Ter diretrizes claras é fundamental para se destacar em meio à forte concorrência
Profissionalização deve ser a palavra de ordem do varejo farmacêutico. Lojas independentes ou associativistas de pequeno e médio porte precisam construir uma gestão estratégica e com propósitos definidos para não ser “engolidas” pelas grandes redes, carregadas de potencial financeiro e administrativo. O caminho ideal para traçar planejamento, objetivos e ações com precisão e eficiência é a construção de um plano de marketing.
Confira 10 dicas para a elaboração de um plano de marketing de sucesso:
1) Analisar o ambiente externo: estudar a concorrência, o mercado e as regulações vigentes.
2) Analisar o ambiente interno: avaliar o sortimento, a equipe e o layout da loja.
3) Conhecer o público-alvo: saber para quem se vende e o que o cliente demanda.
4) Traçar objetivos reais: dentro da análise feita, o que pode ser melhorado dentro da realidade encontrada?
5) Definir percentual fixo para investir em ações de marketing: isto garantirá a perenidade do plano.
6) Delegar tarefas: transmitir a toda a equipe os objetivos gerais e definir o que cada um deve fazer para alcançá-los.
7) Procurar ajuda: entidades educacionais, universidades, consultores e indústria podem fornecer informações úteis para a elaboração do plano.
8) Não improvisar: a crescente concorrência do varejo farmacêutico exige uma gestão profissional.
9) Fiscalizar execução: é necessário mensurar os resultados das ações para verificar se há necessidade de realizar ajuste.
10) Não se intimidar: mesmo lojas de pequeno porte podem – e devem – ter um plano de marketing.
Resumidamente, o plano de marketing é a ferramenta utilizada para direcionar a estratégia da empresa em prol de um objetivo final, como aumentar o percentual de crescimento, fazer crescer o tíquete médio ou abrir uma nova loja. Por envolver diferentes aspectos de um empreendimento, deve ser planejado mediante a análise de diversos fatores, tanto externos quanto internos.
Fonte: diretora de conteúdo da Academia de Varejo e diretora vogal do Instituto Brasileiro de Executivos de Varejo e Mercado de Consumo (Ibevar), Patricia Cotti