Mais vacinas contra o coronavírus para o Brasil

Reunião da Interfarma com o presidente do Senado Rodrigo Pacheco e o Senador Randolfe Rodrigues discutiu a MP 1026/2021, para a viabilização da compra de mais imunizantes para o Brasil o mais rápido possível

A Associação da Indústria Farmacêutica de Pesquisa (Interfarma) esteve na reunião realizada na última segunda-feira (22), com o Presidente do Senado Rodrigo Pacheco e o Senador Randolfe Rodrigues para discutir a Medida Provisória 1026/2021, que dispõe sobre as medidas excepcionais relativas à aquisição de vacinas.

Durante a reunião, foram tratadas apenas adequações legislativas para solucionar potenciais entraves ao fornecimento de vacinas contra a Covid-19.

Ficou claro que adequações são necessárias para que o Brasil tenha um amplo acesso às vacinas disponíveis em todo mundo para sua população.

A saber, em nenhum momento, foram tratadas questões contratuais e aspectos da negociação entre as fabricantes com o Ministério da Saúde (MS) e outras instâncias dos Governos Federal ou Estadual.

De acordo com ambos os parlamentares, o objetivo é que o Congresso Nacional seja, portanto, um facilitador e colaborador para que essas vacinas cheguem para toda a população.

Urgência na negociação de mais vacinas contra o coronavírus para o Brasil

Os senadores e os representantes das indústrias farmacêuticas reforçaram que essa negociação e qualquer alteração legislativa deve considerar o contexto e a urgência da pandemia.

Compreendendo-se, portanto, aspectos comerciais e de diplomacia, mas principalmente de sensibilidade humana. 

A Interfarma reitera que os pleitos endereçados na reunião pelos fabricantes, quanto à mudança legislativa, seguem modelos discutidos e firmados em outros países da América Latina, incluindo Colômbia, Chile, Peru e outros. 

Considerando a prioridade que se impõe no momento e também a necessidade de aumento das possibilidades de fornecedores de vacinas, foram sugeridas algumas alterações no texto da Medida Provisória 1026/2020.

Essa alteração podem ser endereçadas via emenda, similar a emenda 0076 já proposta pelo Senador Randolfe Rodrigues; via relatoria, ocupada na Câmara dos deputados pelo Deputado Pedro Westphalen; ou outros instrumentos que o Congresso achar, assim, pertinente. 

Nove perguntas e respostas sobre as variantes do novo coronavírus 

Fonte: Interfarma

Foto: Shutterstock

Indique para um amigo ... Share on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on LinkedIn
Linkedin
Email this to someone
email
Print this page
Print

Deixe um comentário