IQVIA projeta varejo fama pós-Covid-19

Debate aconteceu durante o workshop on-line do Retail Farma Brasil

Ocorreu ontem (28/04) o workshop on-line do Retail Farma Brasil, sobre os impactos nas principais categorias de produtos Consumer HealthCare e os direcionamentos das práticas de serviços farmacêuticos no Brasil.

A webinar contou com a primeira projeção pós-Covid-19 da IQVIA, com a participação do diretor da Consumer Health Business Unit da IQVIA, Rodrigo Kurata.

Acompanhe alguns dos principais insights:

Não é segredo que devido a pandemia da Covid-19, os hábitos de compra da população brasileira mudaram drasticamente. Por exemplo, em comparação ao mesmo período do ano passado, as compras on-line, via e-commerce, cresceram 69,6% em março. De acordo com a IQVIA, o mesmo ocorreu em outros países da América Latina, como é o caso do México, que teve um aumento de 10% nas vendas on-line de grandes redes de farmácia.

Com o novo coronavírus, houve também uma mudança o ritmo de compra de determinadas áreas da farmácia. A categoria de cuidados com o paciente cresceu 8,4% em preço consumidor, enquanto dermocosméticos declinou 7,3%. Já nos Medicamentos Isentos de Prescrição (MIPs), pudemos observar o aumento de 165,8% nas compras entre fevereiro e março deste ano. Contudo, de acordo com o IQVIA, o crescimento é temporário e a estocagem e o consumo não deve continuar no mesmo patamar em abril.

Impactos da Covid-19 no varejo farma

Um dos grandes impactos da pandemia no setor farma é a mudança no cronograma de lançamentos de medicamentos e produtos. Isso porque as empresas adiaram os lançamentos de novas moléculas, extensões de linha e novos packs e formulações, gerando impacto negativo no curto prazo. Contudo, espera-se recuperação no futuro com a aceleração dos lançamentos no período pós-crise.

Outra impacto abordado foi o adiamento do aumento dos preços dos medicamentos. Entretanto, esse impacto é temporário e dura somente enquanto a medida estiver em vigor (sem recuperação pós-evento).

Já em valores, a IQVIA projeta que o varejo farma deve crescer 7,3% em 2020 no “baixo impacto”. Já no “alto impacto” da pandemia, o crescimento deve ser de apenas 1,9%.

 

Fonte: Guia da Farmácia

Foto: Shutterstock

Indique para um amigo ... Share on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on LinkedIn
Linkedin
Email this to someone
email
Print this page
Print

Deixe um comentário