Abrafad: Nova alternativa ao associativismo

Com apenas seis anos no mercado, Associação Brasileira das Redes Associativistas de Farmácias e Drogarias (Abrafad) acumula 4.250 pontos de venda em todo o País e tem a meta de fechar 2022 com R$ 4,5 bilhões de faturamento

Fundada em 2017, a Associação Brasileira das Redes Associativistas de Farmácias e Drogarias (Abrafad) nasceu da iniciativa das redes Melhor Compra, Soma Drogarias, Universal Farma, Multifarma, Small Farma e Usifarma.

Apesar da ainda recente trajetória, hoje, a entidade já conta com 4.250 pontos de vendas e é formada por 16 associados, com forte atuação nas regiões Sudeste e Nordeste.

Em entrevista exclusiva ao Guia da Farmácia, o diretor-executivo da Abrafad, Nílson Ribeiro, contou que a associação é uma alternativa às redes associativistas brasileiras e compartilhou um pouco da história e projetos futuros da entidade.

“Nosso objetivo é chegar a 5 mil pontos de vendas até dezembro de 2022 e reunirmos 20 associadas, atingir R$ 4,5 bilhões em faturamento e terminar o ano com 3,5% de market share”, revela o executivo.
Acompanhe, a seguir, este bate-papo na íntegra.

Guia da Farmácia • Quando nasceu a Abrafad no País? Quais os objetivos da entidade?

Nílson Ribeiro • A Abrafad foi criada em dezembro de 2017 e iniciou efetivamente suas atividades em Belo Horizonte (BH), em janeiro de 2018. Nossos principais objetivos, que estão expressos na visão dos seus fundadores, é acolher e apoiar as redes associativas e as redes de farmácias independentes de todo o território nacional, além de oferecer aos associados ferramentas de gestão e inovação que promovam a transformação do varejo independente associado.

Guia • Hoje, a entidade conta com quantos associados e pontos de venda (PDVs)?

Ribeiro • Somos hoje uma rede com 4.250 PDVs formada por 16 associados, com forte atuação nas regiões Sudeste e Nordeste, nossos principais mercados.

Guia • Quais são as principais metas da Abrafad para 2022? O market share da associação deve alcançar quantos por cento?

Ribeiro • Nosso objetivo é chegar a 5 mil pontos de vendas até dezembro de 2022 e reunirmos 20 associadas, atingir R$ 4.5 bilhões em faturamento e terminar o ano com 3,5% de market share.

Guia • Quais os benefícios oferecidos às farmácias associadas?

Ribeiro • Nossos principais benefícios são oferecer às redes associadas acesso a produtos e serviços que facilite a gestão 360º da farmácia e como participante possa ter todos os programas de benefícios (PBMs) oferecidos pela indústria, com tratamento de uma grande rede.

Oferecemos, ainda, ferramentas de capacitação e treinamento por valores e benefícios possíveis por pertencer a uma grande rede, acesso a descontos e campanhas de vendas contínuas, uma grande segurança para a farmácia que não necessita comprometer o capital de giro para condições esporádicas, e buscamos melhorar o faturamento, a rentabilidade e o poder de competitividade no mercado.

Guia • Qual o perfil das farmácias filiadas?

Ribeiro • A farmácia precisa estar totalmente legalizada junto aos órgãos de vigilância sanitária e com todas as licenças de funcionamento. Ter e querer ajuda para desenvolvimento e crescimento, além de ser um empreendedor com visão estratégica de futuro.

Guia • A Abrafad tem destaque em alguma região do País?

Ribeiro • Estamos presentes em todas as regiões, com destaque no Sudeste e Nordeste.

Guia • Como você enxerga o potencial do canal farma no Brasil?

Ribeiro • O mercado farmacêutico sempre será importante, relevante e de enorme destaque junto à população. Estamos não só envelhecendo como aumentando a média de vida. Todos, indistintamente, buscam viver mais, com disposição e saúde. Ninguém precisa ter dúvida de que se trata de um mercado em constante crescimento.

Guia • Para 2022, onde devem estar as principais oportunidades para as farmácias brasileiras?

Ribeiro • Oferecer serviços voltados para qualidade e bem-estar. Preparar as farmácias para serem um HUB de saúde, ou seja, a primeira porta onde o consumidor buscará assistência para problemas agudos e a manutenção ambulatorial de tratamento.

Guia • E onde estarão concentrados os principais desafios?

Ribeiro • Na nossa percepção, os principais desafios estão na prestação de serviço da farmácia como HUB de saúde e bem-estar. As farmácias independentes precisam passar por esse movimento de transformação, com Assistência Farmacêutica e mix de produtos voltados ao bem-estar do consumidor. A sustentação da rentabilidade dos negócios passa pelo aumento do mix de produtos de marca.

Guia • Como o perfil do canal farma mudou (e deve continuar mudando) diante da pandemia?

Ribeiro • As farmácias vêm passando por um processo de transformação tecnológica e a pandemia acelerou esse processo. Cada vez mais entendemos que a tecnologia ditará a relação farmácia e consumidor ou paciente. Assistência Farmacêutica, vacinas, medir pressão, controle de diabetes, nutrição adulta e infantil passarão obrigatoriamente pela farmácia. Precisamos ajudar nesse processo.

Guia • A Abrafad também aposta nas farmácias clínicas ou nos serviços farmacêuticos? Na sua visão, de que forma esse novo braço de negócios dentro do canal deve se desenvolver nos próximos anos?

Ribeiro • Como já dito, a farmácia deverá se preparar para ser um HUB de saúde e bem-estar. Será preciso estarmos muito mais conectados com o consumidor/paciente, com as indústrias, com os programas de governo e com o pronto atendimento do consumidor para problemas agudizados.

Guia • Entre as metas da Abrafad está “oferecer ferramentas tecnológicas de Business Intelligence” às associadas. Como a tecnologia pode ser grande aliada ao canal farma?

Ribeiro • Essa é uma razão de ser da federação. Ferramentas de gestão que incluem soluções de BI. Temos de transferir para o empresário a capacidade para analisar essas ferramentas que lhe permitirão estabelecer estratégias vencedoras para a farmácia.

Guia • De que forma, nas farmácias da Abrafad, a figura do farmacêutico é valorizada e vista de forma estratégica?

Ribeiro • As federações em geral já entenderam que a transformação do varejo passa pelo farmacêutico empresário ou responsável pela farmácia. Torna-se muito mais relevante levar produtos e serviços que facilitam acesso a informações e acelerem o conhecimento e preparo do farmacêutico para esse novo futuro tecnológico e de atendimento completo do consumidor/paciente.

Fonte: Guia da Farmacia
Foto: Abrafad

Rumo ao Futuro

Edição 376 - 2022-06-13 Rumo ao Futuro

Essa matéria faz parte da Edição 376 da Revista Guia da Farmácia.