares de lojas virtuais e promoções aparecendo a todo momento na tela do computador ou celular, é mais comum do que se imagina a desistência de uma compra.
Alguns problemas técnicos, como dificuldade no cadastro, são fatores que interferem diretamente na decisão de quem está prestes a concluir um negócio.
E, infelizmente, acabam “espantando” uma potencial venda.
Considerar esses aspectos é fundamental para proporcionar uma experiência satisfatória e, assim, evitar que a confiança do cliente seja abalada.
Em primeiro lugar, é preciso evitar as “surpresas” desagradáveis.
É preciso ter atenção com o equilíbrio entre valor dos produtos e do frete praticado.
Uma desproporção pode, então, assustar o cliente na hora de finalizar a compra, podendo levá-lo a desistir do negócio.
Por isso, é necessário oferecer um preço justo em relação ao frete, disponibilizando opções de entregas ou apostando em presentes e buscando agregar valor ao pedido.
Layout
Outro erro que precisa ser evitado é a complexidade no momento de fazer um cadastro na loja virtual.
O layout precisa ser intuitivo, pois oferece experiência durante a compra e localiza o produto desejado sem atritos ou confusões.
Somado a isso, é importante uma boa estética, que seja intuitiva e com os dados da empresa e canais de atendimento sempre visíveis para transmitir segurança.
Formas de pagamento
Também é preciso oferecer opções de pagamento aos clientes.
É preciso disponibilizar o máximo de opções, como PIX, boleto e cartões de crédito de diversas bandeiras para que o cliente se sinta confortável para escolher como prefere finalizar a compra, ampliando as chances de conversão.
O lojista ou farmacista pode e deve utilizar a tecnologia a seu favor para contornar a situação.
Os dados são as bases para as campanhas, porém, é preciso usá-los de forma coerente e inteligente, e respeitando a LGPD.
Uma das opções é a aplicação de técnicas de machine learning. Com a ferramenta é possível prever padrões e tendências, assim é possível definir quais processos podem ser modificados ou eliminados durante a compra.
“É importante entender em qual parte da compra o abandono de carrinho acontece. Por isso, a utilização de dados como fonte de informações possibilita ao empreendedor entender se o consumidor abandonou o carrinho no pagamento ou em algum outro momento. Assim, utilizar informações da base permite focar esforços em solucionar um problema específico”, explica a diretora comercial e de Marketing da Yapay, Natália Tukoff.
Checkout
O checkout transparente é outra opção para facilitar a venda,.
Pois os consumidores não precisam migrar para o site do processador de pagamentos para concluir a compra.
Isto evita os pontos de fuga durante a finalização da compra, além de aumentar a confiabilidade do comprador.
Para oferecer os recursos que evitem o abandono do carrinho, é importante analisar as soluções especiais disponíveis no mercado que se adequem à necessidade de cada negócio.
Uma destas soluções está nos intermediadores de pagamento.
Tais como a Yapay, plataforma de pagamentos da Locaweb, que já atua no mercado há mais de uma década e pode ajudar nesse quesito.