Close Menu
    ASSINE o Guia da Farmácia
    ×

    Área Restrita

    Cadastro gratuito apenas para prescritores de medicamento.
    Acesse conteúdos exclusivos do Portal.

    Cadastre-se

    Esqueceu a senha?
    Facebook X (Twitter) Instagram
    ×

    Área Restrita

    Cadastro gratuito apenas para prescritores de medicamento.
    Acesse conteúdos exclusivos do Portal.

    Cadastre-se

    Esqueceu a senha?
    Facebook X (Twitter) Instagram YouTube
    Guia da FarmáciaGuia da Farmácia
    • Inicio
    • Notícias
      • Mercado
      • Saúde
      • PDV
      • Medicamentos
      • HPC
      • Regulatório
      • Lançamentos
    • Revista
      • Edição Atual
      • Edições Anteriores
      • Colunistas
      • Guia da Farmácia Responde
    • + Conteúdo
      • Vídeos
      • Ebooks
      • Especiais
      • Ferramentas
    • Plataformas
      • Guia Farma Digital
      • Guia de Equivalentes
      • Guia de Genericos
    • Serviços
      • Indústrias
      • Distribuidoras
      • Farmácias
      • Bulas
    • Busca de Medicamentos
    • Anuncie
    • Categorias
      • Matérias e Artigos
      • Conteudo Técnico
      • Lançamentos de Produtos
    ASSINE o Guia da Farmácia
    Guia da FarmáciaGuia da Farmácia
    Início»Notícias»PDV»Inteligência geográfica aplicada para farmácias e drogarias
    PDV

    Inteligência geográfica aplicada para farmácias e drogarias

    Guia da FarmáciaPor Guia da Farmácia25 de agosto de 20221 comentário8 Minutos de leitura
    Facebook Twitter Linkedin Telegram Tumblr E-mail WhatsApp
    Inteligência-Geográfica
    Compartilhar
    Facebook Twitter Linkedin E-mail Telegram WhatsApp

    Inteligência geográfica pode até ser um assunto novo no varejo farmacêutico, mas a sua utilização correta vem mostrando resultados bem positivos para algumas redes em vários segmentos.

    A inteligência geográfica é a principal área que apoia na criação de estratégias de negócios. Seja para o acompanhamento e desenvolvimento de lojas existentes ou para contribuir nas estratégias de expansão de novas lojas. Sua aplicação relaciona negócios, comportamento do consumidor, distribuição de unidades e segmenta o mercado por cidades, bairros e até endereços pessoais. Avalia a relação entre fluxo de pessoas,
    comportamento e dados demográficos, otimiza os resultados em cada região. E também, prevê o local mais assertivo para a abertura de uma nova loja.

    Graças ao seu alto poder de segmentação, com a inteligência geográfica é possível mapear o comportamento do consumidor a partir da aplicação de ferramentas demográficas, que podem apoiar na tomada de decisão para as lojas existentes e orientar com precisão no processo de expansão.

    Inteligência geográfica como vantagem para redes

    Quando a Inteligência Geográfica é utilizada com o apoio de uma metodologia exclusiva e proprietária, que se baseia no levantamento e análise das mais de diversas fontes de dados públicos, além de dados próprios, coletados diariamente em domicílios mapeados e em campo, garante mais precisão aos resultados e objetivos do negócio.

    Uma vez com esses dados em mãos, acompanhados de relatórios descritivos contendo análises e cenários de potencial de consumo e faturamento, resultados concretos e positivos começam a ser percebidos.
    Em outras palavras, investir nessa inteligência é uma jornada com conquistas progressivas para redes farmacêuticas.

    Por falar em conquistas, os investimentos orientados por dados tem seu retorno refletido em vantagem competitiva, quando o assunto é planejamento, marketing e vendas, isto porque:

    ● Define com facilidade seu território de venda
    ● Atrai novos clientes com facilidade
    ● Define estratégias de expansão com precisão

    Inteligência geográfica para segmentação de clientes

    Utilizar dessa estratégia para identificar hábitos de consumo é uma ótima oportunidade para conhecer a fundo clientes, e, além de prever, também é possível influenciar o comportamento dos mesmos. Aqui, a inteligência
    geográfica entra no momento em que cruza informações demográficas com os hábitos de consumo dos clientes. Isso é possível por meio da utilização de uma plataforma completa de CRM (Customer Relationship
    Management).

    Geo clusterização

    As informações encontradas pelas ferramentas de inteligência podem revelar oportunidades além dos hábitos comuns de consumo, como ofertas hiper personalizadas, visão clara para a criação de novas ações de marketing e incremento no potencial de desejo de compra no consumidor. Na prática, imagine a situação a seguir:

    Camila é uma mulher, entre 25 e 30 anos, com renda mensal de aproximadamente 5 salários mínimos, moradora da área de influência primária da sua farmácia, ou seja, muito perto do ponto de venda ou até
    mesmo vizinha da loja.

    Logo depois de frequentar muito a farmácia, Camila reduziu suas visitas. O volume de compras diminuiu, e você, varejista, gostaria de reverter a situação mas não sabe por onde começar.

    Aqui a Inteligência geográfica somada às informações coletadas pelo CRM entra em ação. Cada um dos dados colhidos durante o período de alta frequência de compras, irá guiar o varejista na trilha de entendimento do porquê a Camila não visita o seu estabelecimento com a constância inicial.

    Entender as motivações, fatos e situações que levaram sua cliente a se distanciar, é o início da trilha para propositivamente retomar o relacionamento e reforçar laços. Agora você, varejista, conhecerá as necessidades dela e saberá com precisão como estimular o seu retorno à loja com o auxílio de ferramentas de automação de marketing. Com isso, é possível enviar uma comunicação específica que faça uma ativação
    coerente com o que ela precisa no momento.

    Ativações mais assertivas

    Para que o exemplo acima se torne viável, existe uma série de cuidados por trás do uso da inteligência. É uma metodologia de manejo concreto de dados, eliminando as chances de erro de estratégias criadas à base de
    achismos. Entregar a mensagem certa e criar oportunidades de negócio, só é possível com o uso de dados ricos. É preciso saber com precisão a localização do seu cliente e conhecer o seu comportamento. Assim, sua
    farmácia poderá criar estratégias assertivas, que entregam a oferta certa no momento certo, por meio do canal certo. A qualquer hora e em qualquer lugar.

    Inteligência geográfica para expansão de mercado

    A geografia é extremamente importante para nortear a expansão de redes varejistas com precisão e eficiência. A abertura de uma nova loja, quando feita sem planejamento e sem análise de dados, pode se tornar uma grande dor de cabeça para empresários, principalmente se questões como o entorno, o potencial de compra dos possíveis clientes daquela loja, a geografia do local, entre outros critérios, não são considerados com cuidado e profundidade.

    O objetivo é não errar na hora de escolher o ponto para uma nova loja, pensando especificamente em faturamento. É fundamental saber qual o potencial daquele ponto escolhido antes de tomar a decisão da abertura. É um investimento que pode evitar não só um tremendo prejuízo no futuro, como também o desgaste da imagem da sua rede.

    Decisões a partir da movimentação e interesses dos clientes

    Com uma análise geográfica, econômica e comportamental detalhada é possível entender o perfil do consumidor e verificar dados profundos sobre o mercado, o que permite ampliar o conhecimento do seu público, saber onde está concentrado e, assim, ter mais segurança sobre o real potencial de faturamento na hora de abrir, ou reposicionar a sua farmácia.

    Seguindo esta análise, o modelo de expansão pode priorizar determinadas localizações conforme os objetivos do planejamento estratégico da sua rede de farmácias, calculando o potencial das novas unidades e direcionando seguramente seus investimentos.

    Para se amparar em dados complexamente completos e alcançar resultados concretos, é necessário ter o conhecimento pleno de metodologias de análise de informações tais como: densidade populacional, número de domicílios, renda domiciliar, expansão urbana, movimentação das vias na região, fluxo de pessoas, comportamento da concorrência, saturação do mercado, canibalização de lojas, e potencial de consumo, são pontos que definem o sucesso do seu faturamento.

    Assim, teremos em mãos informações concretas, contendo análises e cenários de potencial. Mais que isso, o uso de dados abre portas para realizar projeções de faturamento de uma loja com alto grau de assertividade. O uso de uma inteligência baseada em coleta de dados se alia ao processamento dos mesmos, guiado por especialistas em disciplinas como Geografia, Estatística, Matemática, Tecnologia, Comportamento de Consumo e Marketing, para, finalmente, alcançar um resultado holístico, que faça de fato a diferença na tomada de decisão do varejo. Ou seja, cruzando uma robusta base de dados com experiência de mercado, os resultados são visíveis.

    Resultados na prática

    A Farmácia Nacional é um bom exemplo de como utilizar inteligência geográfica em sua estratégia de expansão. A rede contou com a experiência da Bnex, parceria esta que dura desde 2018, que desenvolve estudos de potencial de expansão para que a rede invista assertivamente em locais promissores, para auxiliar no aumento de unidades.

    O estudo mais recente foi realizado com exclusividade pela equipe de inteligência de dados da Bnex, quando a próxima loja a ser aberta ainda não tinha um ponto definido.

    A equipe aprofundou o seu estudo na cidade escolhida e a dividiu em quadrantes, nos quais são realizadas simulações de entrada de novos estabelecimentos, e a partir de dados secundários e o cruzamento com
    análises de comportamento de consumo foram analisados informações como densidade populacional, expansão urbana, potencial de consumo, renda populacional, número de domicílios, entre outros. A partir dos
    resultados, foram definidos os melhores locais para abertura de uma nova filial. Hoje, a Farmácia Nacional atingiu a marca de 36 lojas, e isso se deve muito ao esforço e dedicação de uma equipe multidisciplinar.

    Populacional, número de domicílios, renda domiciliar, expansão urbana, movimentação das vias na região e fluxo de pessoas, comportamento da concorrência, saturação do mercado, canibalização de lojas, e potencial de consumo, são pontos que definem o sucesso do seu faturamento.

    O executivo Marcelo Borges, diretor de Marketing da Farmácia Nacional, conta que o crescimento da rede também se dá pela excelência em prestação de serviços farmacêuticos, pelo sistema de delivery, pelo mix de
    produtos e, agora, pelo e-commerce e por um aplicativo personalizado.

    Você pode se interessar por: Inteligência de dados e tecnologia para aumento das vendas em farmácias e drogarias

    Inteligência geográfica para ampliar seus resultados

    Há 15 anos no mercado, e com mais de 300 varejistas e indústrias em sua carteira de clientes, a Bnex conta com uma base de dados de, aproximadamente, 35 milhões de domicílios únicos, representando 50%
    dos domicílios brasileiros, e atingindo a marca de R$ 40 bilhões de transações de compras por ano.

    A Bnex utiliza estratégias geográficas para alavancar os resultados de seus clientes. A empresa aponta com 96% de precisão onde estão as reais oportunidades de aumento de faturamento na sua região, na
    concorrência, no PDV e nas categorias, com diagnóstico completo e de fácil entendimento (com fotos, mapas detalhados, checklists comentados, indicadores organizados, orientação de especialistas em comportamento
    de consumo e varejo). Para amparar o segmento varejo alimentar e farmacêutico, a Bnex conta com um time multidisciplinar que tem o apoio de estatísticos, geógrafos, matemáticos e especialistas em marketing e TI.

    Fonte: artigo de Evandro Alampi, head de Inteligência da Bnex, com exclusividade para o Guia da Farmácia.

    Foto: Divulgação Bnex

    bnex serviços bnex
    Compartilhar. Facebook Twitter Linkedin Tumblr E-mail Telegram WhatsApp
    Guia da Farmácia

    Premiado pela Anatec na categoria de mídia segmentada do ano, o Guia da Farmácia é hoje a publicação mais conhecida e lembrada pelos profissionais do varejo farmacêutico. Seu conteúdo diferenciado traz informações sobre os principais assuntos, produtos, empresas, tendências e eventos que permeiam o setor, além de Suplementos Especiais temáticos e da Lista de Preços mais completa do mercado.

    Posts Relacionados

    Queimadas e poluição do ar impulsionam alta de 6,6% no varejo farma

    27 de setembro de 2024

    Mulheres compraram mais nas farmácias no 1º semestre

    11 de setembro de 2024

    Varejo farmacêutico cresce 7,2% em maio

    1 de julho de 2024

    Varejo farmacêutico cresce 5,3% em abril

    12 de junho de 2024

    Buscas por locais para descarte de medicamentos aumentam 90%

    6 de junho de 2024

    Varejo farmacêutico cresce 4,2% no 1º trimestre de 2024

    28 de maio de 2024

    1 comentário

    1. Roberto DeLucia em 30 de agosto de 2022 00:07

      A inteligência geográfica é metodologia aplicada às redes de Farmácia que visam apenas comercialização de medicamentos, bens de Saúde, excluindo as populações periféricas das cidades brasileiras onde o acesso é restrito por razões econômicas e sociais.

      Responder
    Deixe um comentário Cancelar resposta

    Edição Atual
    Digital, Humana e Personalizada

    Digital, Humana e Personalizada

    Baixar Prévia

    Notícias da Última Edição

    Saude Bucal: Quando a gengiva fala

    9 de junho de 2025
    Leia mais »

    Mal-estar a bordo

    9 de junho de 2025
    Leia mais »

    Panvel: Superando desafios

    9 de junho de 2025
    Leia mais »
    Redes Sociais
    • Facebook
    • Twitter
    • Instagram
    • YouTube
    • LinkedIn
    • Telegram
    • WhatsApp
    Sobre

    Revista dirigida aos profissionais de saúde.

    Rua da Paz, 1601
    Conj 507
    Chácara Santo Antônio, São Paulo - SP
    04713-002
    Tel: (11) 5082-2200
    Clique aqui para enviar uma mensagem

    Estamos nas redes sociais:

    • Facebook
    • Twitter
    • Instagram
    • LinkedIn

    Este site é protegido pelo reCAPTCHA e pelo Google: A Política de Privacidade e Termos de Serviço são aplicados.

    Institucional
    • Sobre o Guia da Farmácia
    • Contento
    • Anuncie
    • Loja Virtual
    • Assine o Guia da Farmácia
    • Outros sites do Grupo
      • Medicamentos Equivalentes
      • Medicamentos Genéricos
    • LGPD – Política de privacidade
    Últimos Posts

    Dengue avança em SP e acende alerta para prevenção o ano todo

    12 de junho de 2025

    Libbs busca startups e empresas de inovação radical

    11 de junho de 2025

    Farma Conde tem 13 unidades funcionando 24 horas

    11 de junho de 2025

    Pague Menos anuncia calendário do Hub de Saúde para junho

    11 de junho de 2025

    Vida Veg lança linha infantil e entra no canal farma

    11 de junho de 2025

    Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc para cancelar.