fbpx

Atenção Farmacêutica

Conhecimento é fundamental para os profissionais que desejam implantar o serviço em sua farmácia ou drogaria

A Atenção Farmacêutica é um tema atualmente muito discutido no meio farmacêutico. O termo originalmente surgiu nos Estados Unidos como pharmaceutical care, traduzido para cuidados farmacêuticos. Entretanto, no Brasil, foi adotado como Atenção Farmacêutica. Com a publicação da RDC 44/09, a prestação do serviço pelo farmacêutico foi regulamentada. Todavia poucas farmácias e drogarias efetivamente o oferecem.

Existe uma série de dúvidas que os profissionais têm sobre a Atenção Farmacêutica, como, por exemplo: O que realmente é Atenção Farmacêutica? Qual a diferença entre assistência farmacêutica e Atenção Farmacêutica? Quais os benefícios da implantação de serviços para a drogaria e o paciente? Como implementar o serviço de Atenção Farmacêutica na drogaria? O que a legislação diz sobre os serviços farmacêuticos?

Muito confundida com assistência farmacêutica ou com um atendimento atencioso, a Atenção Farmacêutica é um serviço em que o paciente será atendido pelo farmacêutico em um local apropriado e o tratamento pelo qual o paciente está passando será discutido e avaliado. Para a farmácia oferecer esse tipo de serviço, pode ser considerado um diferencial e também uma vantagem competitiva em relação aos concorrentes. Uma das principais dificuldades enfrentadas é a implantação do serviço na farmácia. Os modelos desenvolvidos em hospitais são pouco aplicáveis à realidade da farmácia. Esta deve seguir um modelo próprio de Atenção Farmacêutica.

Dentro da plataforma Treina PDV Farma, da Contento Comunicação, você poderá acompanhar o módulo sobre Atenção Farmacêutica, que tem por objetivo esclarecer esses pontos e auxiliar a farmácia e o farmacêutico na implementação do serviço.

Esse é um trabalho que pode representar uma diferença enorme na vida dos pacientes, uma oportunidade para a farmácia e realização profissional ao farmacêutico.

botao video

 

 

Trabalho integrado

Edição 268 - 2015-03-01 Trabalho integrado

Essa matéria faz parte da Edição 268 da Revista Guia da Farmácia.

Sobre o colunista

Tatiana Ferrara Barros

Farmacêutica especializada em marketing de varejo da Ferrara Soluzioni.

Deixe um comentário