10 maneiras de evitar gripes e resfriados

Orientação aos clientes da farmácias é fundamental.

1. Lavar as mãos com água e sabão várias vezes ao dia, principalmente após o contato com pessoas infectadas, o manuseio de equipamentos compartilhados e o uso de transporte público.

2. Carregar álcool gel para, quando necessário ou na falta de água e sabão, higienizar as mãos.

3. Ao tossir ou espirrar, cobrir a boca e o nariz com lenço de papel descartável. Se usar as mãos, higienizar logo após o espirro.

4. Evitar ambientes fechados e sem ventilação, pois eles favorecem a circulação e a multiplicação dos diversos tipos de vírus respiratórios. 

5. Não compartilhar objetos pessoais ou trocar abraços e beijos com pessoas que estejam com sintomas de gripe ou resfriado.

6. Sempre que estiver em locais públicos, evitar encostar as mãos na boca, nos olhos ou no nariz após contato com maçanetas, corrimãos ou qualquer apoio de transportes públicos.

7. Beber bastante água, manter a alimentação saudável, praticar atividade física regularmente e dormir bem são hábitos que fortalecem o sistema imunológico e ajudam a afastar o risco de gripes e resfriados.

8. No ambiente escolar, é fundamental incentivar as crianças a lavar as mãos constantemente, assim como higienizar diariamente com água e sabão os brinquedos e objetos compartilhados.

9. Evitar ficar por muito tempo em locais com aglomeração de pessoas, como shopping ou transporte público.

10. A vacina é uma das formas mais eficazes de prevenir a gripe. Ela deve ser aplicada, sobretudo em pacientes que se enquadram nos grupos de risco, como idosos e crianças.

Você sabe a diferença entre gripe e resfriado? Saiba lendo o artigo: Os diferentes vírus.

Fonte: Ministério da Saúde (MS)

Foto: Shutterstock

Pesquisas farmacêuticas

Edição 295 - 2017-06-01 Pesquisas farmacêuticas

Essa matéria faz parte da Edição 295 da Revista Guia da Farmácia.

Deixe um comentário