A infecção urinária – caracterizada pela invasão e multiplicação de bactérias nos rins e nas vias urinárias (rins, bexiga, ureter e uretra) – é a doença bacteriana mais frequente na vida da mulher, por conta da anatomia do corpo feminino. Na maioria das vezes, ela acontece pela presença de bactérias na urina vindas das fezes, sendo a Escherichia coli, a bactéria mais comum. Cerca de 80% a 90% dos casos da doença na forma aguda não complicada das vias urinárias são causadas por ela.
Quando os episódios da infecção urinária ocorrem com frequência, três ou mais vezes dentro do período de um ano, a doença pode ser considerada de repetição, sendo necessário um tratamento continuo. Estudos têm demonstrado a eficácia do princípio ativo nitrofurantoína tanto para infecções pontuais, como para as recorrentes; mas é necessário ser avaliado por um médico para confirmar a infecção urinária e receber o tratamento mais adequado.
Para facilitar a adesão ao tratamento a longo prazo, que por vezes exige a ingestão diária do medicamento, por até um ano, a marca Macrodantina (Mantecorp Farmasa) passa a estar disponível na versão com 144 cápsulas de 100 mg, que já pode ser encontrada nas principais redes de farmácias e drogaria do País. o medicamento é indicado para infecções do trato urinário agudas e crônicas, tais como cistites, pielites, pielocistites e pielonefrites causadas por bactérias sensíveis à nitrofurantoína.
Fonte: Guia da Farmácia
Foto: Shutterstock
Aprovada nova opção de tratamento para o câncer