Lançamentos representaram 28,7% do crescimento do mercado farma em 2020

Apesar da pandemia, o mercado teve o seu melhor desempenho em unidades vendidas dos últimos cinco anos

Estudo da Close-Up, que aborda a dinâmica da distribuição de produtos no varejo farmacêutico, mostra que o mercado farma total possui em 2020 um crescimento maior que o apresentado em 2019.

Isso porque o mercado total teve um impacto bastante positivo no seu crescimento em unidades, com +7,4% em 2020 frente ao crescimento de +5,0% em 2019. Já o crescimento em reais desconto em 2020 foi de +11,7% e manteve-se no mesmo patamar de 2019. Aassim, apesar da pandemia, o mercado teve o seu melhor desempenho em unidades vendidas dos últimos 5 anos.

Mercado em 2020

Contudo, o desempenho do mercado oscilou bastante ao longo do ano de 2020. O primeiro semestre foi fortemente impulsionado pelo crescimento ocorrido no mês de março, onde o mercado bateu recorde histórico e teve crescimento de 29,8% em relação ao mesmo período de 2019. O segundo semestre começou bem, mas teve queda de desempenho muito grande entre os meses de agosto e outubro. Os meses de novembro e dezembro demonstraram sinais de recuperação e fecharam com números bastante positivos quando comparados com os resultados de meses anteriores.

Grande parte do crescimento do mercado total concentrou-se no aumento de volume, que representou 39,7% do crescimento total do mercado. O aumento de preços representou 31,6% do crescimento total. Já os lançamentos que representaram 28,7% do crescimento ocorrido em 2020.

Crescimento nas independentes

Cerca de 38,0% do crescimento total do mercado concentrou-se nas farmácias independentes. Isso ocorreu devido a uma forte migração do consumidor dos grandes centros para a periferia, região onde ficam concentradas a maioria das farmácias independentes.

Apesar das dificuldades encontradas no inicio da pandemia, as grandes redes também tiveram um impacto bastante positivo no mercado total. O canal delivery impactou o crescimento do mercado em 6,5%, ou seja, o dobro das pequenas e médias redes, o que mostra uma tendência do consumidor em usar com mais frequência os canais virtuais para compra de produtos e serviços.

Todas as regiões tiveram alguma contribuição no crescimento do mercado. A região sudeste foi a que mais impactou o crescimento do mercado em 2020, com contribuição de 39,1%. A região nordeste aparece em segundo lugar, com contribuição de 27,2% sobre o crescimento total do mercado.

O mercado fechou o ano de 2020 com um total de 86.187 pontos de venda (PDVs). Contudo, a grande movimentação entre abertura e fechamento de farmácias não causou impacto negativo no desempenho do mercado.

Ao contrário disto, os PDVs novos de 2020 compensaram com folga a perda de demanda dos PDVs que fecharam.

Além disso, 96% de todo o incremento de demanda no mercado em 2020 concentrou-se nos PDVs já existentes em 2019.

Farmácias escapam da crise e iniciam novo ciclo de aberturas 

Fonte: Guia da Farmácia

Foto: Shutterstock

Indique para um amigo ... Share on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on LinkedIn
Linkedin
Email this to someone
email
Print this page
Print

Deixe um comentário