Capacitar os colaboradores de farmácias e drogarias é um diferencial competitivo
No mercado atual, todos os empresários querem melhorar o atendimento, as vendas e conquistar a maior fatia do mercado, mesmo que achem difícil atingir. Há certa razão para isso: pode ser que o número absoluto dos concorrentes tenha crescido e as decisões de compras dos clientes tenham mudado influenciadas pela inflação ou pela falta de dinheiro. Pode ser ainda que o mercado esteja se tornando mais maduro ou sua tecnologia esteja “envelhecendo”.
Como sua farmácia ou drogaria não é única no mercado, é preciso uma vantagem ou diferencial que faça com que o estabelecimento se mantenha melhor do que o de seus concorrentes.
O ato de treinar ou capacitar colaboradores dentro da empresa é e sempre será um diferencial competitivo. Pessoas são e serão, em qualquer época, o maior patrimônio da empresa. De nada adianta investir em inovação se os profissionais não estão preparados para atender e prestar serviços de qualidade.
Quando o treinamento é deficiente, consequências negativas se refletem nos resultados, como:
• As expectativas da gerência em relação aos resultados não são comunicadas a todos os níveis de funcionários, fazendo com que esta falta de comunicação resulte em gerência e colaboradores trabalhando em objetivos diferentes.
• Os colaboradores sentem falta de confiança em suas habilidades de oferecer os serviços ou produtos da empresa e, com isto, voltam ao método da “tentativa e erro” que demonstra despreparo. Quando isso acontece, há alta chance de não se alcançarem metas de vendas nem o rendimento esperado.
• Os colaboradores mal preparados para executar seu trabalho falham no atendimento e quando isto ocorre, a satisfação do cliente cai abaixo de níveis aceitáveis e uma perda do lucro e de clientes é o resultado mais provável.
Quando o treinamento é adequado, geralmente está baseado no foco da empresa que basicamente é ter lucratividade. Quando a empresa entende que colaboradores são seu maior patrimônio, o treinamento mantém uma equipe valorizada e motivada.
Há muitos motivos para treinar a equipe, os principais são:
• Preparar os colaboradores a maximizar a eficiência de cada trabalho realizado ou de cada encontro com cliente.
• Ensinar aos vendedores processos sistemáticos de vendas que facilitem aplicação de técnicas específicas, baseadas em sinais de compras dos clientes; melhor habilidade em cumprir estratégias de vendas; a entender motivações secretas de compra dos clientes; a manusear eficazmente objeções; e a melhorar a efetividade das vendas.
• Ajudar vendedores experientes a obter mais sucesso em novas oportunidades.
• Qualificar e priorizar oportunidades mais rapidamente.
• Melhorar as relações com os clientes.
• Reduzir o índice de rotatividade de seus colaboradores.
• Reduzir os custos da empresa, trabalhando mais eficazmente.
• Melhorar a autoestima da equipe.
• Aumentar a motivação individual de todo o grupo.
• Estimular os funcionários a usar os recursos dos treinamentos como forma de melhorar a autocapacitação.