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Aumente a conversão de vendas

Se o consumidor já está dentro de sua loja, é hora de trabalhar as ações de marketing pra conquistá-lo

Antes de qualquer coisa, é preciso seguir alguns critérios para que suas transações e vendas sejam otimizadas. Veja a seguir:

Mantenha o ponto de venda (PDV) em ordem

Os produtos devem estar dispostos por categorias de modo a conduzir à compra. Arrume de forma a facilitar a compra casada.

Displays, testeiras, sinalizadores de preços, faixas e folhetos devem estar alocados em locais estratégicos, criando um ambiente organizado e convidativo para a visualização e experimentação. É preciso certificar-se também de que a loja está abastecida com os produtos divulgados nas campanhas.

Nada desmotiva mais o consumidor do que se encantar com um produto, querer comprá-lo e não conseguir por falta de estoque. Pesquisas revelam que o atendimento ainda é um dos principais fatores de decisão de compra.

Estimule sua equipe de vendas

Os funcionários precisam estar preparados e motivados para atender bem os clientes e saber comunicar as promoções, as novidades e até mesmo as qualidades técnicas do produto ou serviço. Tudo para que, no fim, o consumidor efetue a compra.

Programas de capacitação técnica e comportamental ajudam a preparar sua equipe. Mas nenhum treinamento adianta se os funcionários não estiverem empenhados em gerar resultados.

Crie uma campanha de incentivo que premie o desempenho da equipe. Alie essa campanha a uma ação promocional para ficar mais fácil medir os resultados e definir o tempo de duração.

Crie metas

Recomendo que, com base no histórico de vendas da equipe, se estabeleça uma meta de crescimento sobre o aumento das vendas para premiação. Ao incentivar os colaboradores a oferecer um produto adicional àquele que o cliente veio comprar, é possível aumentar o tíquete médio e ainda atrair mais clientes.

Para que a campanha gere resultado, é preciso que ela não se estenda por muito tempo. O ideal é que dure um mês e que os painéis de resultados sejam divulgados semanalmente ou a cada quinze dias entre os funcionários, para que não percam o “pique”.

Recompense os vendedores que obtiverem melhor desempenho

A premiação pode ser feita em espécie ou em bens. A experiência nos mostra que é melhor que seja realizada em bens duráveis ou não. O que importa é movimentar a equipe a ponto de fazer que cada cliente sinta o entusiasmo dos funcionários.

Os farmacistas que seguirem essas práticas, certamente, vão ampliar as chances de sucesso de sua empresa. Vale lembrar que, para o sucesso do negócio, não existe uma fórmula pronta, mas há ações que, combinadas, sempre dão certo.

Para converter a presença do cliente em venda positivada, alinhe sua equipe, seus produtos e combine as ações: tudo aumenta, e muito, a chance de sucesso.

Foto: Shutterstock

Protagonistas do consumo

Edição 303 - 2018-02-01 Protagonistas do consumo

Essa matéria faz parte da Edição 303 da Revista Guia da Farmácia.

Sobre o colunista

Silvia Osso

Palestrante e consultora de empresas. Especialista em varejo e autora dos livros destinados ao varejo e serviços denominados "Atender bem dá lucro"; "Administração de recursos humanos em farmácia", "Programa prático de Marketing e Farmácias"; "Liderança para Todos" . Para adquirir os livros, acesse: www.lojacontento.com.br. E-mail: siosso@uol.com.br.