A importância dos processos para farmácias

Eles podem auxiliar uma farmácia a ser cada vez mais eficiente, produtiva, com custos cada vez mais controlados, com clientes felizes e recebendo o melhor atendimento e percepção de valor

Sua equipe, independente do horário, do chefe estar presente ou não, executa as funções de forma padronizada, normatizada. Em todas as áreas, seja em compras, questões regulatórias, legislações, tarefas, tudo está bem definido e cada um sabe exatamente o que fazer, quando fazer. Tudo o que não está escrito, padronizado, é porque é novo, uma exceção e, para isso, será tratado pelos líderes.

Estamos falando de uma farmácia que cresce e que toda a sua loja possui o mesmo padrão de excelência, podendo abrir quantas unidades a oportunidade, a visão e a coragem exigirem, pois processos possuem.

  • Seu gerente sabe como contratar a equipe; sabe como se portar; o que fazer e o que não fazer; sabe fazer uma reunião; sabe quando e como fará; além das práticas motivacionais.
  • Em relação a vendas, todos os indicadores, metas, regras estão fundamentados nos processos.
  • O “caixa” da farmácia sabe, bem como todos os funcionários entendem perfeitamente seu trabalho e executam os processos estabelecidos.
  • O layout da farmácia está definido, com planogramas, Gerenciamento por Categorias (GC), setorização definidos.
  • Sua equipe sabe repor mercadoria, em qual seção está cada produto… pois há planogramas e Gerenciamento por Categorias definidos, escritos e determinados anteriormente.
  • Poderíamos citar que o mesmo se aplica para atividades de compras de mercadorias, controle do estoque, seleção de novos funcionários, controle de receitas e despesas, ações de divulgação para uma nova promoção, limpeza e arrumação da loja, entre outras.

Desde o cliente entrar na farmácia até ele sair, cada passo e interação com o cliente estão formalizados nos processos. Esses processos, validados, testados, geram lucro, redução de custo, menos horas de treinamento.

Os processos devem conter quem executa cada atividade, ferramentas usadas, instruções para a execução e, claro, o resultado esperado.

Vantagens dos processos

  1. Reduzir horas de treinamento de equipe e demais custos na operação.
  2. Otimização dos recursos disponíveis.
  3. Focar o gestor em inovação, crescimento e não em responder sempre a mesma questão.
  4. Manter os processos em padrões de excelência.
  5. Orientar a equipe e cada membro sobre seu papel, seu trabalho e uso de ferramentas necessárias.
  6. Entregar segurança e qualidade na execução, principalmente, nas questões regulatórias vigentes.

Concluindo, vemos que os processos são a base de uma farmácia bem gerida. Seus benefícios são notados e a eficiência percebida em sua execução.

Farmacêutico na mira

Edição 296 - 2017-07-01 Farmacêutico na mira

Essa matéria faz parte da Edição 296 da Revista Guia da Farmácia.

Sobre o colunista

Farmacêutico e consultor da Desenvolva Consultoria e Treinamento

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