Auxílio garantido

Os nutricosméticos apresentam as maiores taxas de crescimento entre os não medicamentos vendidos nas farmácias; durante o verão, os produtos que ajudam no bronzeado ganham destaque

Foi-se o tempo em que os consumidores buscavam as farmácias apenas à procura de medicamentos. Produtos de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (HPC) conquistaram espaço importante entre os consumidores e, consequentemente, nas gôndolas. Hoje, já representam mais de 30% do faturamento da maioria das lojas do canal farma. Dentro desse setor de sucesso, há uma categoria especialmente promissora: os nutricosméticos.

As também chamadas cápsulas de beleza passaram a ganhar força no Brasil há pouco mais de cinco anos, mas já apresentam índices relevantes. Enquanto produtos de cuidado pessoal cresceram 12% entre 2015 e 2016, os itens de nutrição – em que estão inclusos os nutricosméticos – apresentaram uma evolução de 19% no mesmo período. O volume de vendas obtido somente no primeiro trimestre de 2016 foi de mais de R$ 535 milhões, sendo R$ 240 milhões apenas em farmácias e drogarias.

O sucesso da categoria é tanto que, atualmente, cerca de 15 laboratórios produzem nutricosméticos com mais de 80 referências, mas, durante o verão, a aposta dos varejistas deve se concentrar nos produtos que prometem ajudar a consumidora a conquistar o bronzeado tão desejado. Os produtos que possuem esse efeito são aqueles cuja fórmula contém carotenoides, como o betacaroteno e o licopeno, substâncias presentes em alguns alimentos, como cenoura, beterraba e tomate, mas em menor concentração.

“O betacaroteno favorece o bronzeamento, acelerando o processo e aumentando a defesa contra os raios solares. Isso porque, quando transformado em vitamina A no organismo, ele age ativamente na recuperação da pele e auxilia na formação da melanina, resultando no escurecimento da derme”, explica a dermatologista Dra. Luciana Garbelini, que revela que pesquisas recentes apontam que o consumo de betacaroteno favorece um bronzeado mais bonito e aumenta a proteção, até mesmo das regiões que normalmente não recebem a utilização do filtro solar, como, por exemplo, os olhos.

Ou seja, além de ajudar no processo do bronzeamento, os nutricosméticos têm a finalidade de complementar a ação dos fotoprotetores tópicos, pois possuem ação antioxidante e combatem os radicais livres, que podem levar ao envelhecimento precoce, ao surgimento de rugas, manchas e à perda de elasticidade, chegando, em casos extremos, a provocar doenças graves, como o câncer de pele. 

Utilização correta 

Por conta da formulação, os nutricosméticos ajudam a consumidora a conquistar o bronzeado mais dourado sem a necessidade de uma exposição prolongada ao sol, no entanto, é preciso seguir alguns procedimentos na administração do produto.

De acordo com a dermatologista e proprietária da clínica Thai Clínica Spa!, Dra. Daniele Humayta, o organismo leva alguns dias para estimular a melanina após a exposição ao sol. “O ideal é iniciar o tratamento 30 dias antes. Cada fórmula tem sua indicação de dosagem, mas, no geral, é indicado o consumo de uma cápsula por dia, sem sev esquecer de ter uma boa alimentação, com produtos ricos em betacaroteno e manter o corpo hidratado, pois uma pele bonita é uma pele hidratada por dentro e por fora.”

É importante lembrar às clientes que apesar dos nutricosméticos ajudarem na proteção da pele, a ingestão do produto não dispensa o uso do filtro solar convencional e da barreira física, como guarda-sol e chapéu. Também é preciso ficar atento a certas contraindicações. 

Gestantes e portadores de doenças autoimunes ligadas ao sol, como lúpus eritematoso sistêmico, lúpus discoide, hipersensibilidade à luz, rosácea, entre outras, também devem evitar o uso desse tipo de nutricosméticos.

Para maximizar o efeito dos produtos que aceleram o processo de bronzeamento, vale aconselhar combinar o uso da pílula com uma alimentação à base de betacaroteno, que também auxilia nesse processo.

Manter uma boa hidratação com o consumo regular de água e aplicação diária de hidratante tópico fazem com que a cor morena seja mais duradoura. “Fazer uma esfoliação antes de tomar sol para retirar células mortas também ajuda na conquista de um bronzeado por mais tempo”, acrescenta a Dra. Daniele, lembrando que “o horário mais seguro de exposição ao sol é pela manhã, até às 10h e, no fim da tarde, após às 16h”.

Ações no ponto de venda

Em geral, os nutricosméticos apresentam um valor mais elevado que os produtos de beleza regulares, por isso é fundamental que a loja conte com uma equipe preparada para explicar os diferenciais da categoria, que justifiquem os preços. 

Em primeiro lugar, é preciso saber explicar a diferença entre cosméticos comuns e nutricosméticos. Segundo a Dra. Daniele, cosméticos são produtos desenvolvidos para uso tópico (na pele, uso externo) nas diversas partes do corpo e que não alteram as funções fisiológicas da pele, ou seja, eles agem na camada mais superficial não penetrando na superfície mais profunda, como perfumes, maquiagens, hidratantes.

Já os nutricosméticos são produtos que têm como conceito nutrir a pele de dentro para fora por meio de ingestão de cápsulas formuladas com nutrientes com propriedades antioxidantes, vitaminas, ativadores de metabolismo, aceleradores da melanina, entre outros.

“Esses produtos têm como finalidade melhorar aspectos estéticos pela ingestão de alimentos ou suplementos com propriedades antioxidantes. O principal objetivo é o cuidado e a prevenção do envelhecimento cutâneo. Também são conhecidos como ‘pílulas da beleza’ ou ‘cosméticos orais’. Podem ser líquidos, cápsulas, tabletes, balas, entre outros”, explica a Dra. Luciana. 

Além de contar com um atendimento consultivo, as farmácias podem investir em ações de marketing que apresentem e expliquem a categoria ao consumidor, já que se tratam de produtos ainda pouco conhecidos do brasileiro médio e com baixa indicação entre profissionais da saúde. Entre as possíveis ações, estão promoções conjuntas com protetores de uso tópico e outros produtos relacionados ao verão, como hidratantes, repelentes e cremes pós-sol.

Desvendando os produtos de beleza

Para alavancar as vendas, é importante saber explicar as diferenças entre os produtos expostos na farmácia:

Cosméticos: são produtos ligados à higiene pessoal e à beleza, que atuam de maneira superficial, como xampus, sabonetes, perfumes, desodorantes e esmaltes.

Dermocosméticos: conseguem penetrar nas camadas mais profundas da pele, promovendo mudanças de caráter fisiológico, que acabam gerando melhorias no próprio aspecto da pele. Geralmente, são indicados pelos dermatologistas e combatem os seguintes problemas: acne, oleosidade, celulite, rugas, manchas, hidratação e outros.

Nutricosméticos: têm como finalidade melhorar aspectos estéticos pela ingestão de alimentos ou suplementos com propriedades antioxidantes. O principal objetivo é o cuidado e prevenção do envelhecimento cutâneo. Também são conhecidos como “pílulas da beleza” ou “cosméticos orais”. Podem ser líquidos, cápsulas, tabletes, balas, entre outros.

Fonte: dermatologista Dra. Luciana Garbelini

Autor: Flávia Corbó

 

Momento único

Edição 291 - 2017-02-01 Momento único

Essa matéria faz parte da Edição 291 da Revista Guia da Farmácia.

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