Existe grande queixa por parte da equipe da farmácia em não receber do líder informações a respeito do desempenho do colaborador. Muitos trabalham sem saber onde, por que e como podem melhorar e entregar mais para a empresa.
Na farmácia, a equipe solicita orientação, direcionamento e tudo isto pode ser resumido em uma palavra: feedback.
Culturalmente, temos dificuldade para entregar esse presente aos funcionários que é o feedback, por confundi-lo com uma bronca, no entanto, ele é muito mais que isto, feedback é:
• Mostrar o que o colaborador deve fazer;
• Como deve fazer;
• Por que deve fazer;
• Quais os ganhos em fazer;
• Quais as perdas por não fazer.
O que fazer na hora de gerar e dar um feedback positivo?
Faça abertamente, isto é, na frente de quem quer que seja. Fatos positivos são sempre bem-vindos, e lembre-se de captar a atenção do seu liderado para que não passe despercebido. Para captar a atenção do seu liderado, chame-o pelo nome e quando ele direcionar o olhar para você, fale!
O que fazer na hora de gerar e anunciar um feedback “negativo”?
• Baseie-se em fatos e dados (fatos são neutros);
• O feedback é em cima de um comportamento e não da pessoa;
• Nunca dar o feedback na frente de outras pessoas;
• Chame a pessoa em particular e fale o que precisa ser mudado ou melhorado;
• Fale para ela qual é ou quais são as perdas se continuar com atitude ou comportamento tidos como errados.
Feedback sanduíche
Chame a pessoa, comece falando sobre algo de bom que ela tenha, faça-a se sentir bem em ouvir isto; em seguida, fale do comportamento “negativo” e, brevemente, explique as perdas que podem ocorrer com isto; e, imediatamente, fale alguma qualidade ou ponto positivo que a pessoa tenha ou faça.
Dicas rápidas
• Mantenha sempre o time informado.
• Procure dar o direcionamento com indicadores de performance, isto é, deixe sempre bem claro o que está buscando com o time.
• Avalie constantemente os resultados que estão sendo colhidos para não deixar um problema, que às vezes pode ser pequeno, se tornar grande.