Maca peruana: o que é, para o que serve e como tomar

Tubérculo associado a diversos benefícios para a saúde, seu consumo deve ser feito com cautela e com orientação nutricional

A maca peruana, uma planta nativa do Peru, mais especificamente da região dos Andes, é considerada um alimento saudável e extremamente nutritivo.

Tubérculo associado a diversos benefícios para a saúde, seu consumo deve ser feito com cautela e com orientação nutricional.

Com alto valor nutritivo, o nome cientifico da maca é Lepidium meyenii Walp.

A planta pode ser encontrada em forma de pó ou cápsulas e pode ser utilizada na preparação de sucos, bem como sopas e vitaminas, entre outros.

Confira seus benefícios, efeitos colaterais e contraindicações!

O que é a maca peruana?

A maca peruana é planta nativa do Peru, mais especificamente da região dos Andes, que proporciona diversos benefícios para a saúde, mas deve-se ser consumida com cautela e com orientação nutricional.

Com alto valor nutritivo, o nome cientifico da maca é Lepidium meyenii Walp, e estima-se que ela é cultivada pelos incas a mais de dois mil anos.

Assim, a parte da planta que apresenta altos valores nutricionais é a raiz, onde é possível encontrar proteínas e minerais em altas porcentagens.

Dessa forma, após colhida, a raiz passa por um processo de secagem e pode ser consumida em forma de pó ou cápsula.

tomar-chá-maca-peruana

Para o que serve?

O alimento pode ser utilizada na na preparação de pães, bolos, sucos, geleias, sopas, vitaminas, etc.

Isso porque, a raíz é rica em proteínas e minerais e seu uso é associado a diversos benefícios a saúde, como veremos a seguir.

Contudo, seu uso deve ser indicado e acompanhado por um nutricionista.

Qual a diferença entre açúcar e adoçante? 

Contraindicações

O ideal é consultar um nutricionista antes de consumir o alimento. Contudo, seu consumo não é recomendado para pessoas com determinados cânceres, como de mama, de colo de útero e doenças como endometriose.

Além disso, seu uso deve ser evitado por mulheres grávidas e lactantes, bem como para crianças.

Efeitos colaterais da maca peruana

Antes de consumir a maca peruana é indicado consultar seu nutricionista. Contudo, caso você tenha problemas de tireoide, a maca pode interferir no funcionamento normal da glândula.

Algumas pessoas também podem ter alergia a maca peruana, por isso, é indicado experimentar uma pequena dose inicialmente.

Entretanto, normalmente o alimento é bem tolerado.

Como tomar?

A maca peruana costuma ser consumida em cápsulas ou em pó. Entretanto, o ideal é que a quantidade consumida seja orientada por um nutricionista.

Então, o uso da maca peruana pode ser feito em bebidas frias e quentes, além da preparação de alimentos, como pães, bolos e sopas.

 Quais os benefícios da maca peruana?

O uso da maca peruana deve ser indicado por um nutricionista, mas a substância pode trazer diversos benefícios e auxiliar em diversas questões de saúde, como:

Entre outros benefícios que ainda estão em fase de estudos.

encontrar-exemplo-maca-peruana

Onde comprar a maca peruana?

É possível encontrar a raíz para vender em farmácias.

Conclusão

A maca peruana, ou Lepidium meyenii Walp, pode ser encontrada em farmácias e é extremamente nutritiva, devido a altas quantias de proteínas e minerais.

Seu uso pode auxiliar em diversos benefícios a saúde, como melhora dos sintomas da menopausa, maior sensação de saciedade, bem como aumento da libido e da imunidade, entre outros.

Isso porque, ela é rica em fibras, vitaminas, minerais, proteínas e nutrientes.

Contudo, é recomendado utilizar a maca peruana seguindo a orientação e acompanhamento de um nutricionista.

Proteína para a autoestima 

Fontes:

Laboro

Tese

Universidade Federal do Ceará

 

Fonte: Guia da Farmácia

Fotos: Shutterstock

Não se automedique, consulte um profissional de saúde.

Deixe um comentário