fbpx

10 tendências de maquiagens

Pele iluminada e com acabamento perfeito, cílios volumosos e delineados ousados estão entre algumas das preferências das brasileiras

A categoria de maquiagens sempre acompanha a indústria da moda. Assim, no verão, os makes tendem a ser mais vibrantes e coloridos; no inverno, os tons passam a ser mais fechados e glamorosos. Entretanto, seja qual for a estação, algumas preferências têm despontado ao longo de 2019, especialmente para a pele, que segue para um acabamento mais natural e iluminado; e para os olhos, mais marcantes, seja pelo delineado, por cílios ultravolumosos e pelo cuidado com as sobrancelhas.

Acompanhe, a seguir, algumas das tendências apontadas pela analista de comunicação da Revlon, Raquel Moraes; e pela consultora de estilo e também membro da equipe de marketing a Maybelline, Carla Coutinho.

1. Peles iluminadas e com muito brilho:

O aspecto de pele saudável tem sido cada vez mais buscado pelas brasileiras. Para alcançar esse resultado, indicam-se iluminadores específicos, que possuem, na fórmula, pigmentos fotocromáticos capazes de minimizar imperfeições e refletir a luz, dando ao make um acabamento profissional.

2. Pele natural:

Os looks estão cada vez mais naturais e não pesar na pele é um grande diferencial neste ano. Para isso, alguns produtos multifuncionais podem auxiliar, como aqueles que exercem a função de base, corretivo e pó compacto, com Fator de Proteção Solar (FPS) 15. As fórmulas oil free costumam dar resultados mais uniformes e naturais.

3. Acabamento perfeito:

A pele superperfeita com contorno e efeito matte continua como a grande tendência para a brasileira e o mercado oferece diversos produtos para mantê-la com este aspecto. Para tanto, vale fazer uso de bases 24 horas e com alta cobertura e corretivos.

Abrindo espaço para as maquiagens no ponto de venda

ONDE DISTRIBUÍ-LAS NA LOJA?

Hoje, a categoria de maquiagem fica exposta em módulos de parede, similar aos dermocosméticos. Uma forma de aumentar ou abrir espaços seria a implantação de displays de chão ou de balcão. Outra forma pode ser por meio de coleções específicas, com período determinado de permanência de mini-displays.

QUAL O PROCESSO DE ESCOLHA DO SHOPPER?

O modelo de exposição pode ser guiado pela árvore de decisão de compras, que é por eixo da categoria (olhos, lábios e face) e, dentro de cada eixo, podem-se levar em consideração as subcategorias.
Como há alto índice de compra por impulso, a recomendação é de que a categoria esteja em um ponto quente da loja. Apesar de marca não aparecer na árvore derivada como primeiro item, o bloco de marcas deve ser respeitado, porque a entrada na categoria acontece por meio delas.

VALE ALOCAR AS MAQUIAGENS PRÓXIMAS A QUAIS OUTRAS CATEGORIAS?

Dermocosméticos, acessórios e cutelaria.

QUAL O MIX QUE NÃO PODE FALTAR NO CANAL FARMA?

Produtos de entrada no segmento de maquiagem, como batom, máscara de cílios e base são essenciais nas farmácias, uma vez que o ponto de venda (PDV) funciona como canal de conveniência.

QUE TIPO DE AÇÕES A LOJA PODE DESENVOLVER PARA POTENCIALIZAR AS VENDAS?

Provadores em bom estado, demonstradoras e treinamento dos funcionários da farmácia. Além disso, por ser uma categoria de compras por impulso, além da boa organização, as farmácias devem utilizar as datas comemorativas, como Dia Internacional da Mulher, Dia do Beijo, Dia das Mães e Dia dos Namorados para alavancar as vendas das maquiagens, como um presente para a ocasião, bem como realizar pequenas ações de experimentação em loja, para conhecimento dos produtos.

Fontes: gerente II do departamento de Key Account na KISS New York, Fabio Marchiori; consultora de trade marketing da Revlon, Ana Laura Colomaco Pinna; e gerente de categoria, Marketing Insights & Trade Services da L’Oréal, Elaine Rocha

4. Blush rosado:

Como a pele natural tem sido a mais pedida, então, aquele blush rosado, que dá vida, é um must-have.

5. Olhos coloridos:

Tendência desde a temporada passada, os olhos ultracoloridos, inspirados na década de 80, também estão de volta. A ideia é brincar com pop colors, como laranja, rosa e azul, em diferentes formatos e até mesmo texturas.

Os tons de rosa seguem a tendência de quem deseja compor um look mais natural. Aliás, o rosa está se tornando o protagonista da maquiagem. Desde os tons mais claros, até os tons mais pinks, a cor não fica só nos lábios, mas também nos olhos.

Ainda sobre as cores, o azul também estará muito forte, principalmente nos olhos. Para tanto, pode-se trabalhar mais do que uma tonalidade da mesma cor na produção. Há paletas com diferentes tons, saindo das mais suaves para as mais abertas.

6. Delineados ousados:

O delineado preto está de volta! Mas não com o formato tradicional de gatinho e, sim, com linhas gráficas e diferenciadas. Para tanto, podem-se usar delineadores líquidos, com a ponta mais firme, garantindo mais facilidade na aplicação. Também são sugestões os delineadores em gel, que são cremosos e também fáceis de usar. Para mulheres que desejam um acabamento mais duradouro, vale investir em artigos à prova d’água.

7. Cílios volumosos:

Para completar o make dos olhos, os cílios com extenso volume são a grande aposta. Para tanto, o mercado disponibiliza uma série de máscaras com essa finalidade, capazes de deixar os fios mais volumosos e alongados.

8. Sobrancelhas naturais:

Do São Paulo Fashion Week (SPFW) ao New York Fashion Week (NYFW), as sobrancelhas naturais, fresh e mais grossas estão de volta. A ideia, então, é usar as diversas soluções para sobrancelhas disponíveis no mercado, apenas para preencher, pentear e fixar.

9. Batons escuros, red lips e alternativos:

Os batons mais escuros tomaram conta das passarelas da moda. Os lábios vermelhos também estão em alta, mas aqueles tons que saem da cartela tradicional também passam a ganhar destaque. O roxo, por exemplo, é perfeito para um look diferenciado. Pode-se, ainda, apostar em batons líquidos metalizados, que além de hidratar os lábios, conferem um impacto fashionista em qualquer look.

10. Efeito glossy:

O ícone dos anos 2000 está voltando com muita força. A ideia é usar o gloss não só nos lábios como nos olhos e no rosto para criar um look com aspecto saudável e iluminado.

Atendimento consultivo

Comunicar os diferenciais de produtos no ponto de venda (PDV) é uma das estratégias mais relevantes para um PDV, segundo afirma a consultora de trade marketing da Revlon, Ana Laura Colomaco Pinna.

“Como um canal de conveniência, a farmácia, em muitos casos, não possui o atendimento de uma vendedora, mas a apresentação de atributos básicos de cada produto e funcionalidades auxiliam muito e estimulam a decisão de compra”, indica.

Confira a seguir algumas dicas para o atendimento assertivo:

Qual o efeito que você gosta nas maquiagens?

Essa pergunta é essencial. De nada adianta oferecer produtos que não fazem parte do gosto da consumidora.

Qual o seu tipo de pele?

Com essa questão, pode-se verificar se o melhor é indicar produtos para peles oleosas (oil free) ou secas (mais cremosos).

Qual são as ocasiões das maquiagens?

A ideia, aqui, é identificar se o make é para o trabalho ou dia a dia e, portanto, mais básico; ou para uma ocasião especial, onde se pode lançar mão de mais brilho e cores vibrantes, seja nos lábios ou nos olhos. Aliás, se a maquiagem for para algum evento, pode-se dar a opção de produtos à prova d’água, capazes de garantir mais durabilidade.

Você tem cores de preferência ou áreas do rosto que gosta de destacar?

Com a resposta, é possível criar combinações possíveis dentro daquilo que a consumidora tem em mente.

Você já é familiarizada com esse produto? Sabe utilizá-lo?

A consumidora pode comprar maquiagens e, por não saber usá-las, não ter o efeito esperado, tornando a experiência de compras ruim. Portanto, sempre é importante explicar como obter o melhor resultado.

Foto: Shutterstock

Hilab está permitido

Edição 321 - 2019-08-08 Hilab está permitido

Essa matéria faz parte da Edição 321 da Revista Guia da Farmácia.

Sobre o colunista

Guia da Farmácia

Premiado pela Anatec na categoria de mídia segmentada do ano, o Guia da Farmácia é hoje a publicação mais conhecida e lembrada pelos profissionais do varejo farmacêutico. Seu conteúdo diferenciado traz informações sobre os principais assuntos, produtos, empresas, tendências e eventos que permeiam o setor, além de Suplementos Especiais temáticos e da Lista de Preços mais completa do mercado.