O case de Resfenol venceu a categoria de Produtos MIP (medicamentos isentos de prescrição) da maior condecoração do marketing farmacêutico do país, o Prêmio Lupa de Ouro. A marca da farmacêutica Kley Hertz concorreu na 46ª edição da premiação, que anunciou as melhores iniciativas em 23 categorias na última quinta-feira (27), em cerimônia no Teatro Alfa (SP).
Na categoria de Produtos MIP, a campanha precisa ser direcionada ao consumidor final.
Para chegar ao vencedor, foram avaliados fatores como penetração e participação de mercado do produto em vendas, volume de vendas em reais e também número de concorrentes em seu mercado de atuação.
A segunda fase de avaliação foi, então, a apresentação do case com planejamento, execução e resultados da campanha a um júri formado por três executivos da indústria farmacêutica.
Responsável pela campanha e defesa aos jurados, a diretora de marketing da Kley Hertz, Karla Vilar, comemorou o prêmio.
“Estamos muito felizes pela conquista do primeiro lugar na categoria MIP do Lupa de Ouro, onde disputamos com 34 grandes players do mercado. Essa vitória é fruto do trabalho de mais de dois anos de toda a empresa, com planejamento, estratégia e atenção aos detalhes na execução.” Um dos fatores determinantes para que o case Resfenol fosse o vencedor foi o olhar 360º que trouxemos, partindo da jornada de compra do consumidor e entendimento dos principais incômodos durante a gripe para nortear a comunicação e mudança de embalagens”.
Números
Resfenol aumentou a participação nacional, atingindo 20,2% de share*, que era de 13,7% no ano passado.
Em comparação com a pesquisa Brand Equity realizada em dezembro de 2020, a marca, então, apresentou ainda crescimento de 35% em consideração e 43% no uso da marca, na Pesquisa Brand Performance**, realizada em setembro de 2022.
A marca expandiu ainda o portfólio nos últimos anos e passou por um repacking em 2021 com base na Pesquisa Brand Plan Resfenol IQVIA – 2020.
O levantamento apontou que alívio rápido e indicação médica são os principais fatores para a escolha da marca.
Na nova embalagem, os sintomas foram disponibilizados na ordem que mais incomodam o consumidor, na jornada da gripe: coriza, febre, dor de cabeça, congestão nasal e dores musculares.
Outra novidade que ajudou a aumentar o desempenho da marca foi a chegada de Juliana Paes como embaixadora de Resfenol.
Uma das celebridades mais conhecidas do Brasil (Ipsos – most influential celebrities/maio e junho 2022), ela estrelou a campanha e comemorou os resultados alcançados.
“Que sucesso, hein? Resfenol é vencedor do Lupa de Ouro, o Oscar do mercado farmacêutico! E esse prêmio é nosso! Estou super, super feliz pela conquista e, mais ainda, por fazer parte da construção dessa história, com essa marca incrível. Eu sei que todos contribuíram muito para chegarmos até aqui. Parabéns pra nós!”.
Portfólio
O medicamento faz parte do portfólio da Kley Hertz e tem fórmula referência no mercado farmacêutico, sendo, portanto, o primeiro a passar por pesquisa clínica e aprovação pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
A marca Resfenol age no alívio dos principais sintomas de gripes e resfriados, como coriza, febre, dor de cabeça, congestão nasal e dores musculares.
Este ano, lançou sua nova assinatura “O especialista conta os sintomas da gripe” em campanha estrelada, então, por Juliana Paes, que é embaixadora da Resfenol desde 2020.
*Fonte: IQVIA, PMB Mix, base Jul’22, total Brasil, em R$ CPP, mercado montado considerando o produto Resfenol 20 cápsulas, no período YTD 2022 versus 2021.
**Fonte: Minds4Health
Fonte: Kley Hertz
Foto: Divulgação