fbpx

Ato questionável

A possibilidade de que o farmacêutico efetue uma prescrição representa um ganho para a farmácia e principalmente para a população

A prescrição farmacêutica pode ser considerada um tema da moda na atualidade do setor farmacêutico. É um alvo de constantes discussões e dúvidas, principalmente, após a publicação da Resolução nº 586 de 2013 pelo Conselho Federal de Farmácia (CFF) que regulamenta a prescrição farmacêutica no Brasil. 

A indicação de Medicamentos Isentos de Prescrição (MIPs) sempre foi uma prática comum e legal que ocorre todos os dias na rotina de uma farmácia. A partir da regulamentação da prescrição farmacêutica, este processo é efetuado com maior segurança tanto para a farmácia quanto para o paciente. Para o farmacêutico há maior valorização da profissão e maior responsabilidade quanto aos cuidados com os clientes. Além disso, há aumento do acesso aos medicamentos e redução dos custos do sistema de saúde.

O processo de prescrição abrange recomendações sobre a opção terapêutica, a oferta de serviços farmacêuticos, ou o encaminhamento a outros profissionais ou serviços de saúde. Entretanto, por ser uma novidade e também pela recente legislação, os farmacêuticos têm diversas questões sobre a prescrição farmacêutica. É importante entender quais são os medicamentos passíveis de prescrição pelo farmacêutico; as classes e possibilidades de medicamentos para prescrição são bem grandes. Além disso, a atualização de conhecimentos é fundamental para efetuar prescrições. A responsabilidade pela segurança do paciente faz com que o farmacêutico busque informações atualizadas sobre diversos temas que o auxiliem a tomar decisões sobre a melhor conduta a ser seguida.  Entender as etapas da prescrição, bem como os aspectos práticos e adequação à legislação é vital para esse processo. 

A prescrição farmacêutica é um tema abordado no conteúdo em vídeo do Treina PDV Farma. Essa iniciativa da Contento Comunicação traz um programa de capacitação, desenvolvido especialmente para os profissionais que atuam no varejo farmacêutico, contribuindo para a qualificação e atualização destes profissionais. Por meio de uma linguagem prática, acessível e de fácil aplicação, é possível esclarecer diversas dúvidas e implementar a prescrição farmacêutica imediatamente após o curso.


botao video

Economia e o varejo

Edição 270 - 2015-05-01 Economia e o varejo

Essa matéria faz parte da Edição 270 da Revista Guia da Farmácia.

Sobre o colunista

Tatiana Ferrara Barros

Farmacêutica especializada em marketing de varejo da Ferrara Soluzioni.

Deixe um comentário