A escovação perfeita

Não basta somente escovar os dentes três vezes ao dia, é preciso que a pessoa seja orientada a fazer a higienização de maneira correta

A rotina começa com a escolha assertiva da escova de dente que deve ser, preferencialmente, de cerdas macias.

A escovação pode ser feita com movimentos vibratórios circulares com uma inclinação de 45º em relação à superfície dos dentes. Esses pequenos movimentos devem ser executados por pelo menos dez vezes em cada face do dente (parte de fora e de dentro).

“A gengiva ‘obedece’ às pressões que incidem sobre ela, por isso, a escovação com força ou com cerdas muito firmes poderá, em algum momento, causar alguma problemática na área, além de correr o risco de desgastar o esmalte dental. É importante saber que a pressão adequada sobre os dentes deve ser a mesma de quando a higienização é feita segurando a escova com apenas três dedos. É necessário que o movimento seja suave não só por conta da gengiva, mas, também, porque as cerdas limpam de forma eficaz quando vão ao encontro do dente na posição correta”, explica a dentista especializada em sensibilidade nos dentes da GSK, Dra. Thais Azevedo.

A pessoa deve, ainda, escovar diariamente a sua língua para remover a saburra lingual, podendo usar um higienizador lingual plástico e finalizar com enxaguante bucal, que ajuda na sensação de frescor e hálito agradável.

Deve-se usar o fio dental enrolando aproximadamente 40 centímetros do fio ao redor de cada dedo médio, deixando cerca de dez centímetros entre os dedos. Para facilitar o uso do fio, a cirurgiã-dentista dá algumas dicas que podem ser repassadas aos clientes da farmácia:

  • Segurando o fio dental entre o polegar e indicador das duas mãos, deslizar levemente para cima e para baixo entre os dentes;
  • Nunca forçar o fio contra a gengiva, pois ele pode cortar ou machucar o tecido gengival;
  • Utilizar uma parte nova do pedaço de fio dental para cada dente que será limpo;
  • Para remover o fio, usar movimentos de trás para frente, retirando-o do meio dos dentes.

“Ou seja, os cuidados necessários para uma boa higiene bucal, além de consultas periódicas ao dentista, envolvem usar corretamente o fio dental, escovar os dentes com a escova correta e limpar a língua. Pessoas que usam próteses fixas ou móveis devem tomar os mesmos cuidados”, frisa o diretor da Powerdent.

A pessoa deve, ainda, escovar diariamente a sua língua para remover a saburra lingual, podendo usar um higienizador lingual plástico e finalizar com enxaguante bucal, que ajuda na sensação de frescor e hálito agradável.

O cuidado com a beleza dos dentes é responsável pela atenção à higienização e saúde bucal do brasileiro. Escovação correta previne não só contra doenças na boca, mas em todo o organismo

Estrelas do mês

Edição 302 - 2018-01-01 Estrelas do mês

Essa matéria faz parte da Edição 302 da Revista Guia da Farmácia.