Atenção às oportunidades do evento Fórum Farma Beauty Fair

Transformação digital no setor farmacêutico e estratégias para melhorar a saúde dos brasileiros foram os temas que nortearam a sexta edição do Abrafarma Future Trends

A 15ª edição da Beauty Fair aconteceu no último mês, no Expo Center Norte, em São Paulo (SP), e foi palco, pela segunda vez consecutiva, do Fórum Farma, que tem por objetivo ressaltar a importância dos não medicamentos, especificamente, itens da categoria de Higiene & Beleza (H&B) como oportunidade de negócios ao varejo farmacêutico.

Para o lojista, participar de um evento como a Beauty Fair é muito importante e estratégico para os negócios. Por lá, são divulgadas as principais novidades do segmento de beleza e há, ainda, a oportunidade de qualificação e reciclagem profissional.

O Fórum foi organizado pela Federação Brasileira das Redes Associativistas e Independentes de Farmácias (Febrafar) e contou com a participação do presidente e fundador da Febrafar, Edison Tamascia. “O ambiente da farmácia ainda não comporta armazenar todos os produtos do mix de beleza, mas devemos nos atentar aos itens de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (HPC), pois são os que têm o maior potencial de crescimento em farmácias e drogarias. Assim, a Beauty Fair é o destino certo para gerar mais negócios para o canal”, afirma.

De acordo com o presidente da Associação Brasileira de Distribuição e Logística de Produtos Farmacêuticos (Abradilan), Vinícius Andrade, outro problema vivenciado pelo canal farma é a rapidez com que os produtos chegam ao mercado. “Ainda não conseguimos acompanhar todos os lançamentos de beleza, mas devemos encarar os desafios na distribuição do mix de beleza como oportunidade”, diz.

O setor de HPC já representa 9% das vendas no varejo farmacêutico e segue crescendo. De acordo com a IQVIA, o setor farma faturou mais de R$ 33 bilhões em não medicamentos, no Brasil, no último ano.

Digitalização da indústria e do varejo farmacêutico

O destaque do Fórum Farma Beauty Fair foi a participação da engenheira e escritora, Martha Gabriel, que abordou a importância de acompanhar a digitalização da indústria e do varejo farmacêutico. “A Inteligência Artificial (IA), a Internet das Coisas (IoT), o Big Data e tantas outras tecnologias estão revolucionando o mundo, incluindo o varejo farmacêutico. Devemos usar a tecnologia a favor dos nossos negócios, para nos auxiliar a agregar valor e fidelizar o cliente”, afirma.

De acordo com a Nielsen, a chave para o êxito no varejo é a inovação contínua. “No futuro, toda companhia será uma empresa de tecnologia que vende algo”, afirma Martha.

A engenheira também deu dicas de como a IA pode ser usada no varejo. “Podemos usar a IA para recomendar produtos ao consumidor, para otimizar os preços, para gerir o inventário e para auxiliar na detecção de fraudes”, concluiu.

Fonte: Guia da Farmácia
Foto: Shutterstock

Jogo do Atendimento

Edição 323 - 2019-10-10 Jogo do Atendimento

Essa matéria faz parte da Edição 323 da Revista Guia da Farmácia.