Temperaturas baixas, clima seco e mudanças na circulação de vírus marcam a chegada do inverno, época em que há um aumento significativo de casos de gripes, resfriados, bronquiolites, rinites e outras doenças que afetam o sistema respiratório.
A estação também exige atenção redo brada para pessoas com diabetes, que ficam propensas a desenvolver doenças típicas do frio, impactando os níveis de açúcar no sangue. Nesse contexto, a farmácia pode ado
tar um conjunto de estratégias para des tacar produtos sazonais, como inaladores, umidificadores e bolsas térmicas, aliados no combate de problemas respiratórios, e produtos para o controle da doença.
Segundo o analista de Marketing da Bioland, Edmar Castro, caprichar na exposição e no atendimento são ações fundafundamentais para alavancar os resultados na época mais fria do ano e aumentar o giro
de produtos, evitando deixar itens parados.
Confira as recomendações:
MIX IDEAL
É fundamental oferecer um sortimento adequado, disponibilizando os itens mais procurados
no inverno para atender às necessidades dos clientes. Bolsa de água quente, umidificadores
e inaladores costumam representar até 30% do faturamento da categoria de
autocuidado no inverno em farmácias de bairro, segundo dados da Associação Brasileira
de Redes de Farmácias e Drogarias (Abrafarma) fornecidos pela Bioland.
EXPOSIÇÃO ESTRATÉGICA
Outra dica é facilitar o acesso a umidificadores, inaladores e dispositivos para controle do
diabetes, que geralmente ficam atrás do balcão de medicamentos. Aproveite o aumento da
demanda e crie ilhas promocionais com esses itens próximos à entrada da loja ou do balcão.
“Farmácias que expõem produtos sazonais corretamente registram aumento médio de
15% a 20% no tíquete médio entre abril e julho”, afirma Castro, da Bioland.
CROSS-MERCHANDISING
O objetivo do cross-merchandising é estimular a compra por impulso e facilitar a jornada
do consumidor. Por isso, vale fazer a exposição conjunta de umidificadores, soluções nasais
e inaladores. No caso de soluções para diabetes, combine monitor de glicose, fitas, lancetas
e TMAX Pad, proteção autoadesiva criada pela Bioland para proteger o sensor de glicose.
ATENDIMENTO EFICAZ
Invista na capacitação da equipe para oferecer produtos corretos aos clientes, bem como
esclarecer dúvidas sobre problemas comuns da estação, como resfriados, dores musculares
e glicemia instável.
Foto: Shutterstock