A sua farmácia está preparada para o Natal?

Surpreenda seus clientes, fazendo com que sua loja entre no clima e contagie a todos com a magia que a época propicia

Que o Natal é a melhor data para as vendas do comércio isto todos já sabem apesar das drogarias terem negligenciado esse dado nos últimos anos. Apesar da crise, os consumidores sempre compram alguma “lembrancinha” para alguém querido.

É possível, sim, aumentar o tráfego da loja e até multiplicá-lo durante o período. Para atrair a clientela e incrementar o faturamento, vale tudo: decorar as vitrines, investir em produtos inovadores, investir em decoração, contratar ajudantes, fazer pacotes incríveis, efetuar iluminação externa atraente, etc. A originalidade é o que faz seu diferencial, vale até ter um coral cantando na porta… 

A decoração: o ideal é que você invista na contratação de um bom decorador, fazendo com que a sua drogaria ganhe destaque entre as demais. Caso não possa, a regra é ter bom senso na hora da decoração. Apostar no básico ainda é chique e está na moda. Utilize recursos disponíveis para caracterizar o Natal. Faça uma exposição atraente e organizada, de forma a permitir que a mercadoria se venda por conta própria. Quanto mais você conseguir transmitir a magia da época na decoração, maior será o número de pessoas que irão parar para admirar o trabalho, tornando-se possíveis clientes.

Lembre-se também de compor e expor conjuntos de produtos afins e sugerir vendas combinadas. Não se esqueça de divulgar e convidar os clientes da loja para aproveitar as ofertas desta data. Destaque-as com bastante ênfase.

O estoque e as embalagens: o sucesso das vendas depende da mercadoria em estoque. A equipe precisa conhecer bem os produtos, suas associações a outros, preços e condições oferecidas. Verifique se há embalagens especiais para essa data. Tudo deve estar preparado para evitar problemas na hora de embalar o produto.

A equipe: faça treinamentos sobre atendimento, produtos, suas combinações e argumentação de vendas. Cuide da escala de trabalho, planejando-a de forma a atender ao aumento do fluxo. Se houver possibilidade, contrate ajudantes; eles podem fazer um pré-atendimento antes de encaminhar o cliente para um vendedor e também podem cuidar de pacotes decorativos.

Fixe metas e objetivos específicos: metas diárias de vendas, de produto, itens por venda, etc. O acompanhamento delas vai maximizar resultados.

O show do atendimento: a demora no atendimento pode acabar espantando os clientes, evite que isso aconteça. Cumprimente os que chegam e verifique se estão sendo atendidos. Explore cada oportunidade de vendas, descobrindo as necessidades, oferecendo adicionais.

Contagie seus funcionários. Diariamente, inicie o trabalho com alegria e agradecimento ao realizado no dia anterior e estimule os desafios do dia atual.

Contagie também seus clientes. Surpreenda-os, agradecendo a sua presença e desejando-lhes boas-festas. 

Com certeza, os clientes retribuirão seus cuidados especiais com boas compras, trazendo bons lucros! 

Alta do dólar

Edição 276 - 2015-11-01 Alta do dólar

Essa matéria faz parte da Edição 276 da Revista Guia da Farmácia.

Sobre o colunista

Palestrante e consultora de empresas. Especialista em varejo e autora dos livros destinados ao varejo e serviços denominados "Atender bem dá lucro"; "Administração de recursos humanos em farmácia", "Programa prático de Marketing e Farmácias"; "Liderança para Todos" . Para adquirir os livros, acesse: www.lojacontento.com.br. E-mail: [email protected].

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