Logística de entregas da Panvel reforça uso de energia limpa

O projeto incluí veículos movidos a eletricidade e a GNV em rotas da empresa para as sua entregas, contribuindo no combate à emissão de CO² no meio ambiente

A Panvel Farmácias constrói um legado de iniciativas sustentáveis em benefício das comunidades onde está inserida, então,como a promoção do uso de energia limpa.

Além de instalar usinas fotovoltaicas para compensar a demanda de todas suas lojas até o final de 2022,  também investe em parcerias para o uso de veículos ecológicos na realização de entregas aos clientes.

Portanto, estas ações integram uma robusta plataforma de boas práticas em ESG (Ambiental, Social e Governança) que a companhia apresentará em breve ao mercado.

Parcerias

Entre as parcerias mais recentes, está o acordo firmado com a empresa Reiter Log, que prevê o uso de cinco caminhões 100% elétricos para rotas urbanas.

O primeiro deles foi apresentado neste mês em São Paulo.

E iniciará a operação a partir de setembro, atendendo, então, de imediato a rotas da rede em Porto Alegre.

Estas unidades são zero emissão de poluentes, possuem autonomia de 200 km e capacidade de quatro toneladas.

Veículos de dimensões equivalentes, porém, movidos a combustão convencional, são capazes de lançar na atmosfera cerca de 9,5 toneladas de dióxido de carbono (CO²) ao longo de quatro meses.

Comprometendo, então, a qualidade do ar que respiramos.

A parceria com a Reiter Log também inclui a aplicação de caminhões movidos a Gás Natural Veicular (GNV), com capacidade média individual de 25 toneladas e autonomia de 450 km.

Através destas unidades, a Panvel planeja criar as chamadas Rotas Verdes, substituindo, portanto, a gradativamente a frota que atua no trecho entre indústria, centros de distribuição e lojas da rede.

O número total de novos veículos ainda está sendo definido.

Combate a poluição

A ideia é criar um sistema logístico eficiente e também de baixo impacto ao meio ambiente.

Pois cada um destes caminhões abastecidos com GNV pode deixar de emitir cerca de 95% de CO² em relação aos veículos convencionais de dimensões semelhantes.

“Através desta parceria, buscamos contribuir no combate à poluição, especialmente nos centros metropolitanos. A exemplo disso, queremos implementar um plano ainda maior para redução de CO² junto aos prestadores de serviços de entregas. Este planejamento terá como base um estudo preliminar, a ser realizado até 2022”, destaca o presidente do Grupo Dimed, Julio Mottin Neto.

Mais projetos

A Panvel já possui outras parcerias semelhantes em execução.

Ajudando também a reduzir a poluição sonora e de CO² no meio ambiente, bem como melhorar a mobilidade urbana.

Na própria Capital gaúcha, por exemplo, conta com bikes e triciclos elétricos para entregas na Zona Central e alguns bairros da cidade.

A  rede também conta hoje com cinco usinas para produção de energia fotovoltaica nos estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

Outras quatro plantas do tipo na Região Sul serão inauguradas pela empresa, uma delas ainda este ano em Eldorado do Sul.

Fonte: Panvel

Foto: Fabiana Koren

Deixe um comentário