Uma das peças-chave para atingir a longevidade está na absorção necessária de nutrientes, que se dá, de forma geral, por meio da alimentação saudável.
O mesmo acontece com a imunidade. Para ter um sistema imunológico eficaz, além de boas noites de sono, controle do estresse e prática de atividades físicas, se torna fundamental uma dieta saudável, rica em frutas, verduras, grãos integrais, proteínas magras e gorduras saudáveis.
Manter o nível ideal de vitaminas e minerais também é um passo importante nessa jornada pela boa imunidade e para a longevidade saudável. Entre elas, ganha destaque a vitamina D. Afinal, de modo geral, o efeito da vitamina D no sistema imunológico se traduz em aumento da imunidade inata associado a uma regulação multifacetada da imunidade adquirida.
Além disso, ela é vital para a saúde óssea, movimento muscular, conexões nervosas com o cérebro e função do sistema imunológico.
“A vitamina D oferece propriedades anti-inflamatórias e neuroprotetoras, que fortalecem o sistema imunológico, a função muscular e auxiliam a atividade das células cerebrais”, reforça o médico nutrólogo, Dr. André Guanabara.
Vale lembrar que os precursores de vitamina D são produzidos pelo próprio corpo. Por meio da exposição solar, a pele transforma a provitamina D3 em pré-vitamina D3 e, posteriormente, em vitamina D3, que também pode ser adquirida pela dieta e uso de suplementos.
QUANDO SUPLEMENTAR?
À medida que a idade avança, o corpo costuma apresentar deficiências, sobretudo de vitaminas, e é aí que entra a importância da suplementação.
“A suplementação nutricional desempenha um papel fundamental na manutenção da saúde e na prevenção de doenças comuns associadas ao envelhecimento, como a osteoporose, a deficiência de vitamina D e a perda muscular”, conta.
Entretanto, não é qualquer pessoa que pode ou precisa fazer o uso da suplementação, conforme explica o Dr. Guanabara.
“A suplementação é muito importante, no entanto, precisa ser prescrita por um especialista, visando apresentar o melhor resultado e minimizar ao máximo os efeitos colaterais, já que nem todo suplemento é para todas as pessoas. ”
Ao fornecer os nutrientes necessários em concentrações adequadas, os suplementos podem compensar deficiências dietéticas e promover o funcionamento ideal do organismo.
Referências
- A importância dos níveis de vitamina D nas doenças autoimunes. Disponível em: www.scielo.br/j/rbr/a/5BcvSsQGhJPXXD8Q9Pzff8H/?lang=pt. Acesso em: 07/10/2024.
- Longevidade Saudável. Disponível em: longevidadesaudavel.com.br/vitamina-d-qual-sua-importancia. Acesso em: 07/10/2024.
- Lavoisier. Disponível em: lavoisier.com.br/saude/vitamina-d. Acesso em: 07/10/2024.