PDV

Inteligência de dados e tecnologia para aumento das vendas em farmácias e drogarias

O varejo farmacêutico precisa estar atento em capitalizar as tendências de compras e os hábitos de consumo do seu público, para ofertar o produto certo, na hora certa e pelo melhor canal

Um dos principais desafios que o varejo farmacêutico enfrenta hoje é proporcionar uma experiência personalizada e empática de serviço aos clientes. Colocar o cliente no centro da estratégia de negócios é fundamental e as modernas soluções baseadas em CRM (Customer Relationship Management, ou seja, uma metodologia para a Gestão do Relacionamento com o Cliente) integradas ao ponto de venda podem colaborar muito nessa direção. 

O CRM, quando construído com base na ciência do consumo, ou seja, o estudo baseado na análise das relações e do comportamento de compra para tratar as necessidades de cada indivíduo mesmo dentro de uma grande massa de dados, ganha mais eficiência. 

O que antes era apenas uma solução de tecnologia ou uma plataforma de dados como tantas outras, agora se torna uma ferramenta completa de mudança de comportamento, gerando resultados reais de aumento de faturamento. 

Quando falamos de personalização do atendimento, especificamente, não basta integrar apenas um serviço. Isso é pouco diante dos clientes modernos, que, com tudo ao alcance na palma da mão pelo celular, agora são mais exigentes. Os consumidores conectados pesquisam mais antes de tomar uma decisão de compra, estão empoderados, são pouco fiéis, mais inclinados e habituados às compras digitais e, principalmente, centrados na experiência. 

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Então, ingressar na era digital para analisar dados e o gerenciamento de decisões não é mais uma questão de escolha. Agora regras definitivamente são outras: coletar e analisar dados, identificar oportunidades, manter uma comunicação ativa com clientes e alcançar resultados com precisão, são a chave para gerar as melhores experiências aos consumidores. 

É indiscutível que a tecnologia avançou muito e trouxe mais assertividade para os negócios. Se de um lado as entregas aos clientes precisam ser muito mais sofisticadas, por outro, as farmácias precisam assegurar o aumento do faturamento e a manutenção das margens de lucro. 

O varejo farmacêutico cresceu consistentemente ao longo dos últimos anos, em virtude do acentuado crescimento na demanda por medicamentos, suplementos alimentares, dermocosméticos e serviços de saúde e, o Brasil ainda é um país com muito potencial para ser explorado neste segmento. Mas como se manter competitivo diante da concorrência acirrada e gerar experiência atraente aos clientes? 

Já sabemos que com melhor engajamento do cliente leva-se a melhores vendas. Mas o varejo farmacêutico precisa estar atento em capitalizar as tendências de compras e os hábitos de consumo do seu público, para ofertar o produto certo, na hora certa e pelo melhor canal. 

Com as soluções de inteligência de dados que permitem maior planejamento das atividades por meio de análise big data para encontrar padrões no comportamento de compra do cliente, é possível planejar, monitorar e avaliar o sucesso das atividades promocionais da farmácia, para obter insights sobre como seus clientes reagem a incentivos de marketing, de promoções sazonais e também em relação a concorrência. 

Com o uso das soluções baseadas em CRM é possível empoderar o time de atendimento ao cliente da loja – a chamada venda consultiva – com cupom de descontos e ofertas personalizadas direto no balcão. E com a utilização da uma plataforma precisa de CRM, a rede ou as drogarias de todos os portes, conseguem acionar o cliente mesmo quando ele estiver fora da loja, por meio de conteúdos segmentados por perfil e potencial de consumo, o que pode gerar maior ticket médio, maior frequência de compra e aquisição de novos clientes. 

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A digitalização deve atender a necessidade do negócio dentro da sua realidade e das suas metas. Hoje já é possível contratar parceiros e plataformas de CRM que atuam justamente na dinâmica das farmácias e oferecem grande variedade de soluções inovadoras e ferramentas digitais que ampliam as estratégias e potencializam as vendas, além de contribuírem para o bom desempenho do negócio como: 

Clube de benefícios próprio para captura de perfil e identificação de hábitos de consumo dos clientes; 

Aplicativo personalizado para manter os clientes ativos por meio de ofertas especiais, promoções e ações em andamento e conteúdos atrativos, mesmo quando estiverem fora da loja; 

Atendimento personalizado no balcão com cupons de descontos e ofertas personalizadas, apoiando o atendente e estimulando maior conversão das vendas no PDV. 

– Disparos de Conteúdos e ofertas hipersegmentadas de acordo com o perfil e tendências de comportamento do shopper (via sms, e-mail ou até no próprio aplicativo); 

– Acompanhamento, em tempo real, da performance e dos resultados das campanhas da loja e das mudanças de comportamento de compra dos clientes. 

Uma das grandes inovações do CRM com o uso de AI com ênfase nas comunicações de marketing automatizadas, por exemplo, é o envio de lembretes via SMS notificando o consumidor que o seu medicamento de uso recorrente está acabando. Neste caso, a inteligência de dados empregada se refere a uma prestação de serviço personalizado ao cliente que pode estimular indiretamente novas vendas. 

Diante desses vários exemplos, posso afirmar que a tecnologia é o meio para que as marcas possam alcançar seus clientes em escala, mas sem perder a personalização que impacta diretamente no aumento das vendas e, a ferramenta de CRM é muito vantajosa para farmácias e drogarias de todos os tamanhos, pois representa um ecossistema completo para aumento de faturamento. 

A plataforma de CRM completa possui algoritmos que identificam e traçam o perfil de cada cliente, mapeando os hábitos e antecipando as tendências de consumo. Assim, cria-se a oferta certa, para o cliente certo, no momento certo por canais como, Programa de Relacionamento, App Mobile Personalizado e Ativações Promocionais, tais como: ofertas e descontos, sorteios, jogos premiados, entre outras. O ideal é que todas as funcionalidades estejam reunidas em uma única plataforma e integrada em todos os pontos de venda. 

Fonte: fundador e CEO da Bnex, Fernando Gibotti, com exclusividade para o Guia da Farmácia.

Foto: Bnex

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