6 tipos de medicamento contra a dor

Grande parte da população (76%) afirma ter tido dor de cabeça pelo menos uma vez nos últimos três meses; 65% dizem ter tido dor nas costas; e 63% relatam ter tido dores musculares em outras partes do corpo

Analgésicos

Reduzem a condução do impulso ao longo das fibras nervosas e, assim, a sensação da dor.

Antitérmicos

Diminuem a temperatura corporal ao inibir a ação de enzimas e a síntese eicosanoides.

Anti-inflamatórios

Amenizam e resolvem o quadro clínico da inflamação, caracterizado pela presença dos sinais cardinais: rubor (vermelhidão), tumor (edema), calor, dor e perda da função.

Relaxantes musculares

Restringem os espasmos causados pela dor aguda, aliviando-a ao diminuir o tônus muscular, facilitando os movimentos corporais.

Aerossóis

As partículas são tão pequenas que ficam suspensas no ar e formam um nevoeiro não “molhante” ao ser pressionado o botão de liberação.

Emplastros

Fazem com que o princípio ativo lá contido fique em contato por mais tempo na pele. Assim como os aerossóis, possuem fármacos lipofílicos, com capacidade de atravessarem as camadas da pele e agirem localmente em determinada região do músculo.

ncômodo nas costas, cabeça e em outros músculos é crônico em grande parte da população. Conheça as dores mais sentidas pelos brasileiros.

Fonte: doutora em farmacologia de produtos naturais pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e professora pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), Dra. Camila de Albuquerque Montenegro

Foto: Shutterstock

Passagem obrigatória

Edição 299 - 2017-10-23 Passagem obrigatória

Essa matéria faz parte da Edição 299 da Revista Guia da Farmácia.