Abradilan Conexão Farma 2018: A maior reunião do setor

Abradilan Conexão Farma 2018 promoveu encontro de distribuidores e varejistas com algumas das mais expressivas empresas farmacêuticas do País. A Contento Comunicação marcou presença com mais de 20 horas de conteúdo para os visitantes

A 14ª Abradilan Conexão Farma recebeu mais de oito mil profissionais de todo o Brasil entre os dias 20 e 22 de março último no São Paulo Expo, na capital paulista. O evento contou com a participação de cem expositores dos segmentos farmacêutico, cosmético e bem-estar.

De acordo com o presidente da Associação Brasileira de Distribuição e Logística de Produtos Farmacêuticos (Abradilan), Juliano Vinhal, 2018 é mais um ano de recordes, superando expectativa de números de visitantes e quantidade de conteúdo técnico.

“Cada ano se consolida como um evento do segmento completo. O nosso objetivo sempre foi unir as cadeias do setor, varejo, distribuição e indústria, contemplar sempre capacitação, relacionamento em todos os envolvidos na carreira”, diz.

Além disso, a Abradilan pensa em criar uma área especial para as indústrias de Higiene & Beleza (H&B) na feira. “Esse resultado mostra cada vez mais como proporcionamos o maior encontro do Brasil entre distribuidores de medicamentos e não medicamentos com as grandes indústrias. Este ano, sentimos uma boa procura de marcas de cosméticos que acreditam no crescimento do canal farma em relação a itens de H&B”, revela a diretora executiva da Abradilan, Maria Cristina Amorim.

Três dias de conteúdo

A sala de miniaulas Varejo em Foco contou com mais de 20 horas de conteúdo técnico sobre o setor farmacêutico, de acordo com uma grade de programação organizada pela Contento Comunicação.

O primeiro palestrante do espaço foi o gerente-geral da Close-Up Brasil, Guilherme Alfano, que falou sobre a conveniência e compra por impulso no checkout das lojas.

“Dentro desse novo conceito de farmácia que a gente vê nos últimos cinco anos, o checkout se torna como um ponto muito importante para fazer com que o consumidor enxergue, na farmácia, uma nova possibilidade de compra de produtos que ele não estava acostumado a comprar no canal”, explica.

Em seguida, o consultor Prof. Ricardo Silveira dissertou para o público sobre o crescimento das Farmácias Clínicas, consideradas uma revolução no varejo farmacêutico brasileiro.

O segundo dia começou com a consultora especializada em varejo farmacêutico, Silvia OSSO, falando sobre a humanização no atendimento. De acordo com ela, cada vez mais, a parte tecnológica vai dominar o mercado, mas no farmacêutico ainda é importante que o cliente seja bem atendido e acolhido, sentindo que é especial.

Ainda focada no cliente, a palestra Experiência de Compra, desenvolvida pela diretora da Mind Shopper, Alessandra Lima, falou sobre como entender o shopper e suas decisões, tanto as racionais quanto as emocionais.

“Temos pontos que são importantes nessa jornada. O primeiro é que a missão de compra vai orientar todo o planejamento dele. O segundo é que, independente dessa missão, ele sempre estará pautado em três pilares dentro da loja: ele tem de se localizar, escolher o produto e finalizar por meio do pagamento”, comenta.

#EUNOGUIA

Quem visitou o estande da Contento Comunicação na feira pôde tirar uma foto como se estivesse na capa da revista Guia da Farmácia. Ao postar a foto em suas redes sociais com a hashtag #EuNoGuia, o participante concorria ao sorteio de um tablet.

A ação contou com o patrocínio da Fini, empresa parceira da Contento Comunicação em diversas frentes, como na primeira edição da revista Bomboniere Farma, que chegou para disseminar conteúdo exclusivo sobre a categoria de bomboniere, que tem tido crescimento vertiginoso também no varejo farmacêutico. Essa é uma excelente oportunidade de estreitar relacionamento entre indústria e varejo, e fazer com que o canal independente seja sensibilizado e abra espaço para a venda de candies, por exemplo.

Já o diretor da consultoria Inteligência 360º, Olegário Araújo, trouxe os principais insights da NRF 2018 para dentro da Abradilan. Segundo o executivo, entre as inovações, estão as mudanças de processos, que devem ser mais rápidos e automatizados, além de entender melhor todos os dados a que se tem acesso, para melhorar a experiência do cliente.

O futuro das carreiras também foi tema de discussão, abordado pelo diretor do Instituto Pedro Dias, Pedro Dias, que falou sobre como os farmacêuticos e profissionais da saúde devem se preparar para os próximos anos com as novas tecnologias e entender as novas necessidades do mercado.

O gerente de marketing de consumo da IQVIA, Rodrigo Kurata, realizou um bate-papo sobre o acesso do público da terceira idade no varejo farmacêutico. “Onde grande parte dessa população começa a gastar por si só, ela tem outros desejos e aspirações e tem grande foco em saúde”, diz.

Encerrando o ciclo de palestras de 2018, o médico e fundador da Health Innova Hub, de Fernando Cembranelli, falou sobre o papel das startups para transformar a saúde junto das grandes corporações, um grande desafio atual. De acordo com ele, as empresas já estão apostando em uma mudança digital nesse universo.

Além das palestras do Varejo em Foco, a Contento Comunicação preparou, também, uma Farmácia Clínica modelo para todos os visitantes da feira. Nela, foi apresentada a marca CliniFarma. No espaço, os interessados puderam fazer tours para entender um pouco mais sobre a ambientação e os principais pontos de importância para criar uma Farmácia Clínica, além de contar com palestras da Omron, Metalfarma, Hilab e da própria Contento Comunicação durante os três dias de evento.

Quem visitou a Farmácia durante a palestra da coordenadora de marketing da Metalfarma, Camila Dalmédico, pôde conferir a importância do mobiliário certo para as farmácias. “Os nossos dados internos e os dados da indústria mostram para nós que quando trabalhamos com mobiliário específico, desenvolvido para o ramo farmacêutico, é possível aumentar o faturamento da loja em torno de 30%”, conta.

E se tecnologia é um dos grandes focos no mercado farmacêutico, uma das inovações apresentadas foi o Hilab. A head de marketing da Hilab, Heloisa Wanderer, explica que é um equipamento que realiza exames de sangue. O equipamento poderá devolver o “poder” ao farmacêutico na vida dos pacientes, no monitoramento de doenças, e criar um vínculo entre o farmacêutico e o paciente e trazer para a farmácia uma inovação que leve diferencial em relação aos concorrentes.

Já a Omron apostou em uma palestra motivacional. A empresa convidou o esportista e palestrante Paulo Eduardo Chieffi Aagaard, mais conhecido como Pauê. Ele contou sobre a vida após um acidente que o fez perder as duas pernas e como a sua superação é capaz de inspirar outras pessoas.

Também convidado da Contento Comunicação, o Prof. Robson Alexandre Brochetti falou um pouco sobre os números das Farmácias Clínicas já existentes no País, assim como os principais desafios e benefícios deste novo momento do canal farma.

A Contento Comunicação produziu, ainda, uma revista exclusiva para o evento, com matérias sobre o mercado, a Varejo em Foco, que foi distribuída no estande da empresa. Além disso, publicou um novo livro, o Pílulas de Gestão, de autoria de Silvia OSSO e Pedro Dias, que estiveram presentes nos três dias para sessões de autógrafos. E, por fim, contou com kits da Salon Line, para presentear clientes, parceiros e visitantes.

Doenças de inverno

Edição 305 - 2018-04-01 Doenças de inverno

Essa matéria faz parte da Edição 305 da Revista Guia da Farmácia.