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Abradilan Conexão Farma registra recorde de público em 2019

Evento contabilizou cerca de 12 mil inscritos e 100 expositores, sendo porta de entrada para muitos negócios e troca de conhecimentos. Parceria com a Contento Comunicação se consolida mais uma vez com o Varejo em Foco

A 15ª edição da Abradilan Conexão Farma, organizada pela Associação Brasileira de Distribuição e Logística de Produtos Farmacêuticos (Abradilan), bateu o recorde de público em 2019. O evento foi realizado no Expo Center Norte, em São Paulo (SP), entre os dias 19 e 21 de março último.

A feira, apontada como uma das principais do setor farma no País, ocorreu em um momento de alta nas vendas de medicamentos e não medicamentos da entidade. Em janeiro, segundo a associação, houve crescimento de 11,8% nas vendas em comparação com o mesmo mês de 2018. “A Abradilan Conexão Farma foi um sucesso. Tivemos cerca de 12 mil inscritos – um aumento de 20% em relação a 2018.  As empresas mais relevantes do segmento estiveram presentes para lançamentos de produtos e marcas. A maioria dos estandes da edição 2020 já foi comercializada nos primeiros dias”, comemora a diretora-executiva da Abradilan, Maria Cristina Amorim.

Por ter ocorrido antes da Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos (CMED) anunciar o reajuste anual dos medicamentos, o evento também se tornou uma oportunidade aos players do canal farma realizarem grandes negociações. No ano passado, o reajuste dos medicamentos foi definido em 2,43%. Contudo, para 2019, alcançou 4,33%, segundo informa a Associação da Indústria Farmacêutica de Pesquisa (Interfarma). “As principais indústrias apresentaram seus produtos com condições especiais, além de demonstrar lançamentos e muita capacitação para os profissionais do setor”, resume o presidente atual da Abradilan, Juliano Vinhal, acrescentando que a entidade conseguiu reunir todos os elos da indústria farmacêutica, trazendo relacionamento e bons negócios. “Temos certeza de que 2020 vai ser muito melhor”, projeta.

Um destaque importante do evento fica por conta da parceria da Contento Comunicação com a Abradilan. Cultivada há anos, foi consolidada em mais esta edição. “A Contento tem uma participação importante neste encontro, com a responsabilidade de entregar ao público palestras de qualidade, com especialistas renomados e com foco nos interesses dos varejistas”, comenta o diretor da Contento Comunicação, Vinícius Dall’Ovo.

Para Cristina, a Contento é uma referência quanto a conteúdos profissionais. “As atividades desenvolvidas durante a Abradilan Conexão Farma são sempre bem avaliadas pelos frequentadores, agregando valor e visibilidade ao nosso trabalho”, finaliza.

Interessadas em proporcionar conteúdo e propagar a profissionalização do varejo farmacêutico, empresas de grande desempenho no mercado apoiaram a ação.

Para o gerente de trade marketing da Fini Brasil, André Ferreira, a linha Bem-Estar está crescendo e ano a ano há lançamentos de novos SKUs (“Stock Keeping Unit” – Unidade de Controle de Estoque, em português). “Tentamos acertar o que o shopper está pedindo dentro do farma, que é a questão de saudabilidade e produtos com benefícios relevantes. Isso comecou há três anos atrás, aqui na Abradilan. Passamos por mudanças de embalagem, relançamentos com novos benefícios.” Para a edição de 2019, a Fini apresentou três grandes e importantes lançamentos. São eles: Kléts, que é um chicle com embalagem superinovadora, permite que o consumidor leve o produto para onde quiser e tem a quantidade ideal de consumo; Fini Sun, que é um produto rico em vitamina A, com betacaroteno, auxilia na questão do bronzeamento, é zero açúcares e zero glúten; por fim, o lançamento da Vitamina C Kids, com licenciamento dos Minions, que é uma vitamina para crianças.

De acordo com Ferreira, bomboniere hoje é a categoria que mais entrega faturamento em não medicamentos dentro da farmácia. “Trabalhar com bomboniere acaba aumentando a cesta do consumidor, é uma oportunidade de incrementar o faturamento e prestar uma oferta de produtos diferenciada.”

No que diz respeito à parceria com a Contento, Ferreira ressalta a importância de se trabalhar o conceito de bomboniere dentro da farmácia. “Mais importante do que só estar na farmácia, a gente quer que a categoria esteja bem estruturada e para isso temos que oferecer a estratégia correta, o mix ideal, como funciona a questão de precificação, quais são as oportunidades. Poder falar com esse varejista e dar a oportunidade para que ele comece a trabalhar da forma correta é estruturar um negócio de longo prazo e é nisso que a Fini está baseada desde o início.”

Para o diretor do Grupo Buzatto’s, Renato Diniz, o principal retorno que um evento como esse pode trazer é a oportunidade de apresentar novidades, principalmente para o pequeno e médio varejista. “Apresentamos o lançamento do balcão vendedor, que permite uma exposição melhor dos produtos, aumentando o faturamento da loja, linha extremamente interessante para dermocósmeticos, com o Dermo Show, que tem iluminação em LED, deixando a exposição muito mais bonita e chamando a atenção do consumidor. “Isso faz com que aumente o tíquete médio e a quantidade de tíquetes.”

Diniz não hesita em dizer que às vezes o varejista nem precisa investir em mobiliário, uma pequena alteração que gere fluxo orgânico já é capaz de aumentar o faturamento. “Apesar de fabricarmos tudo o que vendemos, a gente não vende móveis. Vendemos o aumento de faturamento e entregamos a solução para isso.”

De acordo com o empresário, para aumentar o faturamento é preciso ter conhecimento. “O conteúdo proposto pela Contento é muito importante porque não adianta o varejista ter uma loja bonita e maravilhosa se não tiver conhecimento. A partir do momento que entendo meu público, coloco na loja um mobiliário interessante, com layout assertivo; é o ciclo virtuoso do varejo.”

Na Geolab, o relacionamento é interessante para poder mostrar ao varejo a empesa, as novidades e o crescimento. O grande destaque levado pelo laboratório ao evento fica por conta do Fitobiloba, que é um Ginkgo biloba, medicamento fitoterápico que atua na circulação, memória e problemas de origem cerebral. O gerente de marketing da Geolab, José Ribeiro, comenta que a parceria firmada com a Contento é imprescindível para aumentar a atualização dos profissionais do setor. “A gente sabe que o dia a dia é complicado para todo mundo e nem sempre as pessoas conseguem ter acesso a informações, então poder participar disso e trazer esse acesso é muito interessante e traz benefício de um nível muito alto.”

A Cless identificou uma oportunidade de estar junto aos distribuidores de farma, varejo independente e associativistas. O diretor nacional de vendas da empresa, João Roberto Eisenzofp, ressalta que este é um grande momento de trabalhar forte em cima desse novo canal. “Tivemos alguns lançamentos como a linha de xampu a seco e a linha de hidratantes e desodorantes. Para 2019 a Cless está trabalhando com “causas”. No mês das mulheres lançamos o hair spray Charming com a causa do empoderamento feminino; em abril, lenços umedecidos Baby Poppy com a causa do autismo. Essa é a grande sacada nosso para o ano; além de parcerias com a da Contento, para se aproximar e trabalhar o profissionalismo do farma independente.

Curadoria de conteúdo

Este ano, foram apresentados dez diferentes painéis, com temas diversos, passando pelos caminhos do varejo para 2019 e a transformação que o contexto atual está causando na jornada do consumidor, além do mercado de Medicamentos Isentos de Prescrição (MIPs) e de Farmácia Clínica, somados a importantes conceitos sobre lucratividade e preço de venda. “O objetivo era munir o profissional de argumentos, ferramentas e informações que possam ser utilizadas para crescimento e evolução no mercado”, pontua a gerente de marketing da Contento Comunicação, Luciana Bandeira.

A consultora especializada em varejo farmacêutico, Silvia Osso, ministrou a palestra “Aplicações práticas das teorias da NRF – Mitos e Verdades”.  “Trouxe alguns aspectos da NRF Retail’s Big Show, mas o mais importante é justamente a humanização em função dos processos. A tecnologia vai cuidar dos processos, mas é preciso aplicar cada vez mais afeto, mais alegria e mais felicidade. Pessoas mais felizes produzem mais, trazem mais resultados e acabam sendo muito mais produtivas. Clientes mais felizes compram mais e são fãs dos negócios.”

“Critérios de utilização do Sistema Antifraude no Farmácia Popular” foi tema da palestra do CEO da MSD Consultoria Pharmaceutica, Márcio Duque. “Esse momento com a Contento foi muito importante para o conhecimento daquilo que hoje está sendo muito focado no governo atual sobre fraudes e irregularidades. É importante que a gente saiba que a Inteligência Artificial (IA) tem um papel importante para que os números comprovem aquilo que tem sido feito, ou seja, hoje o governo consegue controlar, com um simples computador, sem olhar para onde está a farmácia, sem olhar para onde estão o estado e a cidade, e assim identificar situações incomuns, como vendas e aquisição de compras, o que tem sido comum em algumas farmácias, além de situações como a detecção de pessoas jovens fazendo uso de medicamentos não apropriados à idade, entre outras situações adversas”, destaca.

Já o consultor e instrutor em pricing
da SimTax Consultoria e Treinamento em Pricing, Jiovanni Coelho, ficou com o tema “Lucratividade e preço de venda”. Ele sentiu que o público ainda tinha muitas dúvidas entre o que era margem e markup. “Os participantes estavam muito atentos, mas eles saíram aliviados, dar impactos de coisas que usam há muito tempo, de forma incorreta. O objetivo foi mostrar de que forma maximizar o lucro dele com estratégias práticas para garantir a otimização da lucratividade.”

Para o cofundador da Inteligência360º, Olegário Araújo, que palestrou sobre “Os caminhos do varejo para 2019”, não há como definir os caminhos, porque não existe uma resposta pronta. “Tem tantas opcões tecnológicas, se fala tanto, são tantas novidades que a opção da palestra foi encaminhar no sentido de indicar por onde começar a fazer algo. A concorrência está mais acirrada, o consumidor tem mais opções de produtos e locais de compra e o varejista tem o desafio de alcançar os resultados no final do mês. Por vezes, com tanta informação corre-se o risco de ficar desinformado”.

Araújo é enfático ao sugerir que o ser humano deve estar no centro das decisões porque quem vai comprar soluções ou produtos que a loja oferece são seres humanos e quem toma as decisões da loja, seja o dono, ou outra pessoa, por exemplo, também é um ser humano. “É preciso ter brilho nos olhos, ter foco no cliente, ser ousado, pensar na linha de frente e combater a burocracia. É preciso ouvir o que os clientes e funcionários têm a falar. A partir disso, é possível identificar quem é o cliente que está na loja.”

Não se pode esquecer que existem diversos perfis, e ao entendê-los, realiza-se o mapa da empatia, o que faz com haja melhoria nos processos. O especialista finaliza dizendo: “Vou usar a tecnologia como meio, e não como fim”.

O consultor do Instituto Pedro Dias, Pedro Dias, falou sobre “Excelência no atendimento a diversos públicos”. Ele apresentou tópicos que conectam a visão do varejista, do distribuidor de medicamentos e da indústria farmacêutica quando se alinham os três pontos. “Alcanço a excelência no atendimento não mostrando o que se deve fazer, mas como fazer.”

Alguns pontos importantes para desmistificar a gestão por categoria foram abordados pela diretora da Mind Shopper, Alessandra Lima, que pontuou aos varejistas presentes que pequenas iniciativas que podem trazem resultados fantásticos. “Dá para começar por pequenas iniciativas. Revisitamos vários pontos e indiquei que não só o ponto natural precisa ser trabalhado, mas também outros pontos estratégicos, como o checkout.”

O diretor da unidade de negócios Consumer Health da IQVIA, Rodrigo Kurata, ficou com o desafio de falar sobre o mercado de Medicamentos Isentos de Prescrição (MIPs), categoria que representa 40% de todo o faturamento do autosserviço do varejo farmacêutico. “Existem diversas alavancas de crescimento que estão sendo exploradas nos últimos anos. Atingiu-se um nível de maturidade importante que faz com que o pequeno varejo se movimente. Existe uma grande tendência global para o autocuidado, diante disso, o varejista deve entender diversos cenários, perfis de loja, de mercado e do shopper.”

Não medicamentos é um tema sempre recorrente e de muita relevência. Por isso, o gerente de contas do Close-Up, Sérgio Oliveira, lembrou das oportunidades que eles entregam. Segundo ele, existem muitas categorias que estão crescendo em um ritmo diverso do varejo farmacêutico como um todo e isso mostra o positivismo em absorvê-las.”

Por fim, o gerente de marketing da Rede Farma Ponte, Ricardo Silveira, que palestrou sobre a “Evolução da Farmácia Clínica no Brasil”, disse que a farmácia clínica é a área da farmácia voltada para a prática do uso racional de medicamentos, em que o profissional farmacêutico presta serviços com foco no cuidado do paciente, proporcionando saúde, bem-estar, qualidade de vida, otimização da farmacoterapia e prevenção de doenças. “O serviço tem crescido e evoluído, proporcionado cada vez mais acesso à saúde”.

Acompanhe, a seguir, algumas das novidades reveladas pelos expositores neste encontro.

Pela feira

ATIVA LOGÍSTICA:

Esta operadora logística de saúde, beleza e bem-estar fortaleceu sua grande aposta para expandir as operações, como as áreas de adequação (inkjet, rotulagem, montagem de kits, inclusão de manuais e bulas etc.) e separação de pedidos (cargas fracionadas), além do GIL (Gestão Integrada de Logística), sistema que permite aos parceiros de negócios a geração de informações como posição no palete, status de recebimento e saída, inventários e relatórios precisos de toda a sua operação em tempo real, tudo conciliado com o sistema do próprio cliente.

BIOLAB:

Com 21 anos de história dedicados à produção de medicamentos de referência e alta qualidade, a empresa lançou, oficialmente, a Biolab Genéricos, linha de medicamentos que traz consigo a qualidade e eficácia da marca, com o desafio de chegar ao mercado com um portfólio de produtos exclusivos e semiexclusivos.

DAILUS:

A Dailus tem se consolidado no canal farma nos últimos três anos. Segundo informa o gerente nacional de vendas da empresa, Samir Silva, parcerias têm sido muito importantes para a alavancagem dos negócios. “Nos últimos cinco anos o mercado farmacêutico mudou muito o jeito de trabalhar. Com a chegada dos genéricos e preços mais baratos, as farmácias buscaram trabalhar com outros itens como os MIPs, por exemplo. Com a cultura da conveniência dentro do mercado farmacêutico, começaram a aparecer ambientações para o uso de cosméticos, até por influência do mercado americano, tendo a farmácia como principal canal de compra de um esmalte ou maquiagem.” O lançamento ficou por conta do Lip Tint, que é um intermediário entre o batom e o gloss. “É como se fosse um corante para tirar a aparência pálida dos lábios. Vem no formato em gel e com aplicador de batom, além de ser vegano.”

CATARINENSE PHARMA:

A farmacêutica apresentou o xarope Hedera, medicamento fitoterápico à base de Hedera helix. Sem açúcar, o produto auxilia o combate à tosse expectorante de adultos e crianças acima de dois anos de idade. A empresa também aproveitou a ocasião para anunciar o Cranberry, pó para preparo de bebida de cranberry sabor frutas vermelhas que promete uma potência antioxidante 20 vezes maior do que a vitamina C e é 50 vezes mais potente do que a vitamina E, além de duas novas versões para a linha de ômega-3. Entre elas, a versão Veg Ômega 3, 100% extraída de algas, e o Ômega 3 DHA Gesta, ideal para gestantes e lactantes.

EUROFARMA:

A multinacional farmacêutica reforçou a estratégia da companhia de ampliar o acesso da população a medicamentos de qualidade a preço acessível. “Investimos constantemente em Pesquisa&Desenvolvimento (P&D) e na qualidade dos nossos processos de produção de genéricos, que apresentam a mesma segurança de medicamentos referência e ainda podem ser intercambiáveis. Hoje, somos o terceiro laboratório desse mercado no Brasil e estamos trabalhando continuamente para assumir a vice-liderança”, reforçou o diretor da Unidade de Genéricos do laboratório, Donino Scherer.

EMS GENÉRICOS:

A empresa participou da feira para reforçar o seu papel de parceira do canal farma, já que apresenta soluções para 97% das classes terapêuticas no ponto de venda (PDV), com 200 moléculas e 475 apresentações. A companhia também anunciou o aumento da capacidade produtiva para atender à demanda do mercado. “No ano passado, nossa capacidade produtiva foi de 620 milhões de cápsulas. Neste ano, atingiu 800 milhões, com aumento da fábrica e aposta em automação. Para 2019, pretendemos crescer, no mínimo, 15 pontos percentuais na unidade de genéricos”, disse o diretor comercial da Unidade de Genéricos da EMS, Aramis Domont. Também para 2019, a EMS pretende apresentar 11 lançamentos genéricos, com opções para hipertensão, diabetes e anti-inflamatórios.

LINX:

A empresa, que atua na área de tecnologia para o varejo, anunciou a chegada do Linx Farma Cloud, uma solução em nuvem que oferece rapidez e disponibilidade no controle e na administração do setor farmacêutico. A solução estará disponível ao mercado a partir do dia dois de julho e permitirá, ao varejista, a administração de estoque, reposição de mercadorias, além de gestão financeira completa para o cumprimento de obrigações tributárias e fiscais.

MEDLEVENSOHN:

A companhia expôs algumas de suas principais soluções de diagnóstico. Entre elas, equipamentos para monitoramento dos índices de glicose e hipertensão arterial. Segundo o CEO da MedLevensohn, José Marcos Szuster, a empresa vê potencial de crescimento diante do aumento da assistência farmacêutica no País. “Temos uma origem relacionada à aferição da glicose. Então, não é difícil crescermos entre os diagnósticos de colesterol, colesterol total e perfil lipídico, além do trabalho voltado para a hipertensão. Fora isso, estamos trazendo uma linha de testes rápidos – hoje trabalhamos com 23 deles – que poderão ser disponibilizados no futuro para a atenção farmacêutica”, aposta o executivo.

MIDWAY LABS:

A companhia levou à feira uma ampla linha de suplementos alimentares. Entre os destaques, estiveram o Diet Way RTD, Whey Sachê, Whey to Go e Caffeine Black Jack Blister. O estande da empresa também recebeu a nutricionista e musa fitness Bella Falconi, que mostrou, aos visitantes do espaço, os benefícios da categoria.

NATULAB:

A empresa, que acaba de iniciar as operações com Floratil no Brasil, aproveitou o evento para fortalecer a importância deste regulador intestinal. De acordo com o CEO da companhia, Wilson Borges, a expectativa é de ampliar em 20% as vendas de Floratil (que têm se mantido estáveis nos últimos cinco anos). “Vamos explorar nossa expertise e presença no canal independente, especialmente no Norte e Nordeste, para ganhar participação nestes mercados em que o desempenho do produto pode ser melhorado”, revela.

OMRON HEALTHCARE:

A gigante japonesa em dispositivos e equipamentos de cuidados para a saúde apresentou, em primeira mão, um novo nebulizador, o InalaPop. O equipamento, que proporciona uma inalação rápida e eficiente, possui a inovadora tecnologia antibacteriana Microbran, proteção que impede a fixação e proliferação de bactérias nocivas, causadoras de manchas e odores, durante toda a vida útil do produto. “Demonstramos, na feira, como os benefícios dos nossos produtos impactam a qualidade de vida e bem-estar da população”, finaliza o CEO e presidente da Omron Healthcare Brasil, Wanderley Cunha.

PRATI-DONADUZZI:

A farmacêutica anunciou a previsão de lançar 170 novas apresentações ao longo deste ano, sendo que quase a metade delas é voltada para o Sistema Nervoso Central (SNC). A empresa também aproveitou a ocasião do evento para anunciar outras novidades da farmacêutica, como o produto Sensilatte, direcionado a intolerantes à lactose, e reforçou suas expectativas com o Myalo, um medicamento à base de canabidiol (CBD) indicado para o controle de crises de epilepsia refratária, grau mais crítico da doença, cuja incidência é mais comum em crianças. “Estamos prevendo o lançamento do Myalo para o começo de 2020”, sinalizou o diretor-presidente da farmacêutica, Eder Fernando Maffissoni.

PROFESSIONAL DONNA:

A marca de varejo da Itallian Hairtech resolveu apostar no varejo farmacêutico para incrementar os projetos de expansão. “Depois de consolidarmos nossa posição junto aos profissionais cabeleireiros, enxergamos esse canal como fundamental em nossa estratégia de crescimento no varejo”, afirma o gerente de marketing da empresa, Décio Alcântara. Atualmente, a Professional Donna representa 2% do faturamento da Itallian Hairtech, mas a estimativa é de que chegue a 10% nos próximos dois anos. As vendas de 2019 já devem sofrer um incremento de 30%. Para isso, a estratégia da companhia é atuar de maneira mais próxima aos distribuidores e atacadistas em regiões estratégicas, especialmente no Sudeste e no Sul do País.

SANFARMA:

A companhia anunciou algumas novidades preparadas para chegar ao mercado ainda este mês, a exemplo do Cicatrisan Película Protetora, que chega com fórmula sem álcool e é aliado da cicatrização rápida de machucados, cortes e lesões. Em versão em 10 mL, com rendimento para até 80 aplicações, o produto pode ser usado também em tatuagens.

TEUTO:

O laboratório participou do evento como patrocinador safira/máster, levando um dos maiores estandes da feira, com 220 m2. No espaço, foram apresentados os principais lançamentos realizados e previstos para o mercado, e a estratégia de crescimento e visão de futuro para os próximos anos. O laboratório ofereceu, ainda, atividades de interação, como totem para fotos instantâneas e personalização de canecas com caricaturas. Além disso, os participantes tiveram a chance de conhecer o parque fabril da empresa em 360º, por meio de uma ação de “realidade virtual”.

Novos preços

Edição 317 - 2019-04-04 Novos preços

Essa matéria faz parte da Edição 317 da Revista Guia da Farmácia.