Constituída em 1998, a Associação Brasileira de Distribuição e Logística de Produtos Farmacêuticos (Abradilan) é formada por empresas distribuidoras de medicamentos, produtos para a saúde, artigos de Higiene Pessoal e Cosméticos (HPC) no mercado. Com 138 associados, tem como missão contribuir para o desenvolvimento e fortalecimento do mercado e de seus associados, promovendo a melhoria contínua e eficaz de seus serviços.
Nos oito primeiros meses de 2019, os associados totalizaram R$ 3,9 bilhões em vendas de medicamentos e não medicamentos, 7% mais do que os R$ 3,7 bilhões registrados no mesmo período de 2018. Foram comercializadas pela Abradilan, entre janeiro e agosto últimos, 680 milhões de unidades. Os dados são da IQVIA, a pedido da Abradilan.
No acumulado dos últimos 12 meses (julho de 2018 a agosto de 2019), as vendas da Abradilan chegaram a 1 bilhão de unidades no País. Já em valores, as vendas atingiram R$ 5,8 bilhões, um aumento de 7% em relação a 2018, quando chegou a R$ 5,4 bilhões.
Esses resultados mostram a ampliação do setor e a importância dos distribuidores, presentes em 95% dos municípios brasileiros. Os associados da Abradilan vêm crescendo acima do restante mercado farmacêutico, o que fortalece a importância da distribuição regional e dos genéricos e similares. Só no mês de agosto último, foram comercializadas 86,6 milhões de unidades, que totalizaram vendas de R$ 516 milhões, acréscimo de 1% sobre o mesmo mês de 2018, que registrou R$ 509 milhões.
Na distribuição de segmentos dos produtos na Abradilan de julho 2018 a agosto de 2019, o destaque fica por conta dos medicamentos genéricos e similares, que chegam a representar 44,5% das vendas do mercado de distribuição. Em unidades, o percentual é um pouco maior, de 45,2%. Com a crise econômica e com o orçamento menor, muitas famílias optam por medicamentos com valores mais acessíveis e, por isso, os genéricos tiveram destaque nas vendas.
Para o Conselho Diretivo de 2019-2021, Vinicius Andrade, assume a presidência com expectativas positivas para o mercado. Em entrevista exclusiva ao Guia da Farmácia, ele revela os planos de sua gestão.
Guia da Farmácia • Qual a importância de assumir a presidência da Abradilan?
Vinicius Andrade • A Abradilan é uma associação de muita relevância, com uma participação de quase 20% das unidades vendidas do mercado farmacêutico, portanto, assumir a presidência da instituição é uma honra e uma grande responsabilidade.
Guia • Quais são suas maiores expectativas com a presidência, para o crescimento da distribuição do canal farma no Brasil?
Andrade • O mercado de distribuição farmacêutica vem crescendo no Brasil e essa tendência deverá se manter para os próximos anos. Nossa expectativa é de fortalecer o associado, mantendo o crescimento acima do mercado e desta forma, permanecer ganhando participação.
Guia • Quais são os principais desafios que precisam ser enfrentados e quais as principais conquistas já observadas?
Andrade • O mercado farmacêutico vem mudando em uma enorme velocidade e precisamos estar preparados para enfrentar os desafios de hoje e, principalmente, os dos próximos anos.
Nos últimos anos, os associados da Abradilan se consolidaram no mercado e mostraram a força e os diferenciais da distribuição regional. Essa foi a nossa maior conquista.
Guia • Qual o desempenho da Abradilan no último ano e quais as expectativas para 2020?
Andrade • O crescimento da Abradilan tem sido acima do mercado e estamos sempre buscando preparar e fortalecer os associados, para que esta realidade se consolide e permaneça pelos próximos anos.
Guia • Você acredita que a força continuará vindo de medicamentos?
Andrade • A distribuição de genéricos e similares é a grande força da Abradilan, porém, muitos associados vêm investindo fortemente na diversificação de portfólio, como não medicamentos e produtos de prescrição. A tendência é de que essa evolução de mix se torne cada dia mais relevante.
Guia • De que forma a Abradilan se relaciona com os profissionais do varejo farmacêutico e identifica suas principais carências?
Andrade • Atuamos de uma forma muito presente no varejo farmacêuticos e, por isso, vivenciamos as dores destes profissionais no dia a dia. Como somos o elo da indústria com o varejo, temos também a responsabilidade de ajudá-los a enfrentar os desafios do mercado. Temos projetos neste sentido que estão em desenvolvimento e deverão ser um pilar importante da Abradilan, em breve.
Guia • De que forma o varejo farmacêutico pode se consolidar, cada vez mais, como um verdadeiro estabelecimento de saúde?
Andrade • A farmácia tem um papel importante no cenário da saúde brasileira. Tratando-se de cidades menores, isso se torna ainda mais relevante, pois muitas vezes elas atuam como centros de saúde para a população. Reforçar este papel e dar cada dia mais autonomia ao farmacêutico será um caminho de fortalecimento do varejo farmacêutico e contribuirá para a melhoria do sistema de saúde brasileiro.