No fim de todo ano, traçar o planejamento estratégico para os 12 meses que estão por vir é um exercício fundamental, que deve ser seguido à risca por empresas que almejam crescer com foco e perenidade
1. Entender o surgimento de novos públicos (por exemplo, diferentes modelos de famílias).
2. Explorar formatos de compra não tradicionais, como checkout automático.
3. Valorizar produtos que promovam beleza, saúde e bem-estar.
4. Disponibilizar novos formatos e tamanhos de embalagem.
5. Acompanhar com atenção as mudanças de hábito do consumidor.
6. Fazer investimentos no cenário digital.
7. Promover boas negociações com os fornecedores.
8. Dar mais atenção à qualidade e variedade dos serviços oferecidos.
9. Buscar inovação e apresentar constantes novidades ao consumidor.
10. Acompanhar o cenário político, principalmente as eleições presidenciais.
Para garantir um ano positivo aos negócios, é preciso estabelecer metas claras e traçar planos para atingi-las; os esforços devem permear todos os departamentos da empresa.
Foto: Shutterstock