Inteligência artificial na indústria de medicamentos

Eurofarma fecha parceria com empresa de Toronto para ter acesso a esses recursos

A Eurofarma, farmacêutica brasileira com 100% de capital nacional, firmou parceria com a Cyclica, empresa de tecnologia de Toronto, com o objetivo de ter acesso a recursos de Inteligência Artificial (IA) para condução de pesquisas sobre a polifarmacologia de moléculas pequenas.

A colaboração entre as empresas, que é multifásica, alavanca a plataforma de análise proteômica em nuvem da Cyclica, a Ligand Express®, permitindo a investigação de perfis farmacológicos secundários de moléculas pequenas, com a orientação de Inteligência Artificial, possibilitando a criação de modelos preditivos de última geração para propriedades farmacocinéticas. A parceria também alavanca a próxima geração da Cyclica, também baseada em Inteligência Artificial, da nova tecnologia para concepção de fármacos com vários alvos.

A gerente de desenvolvimento pré-clínico da Eurofarma, Gabriela Barreiro, afirma que a parceria é essencial para descobrir novos fármacos. “Como cientistas, sempre buscamos novas maneiras de gerar e aprimorar dados de alta qualidade para apoiar um processo de descoberta mais eficiente. O foco da Eurofarma na inovação radical alinha-se com a visão da Cyclica, e o conjunto de tecnologias aumentadas de Inteligência Artificial será fundamental para isso”, destaca.

O presidente e CEO da Cyclica, Naheed Kurji, comenta que está entusiasmado em desenvolver este relacionamento com a Eurofarma por meio dessa colaboração impactante. “A Eurofarma está verdadeiramente aberta a inovações e em liderar o movimento para adotar novas abordagens computacionais para a descoberta de medicamentos”, disse.

“A aplicação da biofísica e da Inteligência Artificial é fundamental para a nossa estratégia de desenho de medicamentos cada vez melhores. Tivemos a oportunidade de trabalhar com a Cyclica no último ano e acreditamos que essa colaboração permitirá atingir metas de descoberta de medicamentos”, complementa a vice-presidente de Inovação da Eurofarma, Martha Penna.

Fonte: Guia da Farmácia

Imagem: Shutterstock

Indique para um amigo ... Share on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on LinkedIn
Linkedin
Email this to someone
email
Print this page
Print

Deixe um comentário