Apesar da pandemia, o mercado teve o seu melhor desempenho em unidades vendidas dos últimos cinco anos
Estudo da Close-Up, que aborda a dinâmica da distribuição de produtos no varejo farmacêutico, mostra que o mercado farma total possui em 2020 um crescimento maior que o apresentado em 2019.
Isso porque o mercado total teve um impacto bastante positivo no seu crescimento em unidades, com +7,4% em 2020 frente ao crescimento de +5,0% em 2019. Já o crescimento em reais desconto em 2020 foi de +11,7% e manteve-se no mesmo patamar de 2019. Aassim, apesar da pandemia, o mercado teve o seu melhor desempenho em unidades vendidas dos últimos 5 anos.
Mercado em 2020
Contudo, o desempenho do mercado oscilou bastante ao longo do ano de 2020. O primeiro semestre foi fortemente impulsionado pelo crescimento ocorrido no mês de março, onde o mercado bateu recorde histórico e teve crescimento de 29,8% em relação ao mesmo período de 2019. O segundo semestre começou bem, mas teve queda de desempenho muito grande entre os meses de agosto e outubro. Os meses de novembro e dezembro demonstraram sinais de recuperação e fecharam com números bastante positivos quando comparados com os resultados de meses anteriores.
Grande parte do crescimento do mercado total concentrou-se no aumento de volume, que representou 39,7% do crescimento total do mercado. O aumento de preços representou 31,6% do crescimento total. Já os lançamentos que representaram 28,7% do crescimento ocorrido em 2020.
Crescimento nas independentes
Cerca de 38,0% do crescimento total do mercado concentrou-se nas farmácias independentes. Isso ocorreu devido a uma forte migração do consumidor dos grandes centros para a periferia, região onde ficam concentradas a maioria das farmácias independentes.
Apesar das dificuldades encontradas no inicio da pandemia, as grandes redes também tiveram um impacto bastante positivo no mercado total. O canal delivery impactou o crescimento do mercado em 6,5%, ou seja, o dobro das pequenas e médias redes, o que mostra uma tendência do consumidor em usar com mais frequência os canais virtuais para compra de produtos e serviços.
Todas as regiões tiveram alguma contribuição no crescimento do mercado. A região sudeste foi a que mais impactou o crescimento do mercado em 2020, com contribuição de 39,1%. A região nordeste aparece em segundo lugar, com contribuição de 27,2% sobre o crescimento total do mercado.
O mercado fechou o ano de 2020 com um total de 86.187 pontos de venda (PDVs). Contudo, a grande movimentação entre abertura e fechamento de farmácias não causou impacto negativo no desempenho do mercado.
Ao contrário disto, os PDVs novos de 2020 compensaram com folga a perda de demanda dos PDVs que fecharam.
Além disso, 96% de todo o incremento de demanda no mercado em 2020 concentrou-se nos PDVs já existentes em 2019.
Farmácias escapam da crise e iniciam novo ciclo de aberturas
Fonte: Guia da Farmácia
Foto: Shutterstock