fbpx

A economia e suas perspectivas

O sucesso do negócio depende em grande parte da capacidade empresarial de compreender o contexto econômico e, mais ainda, sua perspectiva

Para analisar a economia, usamos os indicadores macroeconômicos, como nível de atividade, taxa de inflação, câmbio e juros. A partir deles, as farmácias e drogarias podem decidir melhor sobre investimentos e desempenho financeiro.

Os indicadores mostram que a atividade econômica está crescendo muito lentamente e, por isso mesmo, o desemprego ainda é elevado, mas a recessão, por hora, saiu de cena.

O dólar norte-americano aumentou aproximadamente 25% nos últimos 24 meses, o que traz benefícios e custos para a economia. Ele encarece os bens de consumo importados, favorecendo a indústria nacional, o setor exportador e o emprego no Brasil, mas encarece matérias-primas importadas, como as utilizadas pela indústria farmacêutica.

A inflação segue controlada. A expectativa do Banco Central (BC) é de 4% ao ano no fim de 2019, abaixo da meta fixada em 4,25%. E mesmo assim, a primeira reunião de maio último do Comitê de Política Monetária (Copom), manteve a taxa de juros Selic em 6,5% ao ano.

A estagnação do emprego mostra que o consumo não deve aumentar significativamente no próximo trimestre. A estabilidade da taxa de inflação abaixo da meta sinaliza que o BC receberá pressões para reduzir a taxa Selic, segundo o Valor Data, a projeção das instituições financeiras é de Selic a 5,5% até o fim do ano – portanto, se possível, convém adiar empréstimos bancários.

A variação da formação bruta de capital fixo – que tomamos, por aproximação, como taxa de investimento – mede o movimento no segmento de bens de capital e, por isso mesmo, permite ao leitor enxergar a realidade com alguma antecedência: a variação no primeiro trimestre de 2019 é discreta, mas positiva.

Acompanhar emprego, renda e investimento ajuda a prever o futuro da economia no curto prazo. Pense nesses indicadores para decidir sobre seus negócios.

Por Maria Cristina Amorim – Diretora Executiva da Associação Brasileira de Distribuição e Logística de Produtos Farmacêuticos (Abradilan)

Conhecimento é Tudo!

Edição 319 - 2019-06-06 Conhecimento é Tudo!

Essa matéria faz parte da Edição 319 da Revista Guia da Farmácia.