A Eurofarma, farmacêutica brasileira com 100% de capital nacional, firmou parceria com a Cyclica, empresa de tecnologia de Toronto, com o objetivo de ter acesso a recursos de Inteligência Artificial (IA) para condução de pesquisas sobre a polifarmacologia de moléculas pequenas.
A colaboração entre as empresas, que é multifásica, alavanca a plataforma de análise proteômica em nuvem da Cyclica, a Ligand Express®, permitindo a investigação de perfis farmacológicos secundários de moléculas pequenas, com a orientação de Inteligência Artificial, possibilitando a criação de modelos preditivos de última geração para propriedades farmacocinéticas. A parceria também alavanca a próxima geração da Cyclica, também baseada em Inteligência Artificial, da nova tecnologia para concepção de fármacos com vários alvos.
A gerente de desenvolvimento pré-clínico da Eurofarma, Gabriela Barreiro, afirma que a parceria é essencial para descobrir novos fármacos. “Como cientistas, sempre buscamos novas maneiras de gerar e aprimorar dados de alta qualidade para apoiar um processo de descoberta mais eficiente. O foco da Eurofarma na inovação radical alinha-se com a visão da Cyclica, e o conjunto de tecnologias aumentadas de Inteligência Artificial será fundamental para isso”, destaca.
O presidente e CEO da Cyclica, Naheed Kurji, comenta que está entusiasmado em desenvolver este relacionamento com a Eurofarma por meio dessa colaboração impactante. “A Eurofarma está verdadeiramente aberta a inovações e em liderar o movimento para adotar novas abordagens computacionais para a descoberta de medicamentos”, disse.
“A aplicação da biofísica e da Inteligência Artificial é fundamental para a nossa estratégia de desenho de medicamentos cada vez melhores. Tivemos a oportunidade de trabalhar com a Cyclica no último ano e acreditamos que essa colaboração permitirá atingir metas de descoberta de medicamentos”, complementa a vice-presidente de Inovação da Eurofarma, Martha Penna.
Fonte: Guia da Farmácia
Imagem: Shutterstock