fbpx

Apis Flora: da colmeia às farmácias

Com a ajuda do trabalho das abelhas, a Apis Flora cresceu e, hoje, é uma das principais empresas mundiais de mel, própolis e outros derivados. Brasileira, a companhia exporta seus produtos para todos os continentes

A paixão de dois amigos pela natureza fez com que, aproximadamente trinta anos atrás, a Apis Flora nascesse. A partir do mel das abelhas, a empresa criou mais de cem produtos que ajudam o consumidor a cuidar da sua saúde e são a matéria-prima para diversos itens de beleza.

Com o passar dos anos, a empresa tornou-se pioneira na comercialização do extrato de própolis, além de ser a primeira a colocar os sprays de própolis no mercado brasileiro. A inovação está em seu DNA e o desenvolvimento de novos produtos é um dos focos da organização.

Veja Mais

Hoje, possui um complexo fabril de mais de cinco mil m2 onde são produzidos os produtos vendidos no Brasil e no exterior – a Apis Flora está presente em todos os continentes e conta com negócios em mais de 20 países, como China, Estados Unidos, Coreia do Sul, entre outros.

Mantendo os resultados dos últimos anos, pretende crescer dois dígitos em 2018, com expectativa de alta entre 15% e 18%. Além disso, está focada na conquista de novos mercados, para crescer mundialmente.

Para falar sobre o assunto e sobre as novidades da empresa, o presidente da Apis Flora, Raul Ferreira, conversou exclusivamente com o Guia da Farmácia. Confira!

Guia da Farmácia A Apis Flora existe desde os anos 1980 e, desde então, é uma das líderes de mercado no Brasil. Quais as inovações e principais mudanças da empresa desde seu nascimento até hoje?

Raul Ferreira A Apis Flora nasceu, primeiramente, da paixão pela natureza, em especial pelas abelhas, e de um ideal compartilhado por dois amigos que, posteriormente, foi transformado em uma empresa. A ideia era criar um negócio sustentável ambientalmente e proporcionar saúde e qualidade de vida às pessoas que consumissem seus produtos. A busca contínua por itens de alta qualidade, segurança e eficácia nos motivou a fazer grandes investimentos em pesquisa, inovação, tecnologia e capacitação profissional. Podemos dizer que o sentido de inovação nasceu junto com a empresa. Nesse ponto, destacamos o fato de ter sido a primeira companhia brasileira a comercializar méis em potes adicionando extratos vegetais, apresentando uma versão comercial para algo que nossas avós já faziam há tempos. Também fomos pioneiros na comercialização do extrato de própolis, que antes era totalmente descartado nos apiários. Após iniciarmos a comercialização, outras empresas começaram a vender e constituir esse importante segmento no Brasil. Outra inovação foram os sprays de própolis, que eram inéditos no País. Citando outro ineditismo, podemos falar do extrato de própolis sem álcool, que provém de uma tecnologia patenteada para que o produto tenha a mesma concentração e eficácia do extrato tradicional. Diferentes apresentações e diferentes concentrações que desenvolvemos também são exemplos de inovação nos mercados nacional e internacional. Ou seja, inovação é uma palavra que faz parte de nosso dia a dia sempre.

Guia A empresa está presente em mais de seis mil pontos de venda (PDVs), com mais de 100 produtos em seu portfólio. Quais são as preferências dos consumidores brasileiros?

Ferreira Atualmente, os produtos à base de extrato de própolis em gotas ou spray apresentam um crescimento constante e significativo. A preferência por produtos de alta concentração e com alta tecnologia, como o Propomax sem álcool, lideram esta tendência. No geral, o consumidor brasileiro tem dado preferência para produtos com melhor custo benefício, confiáveis e que já comprovaram sua eficácia.

Guia Existe alguma diferença nos produtos consumidos no Brasil para os que são exportados para outros países? Quais são os principais países que a empresa trabalha e quais as diferenças entre os mercados?

Ferreira A Apis Flora está presente em todos os continentes e conta com mais de 20 países clientes, estando a China, os Estados Unidos, a Coreia do Sul, a Áustria e a Argentina entre eles. Com portfólio especialmente desenvolvido para diversos países, a empresa exporta produtos acabados e insumos para as indústrias alimentícia, de higiene pessoal e medicamentos. Cada mercado busca um tipo de insumo e produto. Isso está ligado às peculiaridades de cada país. Podemos citar algumas diferenças, como a preferência dos consumidores chineses por produtos altamente concentrados e dos países islâmicos por produtos sem álcool. Entre outras, a linha que mais se destaca é a de própolis, em diferentes apresentações e com altas concentrações de flavonoides e bioativos.

Guia A Apis Flora possui um complexo de 5,5 mil m2 no interior paulista. Todos os produtos da empresa são produzidos nesse centro, incluindo os itens que são exportados? Por que Ribeirão Preto (SP) foi a cidade escolhida?

Ferreira A Apis Flora possui três unidades produtivas providas com os mais modernos equipamentos do mercado e mão de obra altamente qualificada, estando capacitada para oferecer uma gama completa de produtos e serviços. Essas unidades detêm, separadamente, as manufaturas de produtos de higiene pessoal, medicamentos e alimentos. Como a demanda de exportação é diversificada, todas as unidades estão aptas para produzir os itens a serem exportados, sendo a matriz a unidade administrativa encarregada dos procedimentos de remessas nacionais e internacionais. Todas elas estão localizadas em Ribeirão Preto (SP), onde ocorreu sua fundação e onde deu continuidade às suas atividades. A Apis Flora tem, entre seus valores, o objetivo de ser parte integrante da comunidade em que se encontra e essa é uma característica que sempre buscamos preservar durante o crescimento da empresa. Devemos sempre expandir e explorar novos mercados para além de Ribeirão Preto, mas sem deixar de lado onde começamos e crescemos.

Guia Após anos no mercado de farmácias de manipulação, os produtos da marca agora são vendidos em todo o varejo farmacêutico. Qual a importância de estar em diferentes nichos?

Ferreira Na verdade, desde seu início a Apis Flora está presente no varejo farmacêutico, além de farmácias de manipulação e lojas de produtos naturais. Essa presença em diferentes nichos possibilita a difusão da marca e faz com que o consumidor tenha maior facilidade de encontrar o produto de seu interesse.

Guia Como os pontos de venda (PDVs) devem trabalhar esse tipo de produto?

Ferreira Nossos principais consumidores fazem parte do grupo de pessoas que procuram ter uma vida mais saudável. O consumidor brasileiro tem mostrado maior tendência de procurar produtos de alta qualidade, eficácia e segurança, levando em consideração o custo-benefício de produtos para a saúde. Nosso intuito e orientação é de que o PDV reforce os benefícios dos princípios ativos de nossos produtos e apresente ao cliente nossos diferenciais para que o consumidor tenha como referência a Apis Flora no momento da escolha.

Guia Como os atendentes podem orientar os consumidores para aumentar o tíquete médio da compra?

Ferreira • As chances de um cliente gastar mais são maiores quando ele entra em uma loja e encontra facilmente os produtos que deseja. Em outras palavras, quando a variedade de produtos de uma mesma marca é grande, a tendência para colocar estes itens em sua sacola ou carrinho é muito maior. Uma estratégia é os atendentes mostrarem ao consumidor os diferenciais de produtos com maior concentração e tecnologia, que agregam benefícios, bem como preço. Oferecer outros produtos relacionados à compra do consumidor é uma ótima técnica para aumentar o tíquete médio. O cross-selling, desde que feito dentro do contexto de compra, é um método altamente eficaz.

Guia A empresa trabalha também como fornecedora de insumos industriais e atende grandes indústrias, como L’Oréal, Johnson & Johnson e Unilever. Qual a importância dessa parte do negócio?

Ferreira Temos uma estrutura completa de produção e corpo técnico de pesquisa, desenvolvimento e inovação altamente qualificado. Com isso, conseguimos adentrar em um negócio rentável: o atendimento a grandes empresas farmacêuticas que buscam produtos de alta qualidade e que atendam a todos os parâmetros exigidos pelos órgãos governamentais de controle, como a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Trata-se de uma capacidade de fornecimento de insumos farmacêuticos a qual poucas empresas do segmento estão aptas. Esse, sem dúvida, é um dos grandes diferenciais da Apis Flora.

Guia Quais são as expectativas de crescimento da empresa?

Ferreira Para 2018, nossa expectativa é manter o crescimento da Apis Flora acima de dois dígitos, como nos últimos anos. Sabemos que é um grande desafio, mas projetamos uma expansão entre 15% e 18% para esse ciclo. Como sempre, o principal objetivo da empresa é crescer de forma sustentável e perene. A conquista de novos mercados de atuação é um dos focos da Apis Flora no biênio 2018-2019. Acreditamos que a consolidação da nossa presença nos países onde atuamos é um trabalho contínuo. Além disso, temos trabalhado fortemente no desenvolvimento de inovações que chegarão ao mercado e que, rapidamente, alcançarão a liderança de faturamento da empresa. Temos uma projeção de dez novos produtos de linhas diferentes chegando aos mercados nacional e internacional entre 2018 e 2019 e este será mais um fator de fortalecimento da marca. 

O voto da vitória

Edição 311 - 2018-10-01 O voto da vitória

Essa matéria faz parte da Edição 311 da Revista Guia da Farmácia.

Sobre o autor

Guia da Farmácia

Premiado pela Anatec na categoria de mídia segmentada do ano, o Guia da Farmácia é hoje a publicação mais conhecida e lembrada pelos profissionais do varejo farmacêutico. Seu conteúdo diferenciado traz informações sobre os principais assuntos, produtos, empresas, tendências e eventos que permeiam o setor, além de Suplementos Especiais temáticos e da Lista de Preços mais completa do mercado.