Em 2023, os consumidores da América Latina não apenas investiram mais em compras para o lar, como aumentaram os gastos a um ritmo mais rápido do que a média global e a inflação do mercado local. Números do Brand Footprint LATAM 2024, relatório produzido pela Kantar apontam alta de 14,3% com bens massivos de consumo contra 8% ao redor do mundo.
Cada família gastou, em média, US$ 928 no ano, um aumento de 12,8%. Isso sem contar que o desembolso por viagem de compra aumentou 12,4%, quase o dobro da taxa de crescimento global de 6,7%.
Em relação às marcas, os latino-americanos fizeram 53 bilhões de escolhas em 2023 – um adicional de 10,3 milhões ou uma alta 1,7% em comparação ao ano anterior. “Isso significa que os consumidores fizeram pelo menos uma escolha de marca todos os dias”, afirma Marcela Botana, Market Development Director Latam da Kantar.
Categorias
Ao analisar o desempenho por categoria, é possível ver que Alimentos representaram mais de um terço (35,7%) de todas as escolhas de marcas.
O setor foi seguido por Bebidas (22,1%) e Cuidados Domésticos (15%).
É válido destacar também que empresas regionais e locais dividiram os carrinhos com as globais, mas o primeiro grupo teve maior representatividade, abocanhando 62% do mercado.
Independentemente do porte, a penetração (número de pessoas que compram determinada marca) mostrou-se chave para o crescimento. Prova disso é que 88% das empresas melhoraram seus índices por meio dessa métrica. De forma geral, a região apresenta ambientes mais positivos, com mais marcas crescendo do que diminuindo.
Marcas
Em relação às marcas mais compradas pelos latino-americanos, os nomes que compõem o Top 5 permanecem os menos de 2022.
São eles:
1º: Coca-Cola (+6,7% no CRP)
2º: Colgate (-0,3% no CRP),
3º: Pepsi (+14,7% no CRP)
4º: Bimbo (-5,4% no CRP)
5º: Grupo Lala (+5% no CRP)
O CRP – ou Consumer Reach Points – é uma métrica original da Kantar, que mensura quantos lares estão comprando produtos de determinada companhia e com que frequência isso ocorre. Ou seja, é literalmente a quantidade de vezes que uma marca é escolhida pelo consumidor.
“Essas grandes marcas seguiram capturando compradores e aumentando e sua frequência de compra. Sabemos que é um mercado competitivo que menos marcas perdem, investir na marca é primordial”, comenta a especialista.
Metodologia
Os dados do Brand Footprint LATAM 2024 buscam analisar as decisões de compra feitas pelos clientes latino-americanos.
O material abrange mais de 5,8 mil marcas locais e 42 mil globais. Ainda contempla 14 mercados, que retratam os hábitos de 90% da população regional. São eles: América Central (Costa Rica, El Salvador, Guatemala, Honduras, Nicarágua e Panamá), Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, México e Peru.
Fonte: Kantar
Foto: Shutterstock
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