Indústria farmacêutica é percebida pelos brasileiros como parceira da população na promoção da saúde

De acordo com a pesquisa da Takeda e da IQVIA o setor farmacêutico é avaliado positivamente e a percepção é de que a contribuição dos laboratórios vai além da doença ou do tratamento

O estudo “A imagem do setor farmacêutico no Brasil”, encomendado pela biofarmacêutica Takeda à consultoria IQVIA, aponta percepção positiva por parte da população brasileira em relação à indústria farmacêutica.

Dos 2.018 entrevistados, 86% afirmam que os laboratórios colaboram para a saúde e o bem-estar da população;

82% avaliam o nível de reputação do setor entre bom e muito bom.

Já 79% consideram que a imagem da indústria é positiva ou extremamente positiva.

A pesquisa trouxe a opinião dos entrevistados sobre como melhorar a saúde no País, sendo que 89% dos respondentes concordam com a afirmação de que “os laboratórios devem trabalhar em conjunto com o governo para ajudar a promover a saúde e o bem-estar da população”.

Outro dado, portanto, é que 79% dos respondentes acreditam que os laboratórios poderiam realizar mais ações de divulgação corporativa para se tornarem mais conhecidos pela população, ponto reforçado quando apenas 57% afirmam se sentir próximos das empresas.

Conscientização

“Sem dúvida, esses resultados refletem o maior conhecimento que a população passou a ter sobre a atuação da indústria farmacêutica no contexto da pandemia de Covid-19, em que a importância da ciência ficou ainda mais evidente, principalmente a conscientização sobre o quanto a prevenção é fundamental para a preservação da saúde”, analisa o presidente da Takeda no Brasil, Renata Campos.

Nesse contexto, a Takeda também reforça seus princípios, consolidados há 240 anos, por meio de sua atuação baseada em valores e ações em torno do Paciente, Confiança, Reputação e Negócio, nessa ordem.

“Nossos princípios e valores ganham vida por meio de decisões e ações que colocam nossos pacientes no centro de tudo o que fazemos, constroem confiança com a sociedade, reforçam nossa reputação e desenvolvem um negócio sustentável”, comenta a diretora executiva de Ética & Compliance da Takeda no Brasil, Aruane Andrade.

Profissionais da saúde

Os bons resultados da pesquisa também se refletem entre o público especializado (255 entrevistados).

Na opinião de 85% dos médicos e 90% dos profissionais da saúde, a reputação dos laboratórios está entre positiva e extremamente positiva; e 82% dos médicos e 88% dos profissionais de saúde afirmam que as farmacêuticas contribuem para a qualidade do atendimento e o bem-estar da população.

“Esses índices, além de muito satisfatórios, reforçam a ética, a transparência e a credibilidade do setor farmacêutico entre os profissionais de saúde”, avalia Aruane Andrade, diretora executiva de Ética & Compliance na Takeda Brasil.

Estudo “A imagem do setor farmacêutico no Brasil”

Para a população:

  • 86% afirmam que os laboratórios colaboram para a saúde e o bem-estar da população.
  • 82% avaliam o nível de reputação do setor entre bom e muito bom.
  • 79% têm a percepção de que a imagem da indústria é positiva ou extremamente positiva.
  • 89% concordam com a afirmação de que “os laboratórios devem trabalhar em conjunto com o governo para ajudar a promover a saúde e o bem-estar da população”.
  • 79% dos entrevistados acreditam que os laboratórios deveriam realizar mais ações de divulgação corporativa para se tornarem mais conhecidos pela população.

Para os profissionais da saúde:

  • 85% dos médicos e 90% dos profissionais da saúde afirmar que a reputação dos laboratórios está entre positiva e extremamente positiva.
  • 82% dos médicos e 88% dos profissionais de saúde acreditam que as farmacêuticas contribuem para a qualidade do atendimento de saúde e o bem-estar da população.

*Pharmaceutical Industry Image, Takeda e IQVIA. Entrevistas realizadas entre 06 e 28 de abril de 2021 com 255 profissionais de saúde e 2.018 pessoas do público em geral, entre 18 a 66 anos ou mais, incluindo todas as regiões do Brasil.

Fonte: Takeda Pharmaceutical Company Limited

Foto: Shutterstock

Indique para um amigo ... Share on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on LinkedIn
Linkedin
Email this to someone
email
Print this page
Print

Deixe um comentário