Índice de Inteligência Empresarial dobra em 2018

Pesquisa revela crescimento de investimentos em IoT

A Zebra Technologies Corporation anunciou os resultados da segunda edição do estudo anual “Índice de Inteligência Empresarial”. Esta é uma pesquisa global que mede o ponto onde as companhias estão no caminho de se tornarem “empresas inteligentes” – aquelas que conectam o mundo físico ao digital para impulsionar a inovação por meio de decisões em tempo real, ambientes baseados em dados e fluxos de trabalho colaborativo móveis.

Pelo Índice de Inteligência Empresarial, o número de empresas que se enquadram na categoria “inteligente”, com mais de 75 pontos no índice geral, dobrou em 2018 em relação ao ano anterior. O estudo mede até que ponto as companhias atendem os critérios que atualmente definem uma empresa inteligente. Em geral, o índice apresenta um aumento anual no investimento e na implementação da Internet das Coisas (IoT), destacando uma nova era. Hoje, as empresas esperam menor resistência à adoção da tecnologia e um aumento em reconhecer os benefícios das soluções de IoT como um componente central para impulsionar o crescimento futuro de suas organizações. “Com base em nosso segundo Índice de Inteligência Empresarial, fica claro que as empresas já reconhecem o valor de aproveitar estratégias que se alavancam no IoT e continuarão motivando seu investimento e adoção no futuro”, constata o diretor de vendas da Zebra Technologies Brasil, Vanderlei Ferreira.

Metodologia

A pesquisa foi realizada on-line de 6 de agosto a 14 de setembro de 2018, em uma ampla variedade de segmentos, incluindo saúde, manufatura, varejo, transporte e logística. No total, 918 tomadores de decisão de IT foram entrevistados em nove países, incluindo os Estados Unidos, Grã-Bretanha, França, Alemanha, México, Brasil, China, Índia e Japão.

PRINCIPAIS CONCLUSÕES DO ESTUDO

O investimento em IoT aumenta e a resistência à adoção diminui: o Índice de Inteligência Empresarial revela que, para as empresas pesquisadas, o investimento médio anual em IoT aumentou 4% em todo o mundo e 86% delas esperam que esse número cresça em um ou dois anos, prevendo um aumento de aproximadamente 11% a 20%.  Na América Latina, 91% das companhias participantes do estudo têm expectativa de crescimento do investimento em IoT no mesmo nível e 76% esperam uma diminuição na resistência.

As empresas estão capturando sua vantagem competitiva com endereçamento em tempo real: 52% das organizações em todo o mundo e 50% na América Latina dizem compartilhar as informações obtidas de suas soluções de IoT com seus funcionários em tempo real ou quase em tempo real. Isso representa um aumento próximo de 37% em relação à pesquisa de 2017, o que demonstra a crescente necessidade de fluxos de trabalho colaborativos móveis. Além disso, quase três quartos (72%) das empresas latino-americanas pesquisadas, estabeleceram um plano para organizar e analisar dados.

Segurança é a prioridade mais importante para as empresas: as companhias estão adotando uma abordagem muito mais proativa e abrangente quando se trata de adotar padrões de segurança nas soluções de IoT. O estudo revelou um aumento de 18% no número de empresas que constantemente monitoram a segurança de sua IoT para garantir privacidade e integridade em seus negócios. Para a América Latina, esse número aumentou em 16%.

As empresas estão demonstrando maior confiança nos ecossistemas de soluções: 40% das empresas no mundo relataram usar um parceiro estratégico para gerenciar o ecossistema de IoT, crescendo 7% em relação ao ano passado. Na América Latina, esse número também aumentou para 31% das empresas que possuem um provedor que as apoia na gestão.

Fonte: Guia da Farmácia

Imagem: Shutterstock

Deixe um comentário