10 dicas para a elaboração de um plano de marketing de sucesso

Ter diretrizes claras é fundamental para se destacar em meio à forte concorrência

Profissionalização deve ser a palavra de ordem do varejo farmacêutico. Lojas independentes ou associativistas de pequeno e médio porte precisam construir uma gestão estratégica e com propósitos definidos para não ser “engolidas” pelas grandes redes, carregadas de potencial financeiro e administrativo. O caminho ideal para traçar planejamento, objetivos e ações com precisão e eficiência é a construção de um plano de marketing.

Confira 10 dicas para a elaboração de um plano de marketing de sucesso:

1) Analisar o ambiente externo: estudar a concorrência, o mercado e as regulações vigentes.

2) Analisar o ambiente interno: avaliar o sortimento, a equipe e o layout da loja.

3) Conhecer o público-alvo: saber para quem se vende e o que o cliente demanda.

4) Traçar objetivos reais: dentro da análise feita, o que pode ser melhorado dentro da realidade encontrada?

5) Definir percentual fixo para investir em ações de marketing: isto garantirá a perenidade do plano.

6) Delegar tarefas: transmitir a toda a equipe os objetivos gerais e definir o que cada um deve fazer para alcançá-los.

7) Procurar ajuda: entidades educacionais, universidades, consultores e indústria podem fornecer informações úteis para a elaboração do plano.

8) Não improvisar: a crescente concorrência do varejo farmacêutico exige uma gestão profissional.

9) Fiscalizar execução: é necessário mensurar os resultados das ações para verificar se há necessidade de realizar ajuste.

10) Não se intimidar: mesmo lojas de pequeno porte podem – e devem – ter um plano de marketing.


Resumidamente, o plano de marketing é a ferramenta utilizada para direcionar a estratégia da empresa em prol de um objetivo final, como aumentar o percentual de crescimento, fazer crescer o tíquete médio ou abrir uma nova loja. Por envolver diferentes aspectos de um empreendimento, deve ser planejado mediante a análise de diversos fatores, tanto externos quanto internos.

Fonte: diretora de conteúdo da Academia de Varejo e diretora vogal do Instituto Brasileiro de Executivos de Varejo e Mercado de Consumo (Ibevar), Patricia Cotti

Sazonalidade a favor do varejo

Edição 308 - 2018-07-01 Sazonalidade a favor do varejo

Essa matéria faz parte da Edição 308 da Revista Guia da Farmácia.