Maior parte dos pacientes de diabetes não tem controle correto

Número de diabéticos chegará a 24 milhões em 2045

O número de pessoas entre 20 e 79 anos de idade com diabetes é de 13,4 milhões no Brasil e atingirá 24 milhões em 2045, de acordo com a Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD), sendo que a maior parte deste público está com falta de controle de glicemia. O estudo mostrou que apenas 23,2% das crianças e dos adolescentes com diabetes conseguem o controle da glicemia e que somente 9,1% dos adultos fazem o controle.

As regiões Norte e Nordeste apresentaram os piores controles de hemoglobina glicada, com 9,2% e 8,9%, respectivamente, seguidas das regiões Sudeste (8,4%), Sul (8,3%) e Centro Oeste (8,1%).

A pesquisa mostrou, ainda, que somente 65% dos participantes com um status econômico muito baixo frequentam o nível de atenção terciária, quando comparados com 75% daqueles de classe média e 78% dos que possuem status econômico mais elevado.

O descontrole da glicemia é responsável por internações e várias complicações do diabetes, entre elas a retinopatia, doenças cardiovasculares, nefropatia, neuropatia e amputações.

Fonte: Assessoria de Imprensa ADJ Diabetes (Anima Press)
Foto: Shutterstock

Deixe um comentário