As marcas próprias no segmento de farmácias e drogarias devem crescer 16% em 2025, patamar equivalente ao do ano passado. A projeção foi feita pela Associação Brasileira de Marcas Próprias e Terceirização (Abmapro), que aponta um crescimento de 20% no lucro final mensal para os varejistas em geral.
Na análise da Abmapro, um dos destaques desse segmento é o grupo RD Saúde, dono da Raia Drogasil, que possui em seu portfólio cinco linhas próprias: Needs, Bwell, Natz, Nutrigood e Caretech.
Receita expressiva
Em 2022, a receita da RD com essas marcas foi 40% superior à de 2021, atingindo a marca de R$ 1 bilhão. Em 2023, o crescimento foi de 30%, chegando a R$ 1,3 bilhão. Os resultados do ano passado ainda não foram divulgados – o anúncio do fechamento anual do grupo será feito no dia 25 deste mês.
O Grupo DPSP, dono da Drogaria São Paulo, também tem uma trajetória significativa com marcas próprias. Em 2018, lançou a Ever Care. Desde então, surgiram as linhas Ever Baby, Ever Nutri e Ever You. Nesse segmento, a pioneira é a Panvel, originária do Rio Grande do Sul. Em 1989, a empresa lançou sua linha de produtos próprios, que hoje soma mais de 1,1 mil marcas.
Estados Unidos
Nos Estados Unidos, empresas que dominam o varejo também investem em marcas próprias. Um estudo de 2024 da Numerator mapeou o mercado americano e, de acordo com o relatório, produtos de marca própria em dez categorias têm penetração entre 53% (no caso do segmento de eletrônicos) e 99% (alimentos e saúde & beleza) nas compras domésticas dos últimos 12 meses.
Entre os dez setores analisados, o que tem menor participação de marcas próprias em seu mercado de atuação é o de eletrônicos (10,6%). No extremo oposto está o setor de materiais de escritório (37,8%). Assim como no Brasil, produtos de marcas próprias são associados a uma boa relação custo-benefício. Para 42% dos consumidores, a escolha por marcas próprias se deve à economia em relação a outros produtos, enquanto 59% afirmam que essas marcas agregam valor acima da média pelo preço praticado.
Fonte: Mercado&Consumo com informações de DC News.
Foto: Shutterstock
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