No início de julho deste ano, Goiás recebeu cerca de 273.000 vacinas do Programa Nacional de Imunizações do Ministério da Saúde (PNI), para imunização contra à Covid-19. Entre os lotes estavam Pfizer, Janssen e AstraZeneca/Fiocruz, que foram distribuídos por todo o Estado. Dessa quantidade, 173 doses da Janssen foram direcionadas ao Laboratório Teuto, pela Secretaria Municipal de Saúde de Anápolis (Semusa), para a vacinação de seus colaboradores.
As doses foram aplicadas dia 7 de julho, para os colaboradores com faixa etária entre 36 a 40 anos.
Em junho, a empresa recebeu 315 doses, da Semusa, para dar início, então, à campanha de vacinação interna de seus funcionários.
“O Teuto preza pela saúde integral, bem-estar e qualidade de vida dos mais de 3,5 mil colaboradores. Até o momento, conseguimos vacinar mais de 450 colaboradores diretamente. É uma realização”, revela o médico responsável pelo laboratório, Dr. Nirley Arataque.
Dr. Nirley conta que o projeto é fruto de investimentos realizados, então, pela empresa.
“Estamos seguindo as medidas preventivas da Organização Mundial da Saúde (OMS), Ministério da Saúde e autoridades competentes desde o início da pandemia do Coronavírus. Fazemos a distribuição de álcool em gel e máscaras mensalmente, investimos em novas rotas de transporte corporativo, aplicativo interno para checagem diária, orientamos sobre a importância da higienização individual correta, entre outras”, conta o médico.
O Teuto disponibilizou também laudos médicos, mediantes a exames, para os funcionários com comorbidades e Pessoas Com Deficiência (PCD’s).
“A prefeitura de Anápolis liberou uma lista de comorbidades autoimune que dava o direito para a pessoa receber a vacina, além de PCD’s. Para isso, elas precisavam de um laudo médico. Então, facilitamos o processo para os colaboradores que apresentassem os exames exigidos pela prefeitura”, explica o profissional.
H1N1
O Teuto realizou gratuitamente a vacinação interna contra o vírus influenza.
A ação acontece anualmente e faz parte da filosofia da empresa em levar saúde, bem-estar e também qualidade de vida.
“A gripe atinge pessoas de qualquer idade e já é considerada um dos problemas mais graves de saúde pública, segundo a OMS. Apesar de parecer um assunto sem muita importância, traz um impacto bastante significativo no ambiente de trabalho”, explica o médico responsável pelo laboratório, Dr. Nirley Arataque.
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), uma das maneiras mais eficazes de prevenir a doença e preservar o sistema respiratório é, portanto, por meio da vacinação.
Além disso, por conta da pandemia do novo Coronavírus isso se torna ainda mais importante.
O especialista ressalta ainda que estudos demonstram que a vacina contra a H1N1 também reduz o número de internação por pneumonia em torno de 40% e em até 75% a morte pela gripe.
Fonte e foto: Laboratório Teuto