fbpx

A importância do propósito

Consumidores e colaboradores tendem a escolher empresas com significados mais reais que têm propósitos para chamar de seus também

A ciência mostra que os efeitos do propósito são cumulativos via múltiplos caminhos. No caso pessoal, ele auxilia em três aspectos: biológico, psicológico e social.

No biológico: pessoas com maior propósito têm melhor sistema imune, melhor funcionamento cerebral, maior resistência contra a doença de Alzheimer, menores níveis de inflamação sistêmica e melhor perfil do colesterol.

No psicológico: o propósito se relaciona com mais otimismo, afetos positivos, satisfação de vida e maior resistência contra estresse, ansiedade e depressão.

No social: significa maior participação social e menor sensação de solidão.

No campo empresarial, as mudanças na sociedade por meio do excesso de informações, tecnologia integrada nas rotinas caracterizam o momento de transição de hábitos e comportamento que vivemos. Tudo isso impacta nas atitudes com o próximo e de que forma desejam consumir e se relacionar com as marcas e os produtos daqui para frente.

O consumidor quer mais significado na relação com as empresas. Por que a empresa existe? Que diferença ela traz ao mundo? Por que comprar desta ou de outra empresa. Ele quer mais motivos para comprar de uma empresa, além de ter produtos, tecnologia e bom atendimento. É necessário ter uma conexão emocional. A resposta a essas perguntas é somente uma: propósito.

O propósito é diferente da estratégia que muda para adaptar-se ao mercado. Quando desenhamos uma estratégia, pensamos no “quem”, “o quê”, “onde”, “como” e o “por quê”. Pense no seu negócio e reflita. Todos esses pontos se transformam, à exceção do “por quê”. O “por quê” é o propósito. Não faz sentido falar sobre estratégia quando ainda não foi identificado o seu propósito.

O propósito é a razão de ser que vai além do lucro, mas que traz muitos resultados positivos agregados à marca.

Os consumidores tendem a escolher empresas com significados mais reais que têm propósitos para chamar de seus também. Assim como os funcionários querem trabalhar em locais construídos por algo mais elevado e valorizam empresas que trazem o propósito como a força por trás de tudo e que reflita seus valores. O propósito entusiasma por ter um significado forte para chamar de seu.

Nesse turbilhão de notícias e acontecimentos que estamos passando no Brasil, temas como propósito e valores me fazem questionar e refletir qual o meu papel nisto tudo e qual será o meu legado. Meu propósito profissional é ajudar pessoas e empresas a se perpetuarem por meio do pensamento, da visão, de estratégias e de ações inovadoras. Quero transformar ideias em ações. Gosto de ganhar a vida pensando, trabalhando com paixão e autorrealização. Qual o propósito de sua empresa? E qual o seu?

Foto: Shutterstock

Conhecimento é Tudo!

Edição 319 - 2019-06-06 Conhecimento é Tudo!

Essa matéria faz parte da Edição 319 da Revista Guia da Farmácia.

Sobre o colunista

Silvia Osso

Palestrante e consultora de empresas. Especialista em varejo e autora dos livros destinados ao varejo e serviços denominados "Atender bem dá lucro"; "Administração de recursos humanos em farmácia", "Programa prático de Marketing e Farmácias"; "Liderança para Todos" . Para adquirir os livros, acesse: www.lojacontento.com.br. E-mail: siosso@uol.com.br.