Historicamente, nos negócios, as crises têm o papel de separar o joio do trigo. Infelizmente, como em todas as guerras, existem mortos e feridos. No mundo, a crise pela Covid-19 provocou efeitos na operação do varejo e na economia, afetando diversos setores.
Um ponto importante a observar, e que muitos não querem enxergar, é que “fazer certo” passa a ser uma prioridade. Torna-se uma obrigação. Fazer o básico benfeito com: planejamento, gestão, eficiência e eficácia.
A ação para 2021 começa agora, sendo importante que as empresas atuem para fortalecer o setor, gerar empregos e maximizar os lucros. Destaco alguns pontos que podem auxiliar os varejistas no ano que estamos iniciando:
Sair da zona de conforto: como todos dizem, o varejo é dinâmico. Assim, é bom ficar atento para não ser pego no conforto das vendas em alta. Como em todos os outros setores, é preciso estar atento aos indicadores, aos cenários e, principalmente, às projeções de médio prazo. É no momento do “conforto” que as atenções devem ser redobradas e alteradas.
Processos e operações: deixar de fazer as coisas como sempre foram feitas, adotando novos processos de trabalho, implantando ágeis rotinas de execução é fundamental.
Pessoas: este é o momento do varejo deixar de ser uma opção de trabalho, para ser uma definição de carreira. Dada a complexidade das operações precisa-se de pessoas envolvidas, remuneradas pelos resultados e apaixonadas pelo trabalho e negócio.
Gestão e controles: ter um negócio implica em estabelecer ferramentas de gestão para acompanhar e controlar a execução das operações. Usar e aprimorar softwares de gestão facilitam os controles e definição de estratégias.
Clientes: apenas no momento em que as vendas caem é que se percebe que não se conhece os clientes. Existe uma quantidade enorme de informações que auxiliam conhecê-los melhor. Assim, é possível desenvolver melhor sortimento; ambiente de loja; marketing assertivo; atendimento personalizado; e loja multicanal para que os clientes usufruam de experiências positivas de compra.
Fluxo de Caixa/Finanças: ter fluxo de caixa saudável minimiza momentos de incerteza da empresa e garante serenidade para posicionar ou reposicionar-se. Ganhos imediatos não garantem sustentabilidade.
Controle de estoques: manter um sortimento equilibrado e bem controlado é o segredo para 2021. Comprar mais vezes e em menor quantidade é saudável para poder manejar o fluxo de caixa, quando necessário.
As estratégias para 2021 sofrerão impactos da economia e da política, mas antes de tudo precisam acontecer dentro da cabeça dos responsáveis pelo varejo.
Em 2020, as empresas que sofreram menor impacto com a pandemia foram as que há anos tomaram a decisão de adotar as práticas acima, de maneira estruturada e consciente, gerando negócios com alto desempenho e, sobretudo, sustentáveis.
Fonte: Guia da Farmacia
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