Close Menu
    ASSINE o Guia da Farmácia
    ×

    Área Restrita

    Cadastro gratuito apenas para prescritores de medicamento.
    Acesse conteúdos exclusivos do Portal.

    Cadastre-se

    Esqueceu a senha?
    Facebook X (Twitter) Instagram
    ×

    Área Restrita

    Cadastro gratuito apenas para prescritores de medicamento.
    Acesse conteúdos exclusivos do Portal.

    Cadastre-se

    Esqueceu a senha?
    Facebook X (Twitter) Instagram YouTube
    Guia da FarmáciaGuia da Farmácia
    • Inicio
    • Notícias
      • Mercado
      • Saúde
      • PDV
      • Medicamentos
      • HPC
      • Regulatório
      • Lançamentos
    • Revista
      • Edição Atual
      • Edições Anteriores
      • Colunistas
      • Guia da Farmácia Responde
    • + Conteúdo
      • Vídeos
      • Ebooks
      • Especiais
      • Ferramentas
    • Plataformas
      • Guia Farma Digital
      • Guia de Equivalentes
      • Guia de Genericos
    • Serviços
      • Indústrias
      • Distribuidoras
      • Farmácias
      • Bulas
    • Busca de Medicamentos
    • Anuncie
    • Categorias
      • Matérias e Artigos
      • Conteudo Técnico
      • Lançamentos de Produtos
    ASSINE o Guia da Farmácia
    Guia da FarmáciaGuia da Farmácia
    Início»Matéria»Ações fundamentais para o varejo em 2021

    Ações fundamentais para o varejo em 2021

    Silvia OssoPor Silvia Osso22 de março de 2021Nenhum comentário3 Minutos de leitura
    Facebook Twitter Linkedin Telegram Tumblr E-mail WhatsApp
    acoes-fundamentais-para-o-varejo-em-2021
    Compartilhar
    Facebook Twitter Linkedin E-mail Telegram WhatsApp

    Historicamente, nos negócios, as crises têm o papel de separar o joio do trigo. Infelizmente, como em todas as guerras, existem mortos e feridos. No mundo, a crise pela Covid-19 provocou efeitos na operação do varejo e na economia, afetando diversos setores.

    Um ponto importante a observar, e que muitos não querem enxergar, é que “fazer certo” passa a ser uma prioridade. Torna-se uma obrigação. Fazer o básico benfeito com: planejamento, gestão, eficiência e eficácia.

    A ação para 2021 começa agora, sendo importante que as empresas atuem para fortalecer o setor, gerar empregos e maximizar os lucros. Destaco alguns pontos que podem auxiliar os varejistas no ano que estamos iniciando:

    Sair da zona de conforto: como todos dizem, o varejo é dinâmico. Assim, é bom ficar atento para não ser pego no conforto das vendas em alta. Como em todos os outros setores, é preciso estar atento aos indicadores, aos cenários e, principalmente, às projeções de médio prazo. É no momento do “conforto” que as atenções devem ser redobradas e alteradas.

    Processos e operações: deixar de fazer as coisas como sempre foram feitas, adotando novos processos de trabalho, implantando ágeis rotinas de execução é fundamental.

    Pessoas: este é o momento do varejo deixar de ser uma opção de trabalho, para ser uma definição de carreira. Dada a complexidade das operações precisa-se de pessoas envolvidas, remuneradas pelos resultados e apaixonadas pelo trabalho e negócio.

    Gestão e controles: ter um negócio implica em estabelecer ferramentas de gestão para acompanhar e controlar a execução das operações. Usar e aprimorar softwares de gestão facilitam os controles e definição de estratégias.

    Clientes: apenas no momento em que as vendas caem é que se percebe que não se conhece os clientes. Existe uma quantidade enorme de informações que auxiliam conhecê-los melhor. Assim, é possível desenvolver melhor sortimento; ambiente de loja; marketing assertivo; atendimento personalizado; e loja multicanal para que os clientes usufruam de experiências positivas de compra.

    Fluxo de Caixa/Finanças: ter fluxo de caixa saudável minimiza momentos de incerteza da empresa e garante serenidade para posicionar ou reposicionar-se. Ganhos imediatos não garantem sustentabilidade.

    Controle de estoques: manter um sortimento equilibrado e bem controlado é o segredo para 2021. Comprar mais vezes e em menor quantidade é saudável para poder manejar o fluxo de caixa, quando necessário.

    As estratégias para 2021 sofrerão impactos da economia e da política, mas antes de tudo precisam acontecer dentro da cabeça dos responsáveis pelo varejo.

    Em 2020, as empresas que sofreram menor impacto com a pandemia foram as que há anos tomaram a decisão de adotar as práticas acima, de maneira estruturada e consciente, gerando negócios com alto desempenho e, sobretudo, sustentáveis.

    Fonte: Guia da Farmacia
    Foto: Shutterstock

    Compartilhar. Facebook Twitter Linkedin Tumblr E-mail Telegram WhatsApp
    Silvia Osso

    Palestrante e consultora de empresas. Especialista em varejo e autora dos livros destinados ao varejo e serviços denominados "Atender bem dá lucro"; "Administração de recursos humanos em farmácia", "Programa prático de Marketing e Farmácias"; "Liderança para Todos" . Para adquirir os livros, acesse: www.lojacontento.com.br. E-mail: [email protected].

    Edição Atual
    Saúde é autocuidado

    Saúde é autocuidado

    Baixar Prévia

    Notícias da Última Edição

    Essenciais para o equilíbrio

    4 de julho de 2025
    Leia mais »

    Envelhecendo com consciência

    4 de julho de 2025
    Leia mais »

    Dermatite seborreica sem tabus

    4 de julho de 2025
    Leia mais »
    Redes Sociais
    • Facebook
    • Twitter
    • Instagram
    • YouTube
    • LinkedIn
    • Telegram
    • WhatsApp
    Sobre

    Revista dirigida aos profissionais de saúde.

    Rua da Paz, 1601
    Conj 507
    Chácara Santo Antônio, São Paulo - SP
    04713-002
    Tel: (11) 5082-2200
    Clique aqui para enviar uma mensagem

    Estamos nas redes sociais:

    • Facebook
    • Twitter
    • Instagram
    • LinkedIn

    Este site é protegido pelo reCAPTCHA e pelo Google: A Política de Privacidade e Termos de Serviço são aplicados.

    Institucional
    • Sobre o Guia da Farmácia
    • Contento
    • Anuncie
    • Loja Virtual
    • Assine o Guia da Farmácia
    • Outros sites do Grupo
      • Medicamentos Equivalentes
      • Medicamentos Genéricos
    • LGPD – Política de privacidade
    Últimos Posts

    L’Oréal Paris lança Elseve Bond Repair para reparação capilar

    14 de julho de 2025

    MIPs nos supermercados: Abrafarma fala sobre a emenda ao PL

    11 de julho de 2025

    OTC: volume médio por compra cresce 5,6%

    11 de julho de 2025

    INTERFARMA se posiciona sobre taxação do governo americano

    11 de julho de 2025

    Farmácia: como transformar perdas em lucros e gerar performance

    11 de julho de 2025

    Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc para cancelar.