Entre todos os produtos, a categoria de fraldas é a principal porta de entrada dos consumidores no PDV
Entre 2016 e 2020, a previsão é de que o mercado cresça a uma média anual de 11,8%, obtendo, em 2020, um total de R$ 12,36 bilhões, de acordo com a Mintel.
O gerente de marketing de Pampers, Fernando Bueno, cita quatro dos pilares que devem ser considerados no momento de arrumar a loja:
Organização de acordo com a árvore de decisão
O consumidor deve encontrar os produtos de maneira prática e rápida e, por isso, é recomendado que a gôndola seja organizada de acordo com a árvore de decisão. No caso de fraldas, a decisão começa pela marca, depois por performance e, por último, tamanho da embalagem. Por isso, é recomendado abrir a gôndola com a marca líder, depois com as de menor venda, terminando com marcas do segmento de preço.
Fluxo do consumidor
É de extrema importância que o lojista tenha à disposição todos os tamanhos de fraldas, de recém-nascido até o tamanho XXG. Muitas vendas são perdidas porque o consumidor não encontra o tamanho certo da fralda que procura.
Priorizar tamanho e não marcas
Considerando a importância de ter todos os tamanhos na loja e o tamanho da gôndola, é preciso fazer escolhas em relação às marcas. Para isso, pode ser preciso diminuir o número de marcas para conseguir fazer o estabelecimento correto. A recomendação é manter a marca líder, as que têm aporte de mídia e apostas e somente uma marca focada em preço menor, que não oferece diferencial além de preço.
Lembrar os pais de comprar
A fidelização acontece quando o varejista consegue lembrar o consumidor de que ele pode comprar fraldas em sua loja. Isso pode ser feito por meio de pontos extras, com exposição de fraldas e lenços umedecidos.
Espaço dedicado às crianças deve ser pensado com carinho, saiba mais.
Foto: Shutterstock