fbpx

As necessidades de cada cabelo

Secos, oleosos e tingidos, cada tipo de fio necessita de cuidados diferentes

SECOS/CRESPOS

Esse tipo de fio merece mais cuidados. Portanto, é importante que a lavagem não agrida as madeixas. O ideal, assim, é o uso de xampus suaves ou dos novos low poos (métodos de lavagem com menos ativos químicos).

O uso de condicionadores é essencial nesses casos e o produto deve ser aplicado no fim da lavagem, em pequena quantidade, e nas pontas do cabelo, apenas evitar o uso no couro cabeludo. Ativos oleosos e silicones também são indicados.

OLEOSOS

Nessas condições, as lavagens são menos prejudiciais e a aposta deve ser em produtos específicos para essas características. Em regiões mais úmidas, pode-se lavar os cabelos todos os dias. O uso de condicionadores deve ser evitado.

Um bom aliado para esses fios podem ser os xampus secos, ideais para tirar a oleosidade do cabelo e, de quebra, dar volume e textura, sobretudo no dia em que se decide não lavá-lo.

TINGIDOS

Processos químicos de tintura no cabelo requerem cuidados especiais. Mesmo com os cabelos hidratados e cuidados, a tintura capilar tende a trazer alguns problemas aos usuários, como o ressecamento do cabelo, pois a tinta altera as propriedades da queratina, que é um protetor natural dos fios.

Além disso, segundo estudos, é prejudicial ao couro cabeludo deixar a tintura agir por mais tempo do que o prescrito; fazer misturas caseiras; e utilizar itens não indicados pelo fabricante durante o preparo. Deve-se evitar a imersão prolongada em água, evitar lavagens frequentes e usar protetores nas pontas, para evitar os danos progressivos.

Foto: Shutterstock

Terceira idade em destaque

Edição 307 - 2018-06-01 Terceira idade em destaque

Essa matéria faz parte da Edição 307 da Revista Guia da Farmácia.