Maioria dos consumidores brasileiros adota e-commerce e prioriza a sustentabilidade

Estudo da IBM aponta que os consumidores estão usando mais o e-commerce durante a pandemia da Covid-19, adotando a sustentabilidade e ajustando as compras e planos de férias

A maioria dos consumidores irão mudar adorar o e-commerce durante suas compras de final de ano devido a pandemia da Covid-19, onde as compras sustentáveis serão prioridade de muitas pessoas, de acordo com as últimas descobertas de um estudo global do IBM Institute for Business Value.

consumidores e commerce covid A temporada de compras de fim de ano será diferente em muitos aspectos devido à pandemia Covid-19, e compras sustentáveis serão prioridade de muitos consumidores, de acordo com as últimas descobertas de um estudo global do IBM Institute for Business Value.

54% dos consumidores globais pesquisados relataram que estão dispostos a mudar seus hábitos de compra nas férias e festas de fim de ano para ajudar a reduzir o impacto ambiental.

Essa perspectiva foi ainda mais notada em alguns países ao redor do mundo, como Índia (74%), México (74%) e aqui no Brasil (66%).

Apesar da redução dos orçamentos e empregos de muitos consumidores causada pelo Covid-19, os compradores estão procurando mais do que apenas um bom negócio.

Cerca de 66% dos consumidores pesquisados no Brasil relataram que irão considerar a sustentabilidade em grande medida ao comprar ou escolher uma marca este ano.

O estudo “Home for the Holidays” foi feito em outubro e inclui insights de mais de 12.500 consumidores do Brasil, Canadá, Alemanha, Índia, México, Espanha, Reino Unido e Estados Unidos. Ele revelou como a perspectiva do consumidor e os planos de compras, viagens e férias estão mudando globalmente em meio a pandemia.

As compras online devem continuar

Cerca de 64% dos consumidores brasileiros pesquisados indicaram que planejam comprar online, enviar para casa ou outros destinos, ou comprar online e retirar na loja, 3 vezes mais em relação ao ano passado.

De acordo com o relatório, enquanto 80% dos consumidores brasileiros pesquisados compraram na loja física no ano passado nessa época do ano, apenas 36% planejam fazê-lo neste ano.

Ao escolher os presentes, os consumidores pesquisados relataram que preferem produtos a experiências.

Muitos entrevistados da pesquisa no Brasil disseram, porém, que vão gastar mais em móveis (+ 35% que no ano passado), entretenimento digital / streaming (+ 31% que no ano passado) e produtos eletrônicos (+ 16% que no ano passado).

Preocupações do consumidor 

As preocupações com a pandemia  continuam altas, de acordo com o estudo.

No Brasil, por exemplo, 86% dos consumidores pesquisados estão preocupados com uma segunda onda de Covid-19 em 2020 e 90% dizem que a pandemia os deixou mais preocupados com a saúde e segurança de suas famílias.

Com essas preocupações em mente, muitos consumidores relatam mudanças em seus planos típicos de viagens e férias nesta temporada.

• Mais da metade dos consumidores brasileiros pesquisados que costuma viajar durante as férias afirma que planeja viajar menos nesta temporada, e 29% dos entrevistados ainda estão indecisos sobre seus planos.

• Os consumidores brasileiros esperam aumentar o uso de carros pessoais em 20% e os carros de aluguel em 50% como seu principal meio de transporte em comparação com o ano passado, e esperam viajar 39% menos de avião do que no ano passado.

O IBV tem conduzido pesquisas desde abril, pesquisando mais de 80.000 consumidores globais, sobre como o Covid-19 impactou suas perspectivas e preferências.

63% dos brasileiros têm medo de se infectar com novo coronavírus 

Onde é mais provável contrair o coronavírus? 

Fonte: IBM

Foto: Shutterstock

Deixe um comentário