Lançamento da Citadel Grupo Editorial, o livro Transitando entre gerações – A história centenária de uma pharmacia que se transformou na maior rede de farmácias do Brasil é o relato de Antonio Carlos Pipponzi sobre a construção de um dos maiores legados do varejo nacional.
Mais do que contar a trajetória da Droga Raia — hoje unida à Drogasil sob o guarda-chuva da RD Saúde — o livro revela os bastidores da consolidação de uma empresa familiar. Uma história que atravessa quatro gerações e 120 anos, preservando valores essenciais como o cuidado, a confiança e a visão de longo prazo.
Trajetória de sucesso
A trajetória de sucesso da Droga Raia teve início em 1895, com a chegada ao Brasil de João Baptista Raia, um jovem imigrante italiano de apenas 16 anos. Seu nome original, Giovanni, foi abrasileirado por escrivães que não compreendiam sua língua. Encantado pela profissão de farmacêutico, fundou em 1905 sua primeira pharmacia — com “ph”, como se escrevia na época — em Araraquara, no interior de São Paulo. Em 1918, com espírito visionário, registrou a própria marca, algo incomum até então.
Com o passar do tempo, a empresa cresceu e se reinventou, sempre sob a liderança da família. A segunda geração teve como figura central Arturo Pipponzi, marido de Ada, a filha mais velha de João Baptista, que assumiu os negócios ainda jovem após a morte prematura do fundador. Mais tarde, vieram os filhos de Arturo: o autor, Antonio Carlos Pipponzi, além de Rosalia e Franco, representando a terceira geração. Já nos anos 2000, a quarta geração começou a atuar na empresa, inicialmente com Eugênio, filho de Rosalia.
Jornada de leitura
Com uma escrita leve e repleta de detalhes, Antonio Carlos conduz os leitores por uma jornada marcada por relações familiares sólidas, inovações e decisões estratégicas que moldaram o destino da empresa. Ele compartilha os desafios enfrentados ao longo do caminho, como a instabilidade econômica do Brasil nas décadas de 1980 e 1990. A necessidade constante de acompanhar, e muitas vezes antecipar, as transformações tecnológicas e culturais do varejo, também ganha destaque.
Pipponzi revela os bastidores de decisões estratégicas e dilemas humanos que moldaram o destino da companhia. Há passagens que narram com franqueza os desafios superados, como a ausência de governança formal nas primeiras gerações, os dilemas na transição de liderança e os erros que quase colocaram em risco a continuidade do negócio.
Momentos emblemáticos
No comando executivo por 35 anos e outros 13 como presidente do Conselho de Administração da RD Saúde, Pipponzi liderou momentos emblemáticos da história da rede, como a implantação pioneira da automação comercial, o resgate de uma cultura empresarial do avô, a entrada da quarta geração da família, a abertura de capital em 2010 e, finalmente, o movimento ousado de fusão em 2011.
Hoje, a RD Saúde conta com 3.250 lojas espalhadas por todo o Brasil e mais de 64 mil colaboradores. A presença sólida no mercado a posiciona como a maior rede de farmácias da América Latina. Ao narrar essa trajetória com franqueza, generosidade e visão estratégica, Antonio Carlos oferece contribuições a empreendedores, sucessores de empresas familiares, líderes e todos que acreditam no poder do tempo, da cultura e das relações como base de um legado duradouro.
Ficha técnica
Título: Transitando entre gerações – A história centenária de uma pharmacia que se transformou na maior rede de farmácias do Brasil
Editora: Citadel Grupo Editorial
Autoria: Antonio Carlos Pipponzi
Páginas: 240
Preço: R$ 69,90
Fonte: Editora Citadel
Foto: Marcelo Lozanis
Leia também:
Raia e Drogasil oferecem bioimpedância e aferição de pressão gratuitamente