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LGPD: sanções começam a valer e podem afetar suas vendas pelo WhatsApp

OmniChat explica quais os desafios, o impacto da lei para o chat-commerce e como as farmácias podem se adequar e evitar punições

A Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) entrou em vigor oficialmente em setembro de 2020 mas, a aplicação de multas começou no dia 1 de agosto.

O prazo foi estendido buscando que as empresas se adequassem às normas previstas, portanto, pela Lei.

Isto é, qualquer empresa que realiza cadastros com dados das pessoas, seja na internet ou não, precisa, então, seguir a LGPD.

A OmniChat, empresa no segmento de chat-commerce no Brasil, explica como a lei impacta comércios que utilizam meios de mensagem para vender.

“A LGPD trabalha com três princípios básicos de adoção de medidas para não ocorrer a violação de dados. Eles são os princípios de finalidade, necessidade e adequação. É uma lei que exige muitas obrigações, porém ela também dá às marcas uma oportunidade para se repensar no fluxo de dados. Para quem se adequar rapidamente à ela, já vai ter um grande diferencial no mercado“, explica Célio Leão, Data Privacy Engineer na OmniChat.

A internet não é terra de ninguém

A LGPD vem para nos mostrar a necessidade de se colocar algumas regras em sites e apps.

A saber, ao longo da última década, tivemos alguns escândalos de vazamento de dados em massa que colocaram em pauta a necessidade de assegurar a proteção das informações que são disponibilizadas online.

Um desses casos que ficou mundialmente conhecido foi o da CapitalOne em 2019.

Na ocasião, os dados de mais de 100 milhões de norte-americanos e 6 milhões de canadenses foram, então, afetados.

Entre as informações afetadas estavam nome, endereço, telefone, e-mail e renda anual dos clientes.

LGPD e o WhatsApp

Nesse contexto, os canais de mensageria são meios sensíveis para os usuários em relação à Lei Geral de Proteção de Dados.

Visto que muitas marcas têm equipes de vendas cada vez maiores.

E, dessa maneira, são exigidos muitos dados para diferentes finalidades, seja para efetuar um cadastro ou fazer uma compra.

Agora, mais do que nunca, as empresas precisam profissionalizar o chat-commerce da marca com uma plataforma que dê todo o suporte para a proteção dos dados dos titulares.

Apesar de uma pesquisa feita pela Fundação Dom Cabral (FDC) revelar que, das 207 empresas entrevistadas, 40% reconheceram não estarem plenamente adequadas à legislação, muitas estão colocando como prioridade estar regulamentado de acordo com a lei em 2021.

“A LGPD veio para lembrar que, antes de ser um usuário na internet, aquela pessoa é o titular daqueles dados e tem o direito, agora assegurado por lei, de ter suas informações preservadas. E agora, as empresas têm o dever de cuidar do fluxo desses dados compartilhados na internet“, diz Célio.

LGPD na saúde: seus impactos e desafios 

Fonte: OmniChat 

Foto: Shutterstock

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