A Memed divulga um novo levantamento sobre o aumento da digitalização das receitas médicas no Brasil, impulsionado principalmente pela pandemia.
Em 2020, apenas na plataforma Memed, o número de receitas triplicou, saindo de 500 mil, para cerca de 1.7 milhão de receitas mensais.
E a empresa assinou quase seis vezes mais contratos de integração com instituições de saúde (137 contratos) em comparação a 2019.
Atualmente, a plataforma da Memed conta com mais de 120 mil médicos cadastrados e 200 instituições de saúde integradas, como por exemplo:
Prevent Senior, Hospital Alemão Oswaldo Cruz, Unimed Campinas e Hospital HC utilizando a plataforma.
A adesão de farmácias e drogarias foi ainda mais expressiva, saindo de 2 lojas na capital paulista para 30 mil em todo território nacional.
De acordo com o CEO da Memed, Ricardo Moraes, a regulamentação do Ministério da Saúde (MS) que liberou em caráter emergencial o uso da telemedicina, por conta da pandemia do Covid-19, contribuiu para um salto significativo no uso da receita médica digital entre os médicos brasileiros.
As receitas médicas digitais foram essenciais durante esse período, pois possibilitaram aos pacientes a continuidade do atendimento médico respeitando as orientações de isolamento social. Contudo, este crescimento vem sendo observado desde 2019.
Receitas médicas nacionais e no Estado de São Paulo
Brasil
Em 2020, mais de 13 milhões de receitas digitais foram emitidas pela plataforma da Memed.
No entanto, é importante ressaltar que neste período, cerca de 30 mil farmácias/drogarias utilizaram o dispensador digital da Memed em todos os estados brasileiros. Além disso, mais de 60 mil novos médicos se cadastraram na plataforma.
Cidade de São Paulo
Somente na capital paulista, o número de receitas digitais geradas pela Memed em 2019 foi de 794 mil, enquanto em 2020 saltaram para 4 milhões de receitas emitidas.
Em 2019, 3 mil médicos cadastraram-se na plataforma, número bastante inferior aos 14 mil cadastros criados em 2020.
As farmácias e drogarias da cidade de São Paulo, que antes não aceitavam a receita digital, aderiram em massa somando 6 mil estabelecimentos.
Estado de São Paulo
Os números do estado de São Paulo também são expressivos: são 10 milhões de receitas geradas em 2020, contra 1 milhão em 2019.
Com relação ao número de médicos cadastrados na plataforma, em 2019, eram 6 mil, enquanto 2020 somou 50 mil novos cadastros. As farmácias e drogarias passaram de 0 para 10 mil, em todo o estado.
Medicamentos controlados: receitas com assinatura digital
Fonte: Memed
Foto: Shutterstock