Faturamento das farmácias foi de R$ 139,37 bilhões em 2020, crescimento de 15,6%

Setor que apresenta crescimento, busca incluir em suas novas estratégias, tecnologia, cooperação com a academia, esforço industrial e políticas públicas

O lucro  das farmácias brasileiras teve um crescimento de 15,6% em 2020.

Dessa maneira, o setor farmacêutico brasileiro teve um faturamento  foi de R$ 139,37 bilhões no ano passado, comparado com R$ 120,54 bilhões em 2019,  de acordo com dados da IQVIA.

O setor que apresenta crescimento, busca incluir em suas novas estratégias, tecnologia, cooperação com a academia, esforço industrial e políticas públicas.

Dentre as mudanças, além do faturamento, o setor farmacêutico investe bastante em tecnologia, pesquisas e sistemas.

Exemplo

O ano de 2020 foi de expansão para o grupo Extrafarma, por exemplo.

A empresa que ainda não fazia parte do comércio eletrônico, durante 2020, se viu em uma situação que não dava para ignorar: a migração do offline para o online.

A assertividade nas vendas, a agilidade das entregas e o relacionamento com o consumidor, tornaram-se cada vez mais importantes para a companhia, que conta com apoio de tecnologia da Codeby, empresa de tecnologia especializada em soluções digitais.

A solução criada em parceria pela startup levou a empresa para outro momento dentro do mercado digital.

“Utilizar a localização geográfica do consumidor é uma ação bastante usada no e-commerce, pois promove maior aproximação ao cliente, além de conseguir mais destaque no comércio e melhorar a experiência do usuário na hora da compra.”, menciona o CEO da Codeby, Fellipe Guimarães.

O termo para esta prática é geolocalização, e pode identificar a localização de um aparelho eletrônico e encaminhar esse dado para a loja, se o usuário permitir.

Com isso, torna-se fácil ao consumidor encontrar condições exclusivas para sua localidade, e ao lojista que consegue criar campanhas direcionadas e segmentadas.

Foi com base nesta ação que a empresa desenvolveu um novo App para a loja da Extrafarma, que possibilita ao usuário adicionar informações da sua localidade.

E assim, ter acesso, então, às condições de frete, entrega ou retirar em pontos de vendas próximo a sua localização.

Como funciona o Regionalization App?

Em todo o ambiente da loja, é possível ver um pop-up no topo da página, para que o cliente possa optar por inserir sua localidade e regionalizar sua experiência dentro da loja.

O usuário pode utilizar de duas formas, a primeira seria adicionando sua localização para ter acesso às lojas próximas a sua localidade.

Ou, pode simplesmente inserir sua localização e ter acesso aos produtos e valores referente a sua região.

“Para o App funcionar, foi necessário integrar 2 APIs externas para geolocalização por IP e busca de endereço por CEP, com a funcionalidade de session da VTEX, empresa parceria da Codeby. Dessa forma, conseguimos regionalizar a experiência do usuário.”, destaca Guimarães.

Com a utilização do App, a Extrafarma está iniciando sua operação omnichannel e, consequentemente, escalando a atuação da marca no mercado online e offline.

Agora, as informações dos produtos podem ser mostradas de acordo com as regras regionais.

Mostrando, assim, de forma dinâmica ao cliente a opção de inserir sua localização, por exemplo.

Drogarias investem em inovação para ampliar vendas 

Fonte: Codeby

Foto: Shutterstock

Indique para um amigo ... Share on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on LinkedIn
Linkedin
Email this to someone
email
Print this page
Print

Deixe um comentário